Um calendário editorial é um documento que tem como função mapear uma estratégia de marketing de conteúdo. Desse modo, preenchê-lo é uma das tarefas mais importantes de uma equipe que está montando um plano de conteúdo para a empresa. Mas como fazer isso? Em outras palavras, como preencher o calendário editorial da sua estratégia de conteúdo? Neste artigo, vamos responder essa pergunta dando algumas dicas que podem ajudar você nessa tarefa. Continue com a leitura para descobrir quais são elas!

Como preencher o calendário editorial da sua estratégia de conteúdo

Fonte: Freepik.

Entenda como preencher o calendário editorial da sua estratégia de conteúdo

A montagem de um calendário editorial de marketing de conteúdo passa pelas mesmas questões que confrontam a produção do conteúdo em si: As ideias, a inspiração e a organização dos projetos.

O que isso significa? Que, mesmo que você saiba que o conteúdo que você cria deve ser relevante para os seus clientes e para a sua empresa, é difícil encontrar inspiração para produzir regularmente conteúdos que atendam às expectativas do seu negócio. É por isso que preencher o calendário editorial se torna uma tarefa complicada.

No entanto, não é uma missão impossível. Existem certas medidas que podem ser tomadas para garantir que você consiga preencher o seu calendário editorial de forma eficiente, sempre priorizando a criação de conteúdos de alto nível. A seguir, vamos citar algumas das principais delas. Confira!

Pense em quem é a sua persona de marketing

A persona de marketing é o público-alvo de um determinado conteúdo. Ou seja, é o tipo de pessoa que você quer atingir com aquela produção.

Na hora de montar a sua estratégia de conteúdo, o ideal é conhecer bem a sua persona de marketing logo de início. Com isso, você pode pensar em tópicos que realmente sejam relevantes para aquele tipo de pessoa, levando em consideração seus gostos, problemas, medos e sonhos. O resultado é um marketing de conteúdo mais direcionado, e, portanto, mais eficaz.

Pense em quem é a sua persona de marketing

Fonte: freepik.

Recicle conteúdos antigos

É possível reaproveitar conteúdos antigos modificando seus formatos. Assim, um artigo de sucesso pode ser transformado em um vídeo, por exemplo; ou um vídeo popular pode ser transformado em um podcast. Use a sua criatividade para criar conteúdos que atraiam pessoas que prefiram os mais diversos modos de comunicação!

Não tenha medo de ser específico

Se você já tem alguns tópicos que são relevantes para a sua marca separados, é uma boa ideia ser ainda mais específico e utilizar subtópicos para criar conteúdos. Esses são os chamados conteúdos de cauda longa, que são muito específicos, e por isso muito direcionados.

Um exemplo: Se você tem um blog sobre maquiagem, e um dos tópicos que você separou foi “maquiagem para iniciantes”, é legal pensar em assuntos ainda mais específicos com base nisso, como “maquiagem em pele negra para iniciantes”. Isso faz com que você atinja uma audiência restrita, mas que realmente terá interesse no conteúdo apresentado.

Analise o sucesso de conteúdos antigos

Para saber que assuntos você deve explorar mais, é sempre útil observar quais são os tópicos nos quais a sua audiência demonstra mais interesse. E, para isso, você pode analisar as métricas de conteúdos antigos para medir o sucesso de cada assunto.

Analise o sucesso de conteúdos antigos

Fonte: freepik.

Contrate uma agência de marketing digital

Se você não sabe como preencher o calendário editorial da sua estratégia de conteúdo, a melhor opção é contratar uma agência de marketing digital para cuidar disso para a sua empresa. Assim, você ganha um fluxo constante de conteúdo de qualidade sem precisar dedicar seu tempo para isso. A Agência IMMA, por exemplo, conta com uma equipe altamente qualificada que pode atender a todas as suas necessidades no que tange ao marketing digital. Para saber mais, entre em contato e faça já o seu orçamento!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

× Como podemos ajudar?