Facebook Pixel

Como os mecanismos de busca funcionam?

Facebook
Twitter
LinkedIn

Acessamos na internet uma vasta quantidade de informação, graças aos mecanismos de pesquisa. Mas como os mecanismos de busca funcionam?

como-os-mecanismos-de-busca-funcionam
Fonte: freepik.

Os motores de busca existem há algum tempo, e nem sempre o Google foi o mais popular (quem não lembra do Cadê?). Mas em 1998 o algoritmo de pesquisa do Google combinou dois componentes-chave para classificar páginas da internet: a popularidade da página, medida pelo PageRank (quantidade e qualidade dos links de outras páginas) e a relevância da página para a frase de pesquisa.

Esses são os pilares da maioria dos mecanismos de busca até os dias de hoje e, ainda que os algoritmos estejam mais refinados para gerar resultados mais precisos, essa base não mudou e parece que não há nenhum interesse em realizar grandes mudanças (afinal, não vale a pena mexer em time que está ganhando).

O PageRank é uma boa medida de qualidade porque as páginas da web geralmente se vinculam a outras páginas que eles consideram fornecer conteúdo valioso. Portanto, uma página vinculada a vários blogs e sites diferentes geralmente é vista como de melhor qualidade do que uma página com apenas dois backlinks.

como-os-mecanismos-de-pesquisa-funcionam
Fonte: freepik.

Já sobre a relevância da página para a frase de pesquisa, não há muito o que dizer. Afinal, quanto mais os resultados de pesquisa se aproximam da dúvida inicial do usuário, melhor. Antigamente, realizar uma pesquisa na internet era um pouco mais difícil, pois muitos resultados eram genéricos. Felizmente, com o avanço dos algoritmos, os rankings têm se tornado extremamente precisos.

Como um mecanismo de busca lê uma página?

Os mecanismos de pesquisa não leem páginas da web da mesma maneira que nós, por isso não é possível determinar a relevância de uma frase de pesquisa para uma determinada página sem medir o foco no conteúdo de cada página.

Em qualquer página, o Google rastreia o site, registrando todas as informações da página, como palavras, combinações e localizações na página, para determinar a relevância de uma determinada página para um termo de pesquisa. Além disso, esses rastreadores também leem URLs, atributos alternativos, tamanhos de fonte e texto âncora para determinar a relevância do conteúdo.

como-os-mecanismos-de-pesquisa-funcionam
Fonte: freepik.

Como os mecanismos de busca funcionam e entregam conteúdos?

Quando um usuário insere uma frase na barra de pesquisa do Google, o motor de pesquisa reúne todas as páginas da web consideradas relevantes para essa frase de pesquisa e, em seguida, as classifica com base na relevância, no PageRank e em vários outros detalhes.

Embora o algoritmo de pesquisa do Google tenha mudado várias vezes ao longo de sua vida (e continue mudando regularmente), ele ainda se baseia na ideia de combinar dados de relevância e popularidade da página para obter o conteúdo mais importante e confiável para o usuário. Todas as alterações que o Google tem feito em seu algoritmo nos últimos anos é em busca de melhorar a experiência do usuário e se manter como o mecanismo de busca mais popular.

Para muitas empresas, a maior fonte de tráfego do site é proveniente de mecanismos de pesquisa. Classificar bem em uma palavra ou frase-chave comumente pesquisada pode gerar centenas ou milhares de visitas por mês, o que tende a aumentar substancialmente lucros, leads e receita de anúncios.

funcionamento-dos-mecanismos-de-busca
Fonte: freepik.

Por esse motivo, faz sentido que os profissionais de SEO prestem muita atenção na forma como os mecanismos de busca funcionam, tendo em vista que é vital para um site ficar no topo do PageRank para conseguir o máximo de visitas orgânicas, o que, inclusive, costuma levar a gastos menores com publicidade online.

Blog

Dicas e novidades sobre Marketing Digital

Site profissional para Escritório de Advocacia: por que ter
Criação de Sites Marketing Digital

Site profissional para Escritório de Advocacia: por que ter

Todo escritório de advocacia precisa de um site: A importância de um site para advogados Os tempos estão mudando e, nos dias atuais, ter uma presença online se tornou essencial...
Saiba mais
Como criar um site profissional em wordpress: Um guia completo
Criação de Sites Marketing Digital

Como criar um site profissional em wordpress: Um guia completo

Quando se fala em botar a mão na massa para criar seu site no WordPress, tem gente que acha que é como montar um quebra-cabeça sem olhar a caixa. Mas...
Saiba mais
Monitoramento de Mídias Sociais: Guia Completo para Empresas em 2024
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital Otimização de Sites (SEO)

Monitoramento de Mídias Sociais: Guia Completo para Empresas em 2024

Desvende o Poder das Mídias Sociais Em um cenário digital cada vez mais competitivo, o monitoramento de mídias sociais se tornou uma ferramenta crucial para empresas que desejam se destacar...
Saiba mais
5 plugins de SEO em WordPress que otimizam seu site no Google
Marketing Digital Otimização de Sites (SEO)

5 plugins de SEO em WordPress que otimizam seu site no Google

Enfrentando os desafios de SEO do seu site que está em WordPress? O processo de otimizar o seu site para os motores de busca pode ser complicado, especialmente na plataforma...
Saiba mais
Dominando o YouTube: O Guia Definitivo para Empresas Vencerem com Vídeos
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital

Dominando o YouTube: O Guia Definitivo para Empresas Vencerem com Vídeos

Como criar um canal no Youtube para empresas: Guia abrangente para ter sucesso com vídeos. Cansado de sentir que sua empresa não é vista no YouTube? Pense em ter um...
Saiba mais
Criação de site em WordPress: Guia Completo para 2024
Criação de Sites Marketing Digital

Criação de site em WordPress: Guia Completo para 2024

A criação de um site em WordPress em 2024 representa uma abordagem poderosa para estabelecer uma presença digital sólida e acessível. Como a principal plataforma de gerenciamento de conteúdo, o...
Saiba mais
Google Ads para Empresas: Tudo sobre Como Vencer a Concorrência
Google Ads Marketing Digital

Google Ads para Empresas: Tudo sobre Como Vencer a Concorrência

O mercado digital de qualquer negócio está se tornando cada vez mais saturado com concorrentes tentando ganhar uma fatia do bolo. Nessa tremenda concorrência, o Google Ads destaca-se como uma...
Saiba mais
Como a IA pode ajudar a criar posts?
Gestão de Mídias Sociais Marketing de Conteúdo Otimização de Sites (SEO)

Como a IA pode ajudar a criar posts?

A inteligência artificial (IA ou AI) pode ser uma excelente parceira para os criadores de conteúdo mundo afora. Descubra as vantagens de utilizá-la no dia a dia e conheça 4...
Saiba mais
Gestão de mídias sociais: estratégias e ferramentas para seu negócio
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital

Gestão de mídias sociais: estratégias e ferramentas para seu negócio

A gestão de redes sociais tornou-se um pilar essencial para o sucesso dos negócios na era digital. Com uma abordagem estratégica, as empresas podem aproveitar o poder dessas plataformas para...
Saiba mais
Open chat
1
Olá 👋
Como podemos ajudar?