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Conheça as diferenças entre UX e UI

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Quando se trata de design digital, seja para um site, um aplicativo ou um software, há dois termos-chave com os quais devemos nos familiarizar: UX (user experience ou, em português, experiência do usuário) e UI (user interface ou, em português, interface do usuário). Mas no que eles se diferenciam? Conheça as diferenças entre UX e UI apresentadas pela Agência IMMA.

Conheça as diferenças entre UX e UI
Fonte: Freepik

Embora UX e UI pareçam semelhantes, há mais diferenças entre eles do que apenas um X e um I. Mas, antes de definir todas estas diferenças entre eles, primeiro é importante lembrar o que esses dois termos têm em comum: o foco no usuário.

Para que qualquer projeto digital seja bem-sucedido, ele deve iniciar e terminar focado no usuário. Você deve ter certeza de que o usuário final está no centro de qualquer estratégia, conceito ou design. Em muitos casos, seus usuários podem variar de clientes em potencial a clientes fiéis, então é preciso ter uma imagem clara de quem eles são antes de começar.

Para definir quem é seu público, é preciso pesquisar muito, além de realizar uma segmentação séria dentre seus usuários. Deve levar em conta seus gostos, estilos, preferências, necessidades, problemas e desejos. Depois de compreender e definir totalmente seus usuários, suas equipes de UX e UI poderão fazer o que elas fazem melhor: criar um produto que certamente será um sucesso.

UX e UI: saiba mais
Fonte: Freepik

Principais diferenças entre UX e UI

Construir um design digital não é tão diferente de construir uma casa, por exemplo. O conceito básico de ambos começa com o usuário final em mente e é baseado em suas preferências. No caso da casa, um arquiteto desenvolve o projeto, que passa a ser executado pelo empreiteiro. Quando a estrutura básica está completa, é hora de adicionar os toques finais e contar com um designer de interiores para dar vida e beleza aos espaços.

No caso do webdesign, os profissionais de UX são os que projetam e constroem o site, certificando-se de que ele faça sentido. Além disso, ainda criam uma base sólida que garante seu funcionamento e que a estrutura do design digital esteja em excelentes condições para receber os usuários. Já a equipe de UI dá os toques finais, deixando o site mais interessante e atraente para esses usuários.

Essa analogia simplista nos ajuda a entender e diferenciar o que ambas as equipes fazem e por que é importante trabalhar as duas áreas juntas. Mas, para entender melhor as diferenças entre a experiência e a interface do usuário, é importante analisar mais de perto os papéis e as responsabilidades de cada uma.

Principais diferenças entre UX e UI
Fonte: Freepik

Experiência do usuário (UX)

O principal objetivo da equipe de design de experiência do usuário é garantir que o cliente final tenha uma experiência positiva no site. Essa equipe está mais preocupada em criar um produto final que faz sentido a partir de uma perspectiva lógica. Afinal, a estrutura precisa ser lógica para criar uma experiência positiva para o usuário.

A equipe de UX pode garantir uma experiência mais positiva observando o comportamento de um usuário em potencial e antecipando seus atos. Quando uma equipe de UX é bem-sucedida, o usuário se sente otimista em relação ao produto, pois acredita que foi fácil usá-lo e que as informações relevantes foram fornecidas quando e onde precisavam.

As responsabilidades de um designer de experiência do usuário podem incluir:

  • Realizar uma extensa pesquisa sobre os usuários para entender objetivos e desejos;
  • Criar e monitorar testes de usabilidade;
  • Desenvolver personas de usuários e estudos de casos;
  • Incorporar o feedback do usuário durante todo o processo de desenvolvimento;
  • Construir wireframes, storyboards, sitemaps, etc.;
  • Entender códigos e linguagens de programação;
  • Criar modelos ou protótipos do produto final;
  • Trabalhar em estreita colaboração com a equipe de desenvolvimento para criar o produto final.
Experiência do usuário (UX)
Fonte: Freepik

Designers de UX têm uma excelente compreensão de design gráfico e dos conceitos de tecnologia. Além disso, eles sabem que a função e a forma dependem da linguagem de programação. Um designer de experiência do usuário também deve saber usar softwares e ferramentas de manipulação de imagens, como Illustrator, Photoshop, Sketch, InVision e Fireworks.

Interface do usuário (UI)

Embora muita gente tenha a impressão de que a construção da interface do usuário vem apenas depois da definição do plano para sua experiência, isso não é tão simples. Na verdade, as equipes de UX e UI geralmente trabalham juntas para garantir que o produto final seja funcionalmente útil e esteticamente agradável.

Então, por que existe uma equipe de interface do usuário? Essas pessoas projetam cada ponto de contato do usuário de uma maneira visualmente atraente e que flui numa sequência correta. Se você entra em um site e tem a sensação de que tudo está correto e funcionando de forma certa, então o trabalho do designer de interface do usuário está perfeito.

Interface do usuário (UI)
Fonte: Freepik

Um designer de interface do usuário verificará se os botões de chamada para ação estão destacados na página e se os links estão posicionados onde é mais provável que um usuário os localize. Essa equipe emprega métodos para garantir que o caminho que os usuários percorrem seja fácil e claro. As responsabilidades de um designer de interface do usuário podem incluir:

  • Criar wireframes, fluxos de usuários e mockups;
  • Ser capaz de apresentar e defender decisões de design;
  • Entender linguagens front-end básicas (HTML5, Javascript, etc.);
  • Ofereça soluções criativas para desafios de design estrutural;
  • Estar aberto à crítica construtiva do design, incorporando revisões quando necessário;
  • Trabalhar em estreita colaboração com a equipe de desenvolvimento para criar o produto final;
  • Demonstrar e testar conceitos de design.
UX e UI: trabalhando para criar um design perfeito
Fonte: Freepik

Você perceberá que existem sobreposições entre as responsabilidades das equipes de UX e UI, e isso deve ser encarado de forma natural. A principal diferença no trabalho desses dois grupos é como eles encaram essas responsabilidades. Enquanto a equipe de UX pode criar um wireframe para o design geral, a equipe de UI criará um wireframe mais detalhado que foca mais nas interfaces e pontos de contato específicos.

UX e UI: trabalhando para criar um design perfeito

Embora esses dois tipos de designers pareçam, às vezes, concorrer diretamente um com o outro, eles devem trabalhar em harmonia para criar um produto perfeito para o usuário. Eles precisam estar envolvidos no desenvolvimento dos sites de forma não competitiva. Os egos precisam ser removidos desse processo e um ambiente dedicado à comunicação transparente é obrigatório.

Se surgirem problemas, é importante que os designers de UX e UI lembrem-se que tem um mesmo objetivo: agradar o usuário final. E embora UX e UI tenham suas diferenças, quando essas duas equipes trabalham juntas, o resultado tende a ser um produto irresistível para o usuário.

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