Você sabe o que é UX? Esse termo é muito utilizado quando falamos de tendências tecnológicas que influenciam o marketing digital, mas muitas pessoas não sabem direito do que se trata e muito menos como usá-lo. Por isso, nesse artigo, vamos explicar o que é UX e como usar o UX para vender mais na internet. Confira!

Aprenda a usar o UX para vender mais

Fonte: freepik.

O que é UX

UX vem do termo em inglês user experience, que, por sua vez, significa experiência do usuário. O conceito foi cunhado por Donald Norman, professor de ciência cognitiva, no ano de 1990. De acordo com Norman, “experiência de usuário” pode ser usado para se referir tanto a termos relacionados ao design (tais como: software, interface, hardware, usabilidade, facilidade de busca, etc) como aos aspectos da experiência da propriedade do produto e a interação humano-computador.

Desse modo, quando falamos de design UX, estamos falando de um tipo de design cujo objetivo é influenciar e formar a experiência do usuário. A ideia, então, é criar tudo com a perspectiva do usuário em mente, sempre tentando ver tudo que é criado através dos olhos do cliente.

Aprenda como usar o UX para vender mais

O UX pode tornar o seu e-commerce mais efetivo

Fonte: freepik.

O UX é muito utilizado, desde sua concepção, em produtos de tecnologia. Isso inclui sites e lojas virtuais.

Apesar de seu conceito parecer complicado, na verdade, o UX não é nenhum bicho de sete cabeças. Na verdade, ele pode ser usado para tornar o seu e-commerce mais efetivo e, com isso, multiplicar as vendas da sua marca.

Sendo assim, separamos algumas dicas de UX que vão ajudar você a aprender como usar o UX para vender mais. Lembre-se: ao priorizar a experiência do usuário, você está melhorando todo o contato que o usuário tem com a sua empresa, o que, no futuro, pode gerar clientes fiéis e mais vendas. Logo, vamos às dicas!

Veja também: Conheça as diferenças entre UX e UI

Aposte em um design direto

Um design voltado para a experiência do usuário vai procurar fazer do seu site o mais simples possível. O objetivo, então, é que o usuário não fique confuso ao acessar a sua página, e saiba instantaneamente onde clicar para fazer alguma coisa.

Esse tipo de design é frequentemente chamado de design intuitivo. Isso significa que, com um olhar, a pessoa pode se guiar com base nas próprias intuições despertadas por aquela combinação de imagens e, mesmo sem instruções, entender o que precisa fazer.

Uma boa forma de usar o UX para vender mais é criar uma loja com design intuitivo. Procure, então, apostar sempre em um layout simples e direto, que não seja lotado de elementos confusos. Evite distrações visuais e foque apenas em providenciar uma experiência visual agradável para o usuário.

Escreva de forma simples

Para usar o UX, você deve apostar em uma escrita leve e direta

Fonte: Freepik

O UX writing pode ser muito útil na hora de escrever instruções e descrições de produtos no seu site. E para usá-lo, você deve apostar em uma escrita leve e direta, tão clara como o design. Desse modo, os dois atuam juntos para uma comunicação imediata.

Torne seu site fácil de navegar

Melhorar a navegabilidade do seu site é essencial para vender mais com UX. Isso porque, se o usuário não puder navegar livremente pelo seu site, a experiência dele será negativamente afetada. Por isso, invista em tornar o seu site mais acessível. Uma boa forma de fazer isso é com um design responsivo.

Leia: Sinais de que você precisa repensar o seu site

Contrate uma equipe profissional

Se você não sabe bem como usar o UX para vender mais, uma boa ideia é contratar uma empresa para fazer o seu site. A Agência IMMA, por exemplo, desenvolve sites intuitivos e fáceis de navegar para empresas de qualquer porte. Quer saber mais? Entre em contato com a agência e faça o seu orçamento!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai dos filhos Júlia e Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

× Como podemos ajudar?