O sucesso nas redes sociais sempre foi medido através de números. Em outras palavras, o que importa à primeira vista, em espaços como o Facebook ou o Instagram, é quantos seguidores você tem. No entanto, essa é uma percepção superficial e incompleta. Hoje em dia, o engajamento é uma métrica muito mais valiosa. Principalmente, na hora de avaliar o desempenho da sua marca nas redes sociais. Sendo assim, como melhorar os seus níveis de engajamento nesses espaços? Neste artigo, vamos explicar como ter seguidores engajados no Instagram. Continue com a leitura para saber mais!

Como ter seguidores engajados no Instagram

Fonte: freepik.

Entenda como ter seguidores engajados no Instagram

Atualmente, já é de conhecimento comum que existem muitas técnicas para inflar artificialmente o número de seguidores de um perfil no Instagram. A mais comum delas é a compra de seguidores. Ela, apesar de ser explicitamente proibida pela plataforma, continua sendo uma prática adotada por alguns perfis.

Essa possibilidade de comprar seguidores robôs ou contas fantasma é o que faz do engajamento uma métrica tão importante. Ter um número pequeno de seguidores engajados é muito mais positivo para o seu negócio do que ter milhares de seguidores que não interagem com o que você posta. Isso acontece pois a chance de um seguidor engajado se converter em um cliente no futuro próximo é muito maior.

Diante disso, como aumentar o engajamento no perfil de Instagram da sua marca? A seguir, vamos dar algumas dicas para que você alcance esse objetivo. Confira!

Inclua CTAs nos seus posts

Uma CTA é uma call to action, ou, em português, uma chamada para a ação. No marketing de conteúdo, ela funciona como uma instrução para guiar o usuário para interagir com um conteúdo específico de alguma forma. Em posts do Instagram, a CTA mais comum é pedir para os seguidores comentarem em uma publicação.

Inclua CTAs nos seus posts

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Mas claro que pedir “por favor, comentem” não traz bons resultados. Por isso, a call to action deve ser incluída na legenda da publicação de maneira orgânica, que soe natural e que leve o usuário a querer comentar.

Por exemplo, imagine que a sua empresa fez um post comemorativo do dia das mães. Uma CTA interessante para incluir em um post do gênero seria “marque a sua mãe nessa publicação e fale o que você mais gosta nela”. A CTA deve, portanto, ter a ver com o assunto do post e propor algo que faça sentido para o usuário.

Avise nos stories quando você postar no feed

Os stories são uma ferramenta muito útil para ter uma comunicação rápida e eficiente com os seus seguidores. E uma das formas de fazer isso é postando nos stories os links para as publicações que você fizer no feed. Desse modo, você chama a atenção para as suas postagens, facilitando para os seus seguidores a tarefa de encontrá-las no feed, que, com o algoritmo do Instagram, nem sempre é fácil.

Responda aos comentários que você receber

Se você quer que os seguidores do seu perfil do Instagram interajam com você, é preciso, também, se dispôr a interagir com eles. Isso significa responder aos comentários que você receber em qualquer postagem. Eventualmente, se o seu perfil crescer muito, isso se tornará impossível, mas, enquanto a sua plataforma é menor, essa é uma boa prática para construir um vínculo mais sólido com os seus seguidores.

Responda aos comentários que você receber

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Contrate uma agência de marketing digital

Se você não sabe como ter seguidores engajados no Instagram, uma boa ideia é contratar uma agência de marketing digital para administrar o seu perfil para você. A Agência IMMA, por exemplo, tem uma equipe altamente qualificada que poderia fazer isso. Quer saber mais? Entre em contato e faça um orçamento!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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