Às vezes, gerar tráfego a partir de motores de busca é difícil. É muito mais fácil usar publicidade paga para ficar entre as primeiras posições. Mas todos nós sabemos que o tráfego orgânico converte melhor e é, geralmente, o objetivo preliminar dos sites.
Confira 7 dicas para gerar tráfego a partir de motores de busca
- Criar conteúdo otimizado: nada funciona melhor do que conteúdos bem escritos, originais e otimizados para os mecanismos de busca. Por isso, é importante escrever materiais que chamem atenção dos leitores, mas que também sejam fáceis de serem rastreados. O fator-chave para gerar tráfego a partir de motores de busca é criar conteúdo baseado em uma sequência de palavras-chave que as pessoas estão procurando.
Pode até parecer, mas não é tão fácil fazer conteúdo otimizado. É preciso realizar uma busca por palavras-chave, um processo especialmente importante para o SEO, mas trabalhoso e, às vezes, demorado. Essa busca pode mostrar o que está sendo mais pesquisado no Google. Toda peça de texto criada para o seu site deve conter as palavras-chave mais utilizadas.
Não use apenas palavras-chave curtas. Termos longos também podem ser valiosos para os rankings de pesquisa e ajudam os usuários a encontrá-los. Crie uma lista de palavras-chave para usar em todo o seu conteúdo. Elas devem ser colocadas nas partes mais importantes da página, como cabeçalho, subtítulos, destaques e meta descrições.
Vale ressaltar que usar um monte de palavras-chave no conteúdo deve ser evitado, pois tende a parecer antinatural, podendo cair nos filtros dos mecanismos de busca como spam. Antes de postar conteúdo em seu site, sempre verifique sua ortografia e a concordância dos textos.
- Publicar conteúdo em uma base regular: todo mundo já ouviu dizer que marketing de conteúdo é de extrema importância. Porém, atualmente, ter apenas um bom conteúdo não é suficiente. Ele precisa ser excelente e muito melhor do que o da concorrência.
Não é indicado criar artigos irrelevantes com a única finalidade de publicar algo novo. Qualidade e conteúdo exclusivo tendem a gerar mais backlinks, ações de mídia social e aumento do envolvimento dos usuários. Além disso, todos os artigos devem estar relacionados ao seu nicho e palavras-chave específicas. Adote essa estratégia e você se surpreenderá com todo o tráfego que vai receber.
- Ter backlinks de qualidade: o Google sempre prioriza websites com links de qualidade. Por isso, tente encorajar seus amigos, clientes, parceiros e blogueiros a fornecer links para seu site. Quanto mais links de qualidade recebidos, mais os rankings de pesquisa mostrarão o seu site.
Evite comprar backlinks, pois o Google geralmente consegue detectar links pouco naturais, o que pode levar a penalidades e afetar negativamente as posições do site nos rankings de pesquisa. Obter backlinks naturais gera melhor tráfego orgânico.
Há um monte de formas eficazes para obter links de qualidade para o seu site. Realizar guest posts, por exemplo, pode fazer com que seu site tenha maior alcance em sites relevantes do seu nicho. Você pode incluir alguns links para seu site no meio do texto, de forma natural, o que será bem visto pelos mecanismos de busca.
Criar uma forte presença nas mídias sociais também pode ajudar, pois isso pode fazer com que mais gente compartilhe seu conteúdo, gerando outros backlinks. Postar comentários em fóruns e blogs relevantes do seu nicho com links para o seu site também é uma ótima estratégia, assim como realizar parcerias com influenciadores.
- Melhorar sua presença digital: Para gerar tráfego a partir de motores de busca é importante criar e compartilhar conteúdo em comunidades diferentes. Essa é uma forma de construir autoridade, aumentar o alcance e se envolver com outros líderes, gerando tráfego adicional. Compartilhe seus artigos via Twitter, Facebook, Google+ e LinkedIn.
Estar em páginas sociais pode melhorar sua posição nos rankings de pesquisa, pois são bons indicadores de sua presença digital. Você também pode encontrar tráfego segmentado suficiente em redes sociais específicas para seu negócio.
- Acelerar seu site: existem vários motivos para deixar seu site mais rápido. Um site rápido leva a uma taxa de rejeição menor, o que o faz subir na classificação do Google. Os usuários sempre querem obter uma resposta rápida da página e, quando isso não acontece, a tendência é que eles abandonem o site rapidamente.
Para que o seu site fique mais rápido é preciso verificar a velocidade de carregamento. Existem ferramentas gratuitas que podem ajudar com isso. Além disso, usar os tipos corretos de imagens também ajuda a carregar mais rápido. Otimizar as imagens antes de fazer o upload no site e recortá-las do tamanho correto também ajuda nisso.
Usar um servidor seguro, na maioria dos casos, também melhora a velocidade de carregamento do site. Assim como diminuir a quantidade de plugins, reduzir os redirecionamentos e até minimizar o arquivo JS ou CSS. Para realizar todas essas mudanças, é importante ter um bom programador, pois ele poderá fornecer as melhores soluções.
- Configurar uma página de erro 404 personalizada: um erro 404 diz aos usuários e mecanismos de busca que sua página não existe. Isso pode acontecer por uma série de motivos, desde alterações nas URLs, remoções de algumas páginas até erros na hospedagem. Quanto maior o site, mais erros 404 podem acontecer.
Criar uma página de erro 404 personalizada pode ser um diferencial, pois mostra tanto aos usuários quanto aos mecanismos de busca que você se preocupou com isso. Claro que essa página não precisa entrar no sitemap, mas não se esqueça de incluir um link para sua página inicial na página de erro, o formulário de contato e a caixa de pesquisa.
- Utilizar o Google Places para empresas: se possui uma empresa, pode adicioná-la ao Google Places. Isso aumentará sua presença e vai torná-la mais fácil de ser encontrada.
Configurar sua página no Google Places é o primeiro passo na otimização de pesquisa local e deve ser uma prioridade para todos os negócios, tanto on-line quanto off-line.
Realizar um trabalho de otimização completa do site para que esteja bem colocado para as palavras-chave do seu negócio não é fácil. Mas pense em agir mais rápido que a concorrência. Fazendo com antecedência, você se destaca antes.
Vale a consulta com uma agência de marketing na internet para melhores e mais rápidos resultados.