Como usar o Facebook para marketing digital? Se você é um empresário buscando inserir sua empresa nas redes sociais, essa é uma questão que já deve ter lhe ocorrido. Afinal, sabemos que o Facebook é uma mídia social altamente popular, com muitas oportunidades de atuação para marcas. No entanto, muitos empresários ainda não entendem bem como tirar proveito do Facebook para marketing digital.
Um erro comum é achar que apenas ter uma página ou perfil para a sua marca basta. Na verdade, o Facebook requer um uso constante e cuidadoso, de acordo com as possibilidades que ele oferece. Por isso, é importante aprender como usar o Facebook para marketing digital.
A magnitude do Facebook
O Facebook é, atualmente, a maior rede social do mundo, contando com 2.23 bilhões de usuários ativos. Só no Brasil, no final de 2018, o número de usuários chegou a 75.6 milhões. Ou seja, seu alcance é sem igual. O Facebook é parte da rotina de uma grande parcela de brasileiros, o que significa que é uma boa ideia marcar presença nesse espaço.
Mas atenção: também é uma plataforma de muita concorrência. Há mais de 60 milhões de negócios no Facebook. Sendo assim, para se destacar, você precisa realmente saber como usar o Facebook para marketing digital.
Aprenda como usar o Facebook para marketing digital
O primeiro passo para fazer marketing digital no Facebook é ter uma clara estratégia e objetivo em mente. Uma vez que você tenha esses elementos definidos, vai ser mais fácil descobrir quais aspectos dessa ferramenta podem ajudar a sua empresa. Vejamos, então, alguns deles.
Estimule a interação
O Facebook é um instrumento criado para socialização. Por isso ele tem elementos como as reações, os comentários, etc. Faça uso das possibilidades de interação do Facebook para ter contato com os seus clientes.
Você pode fazer isso respondendo e curtindo comentários, mas também fazendo enquetes de reações nas suas postagens. Por exemplo: Você pode colocar dois produtos da sua linha e pedir para as pessoas reagirem de acordo com o que preferirem – “amei” para o produto A e “uau” para o produto B, digamos. Isso já induz o usuário a querer participar, a colocar sua opinião.
Use o Facebook Live
Muitas pessoas se divertem acompanhando lives no Facebook. Afinal, conteúdo em vídeo é extremamente popular. Logo, é uma boa ideia usar o Facebook Live para a sua marca. Você pode mostrar a sede da sua empresa, apresentar a sua equipe ou até responder perguntas. Esse tipo de conteúdo faz o usuário se sentir mais próximo do seu negócio, como se ele estivesse vendo um backstage.
Capriche nas imagens
As estatísticas não mentem: No Facebook, conteúdos com imagens recebem por volta de 2.3 vezes mais engajamento do que conteúdos de texto cru. Levando isso em conta, invista num serviço de design gráfico que possa produzir posts de qualidade e esteticamente agradáveis para a sua marca.
Divulgue seu negócio em grupos
Grupos de Facebook são ótimos espaços para divulgar a sua empresa, pois eles normalmente contêm pessoas que estão à procura de determinados serviços. Apenas tome cuidado para não exagerar. Alguns grupos têm regras contra auto-promoção, por isso pesquise as regras de cada grupo antes de fazer um post promovendo a página da sua marca.
Uma agência sabe como usar o Facebook para marketing digital
No fim das contas, ninguém sabe melhor como usar o Facebook para marketing digital do que uma agência especializada. Sendo assim, vale a pena procurar alguém para gerir as redes sociais da sua empresa. A Agência IMMA é uma boa opção. Quer saber mais? Entre em contato com a gente e faça o seu orçamento!