Quer melhorar seus posts nas redes sociais? Há muitas formas de fazer isso. As mídias sociais, no fim das contas, são uma ferramenta como qualquer outra, e podem ser usadas para marketing digital com muito sucesso. A questão é apenas aprender a usá-las da melhor maneira possível.
Antes de mais nada, devemos ressaltar que, neste artigo, focaremos especialmente em redes sociais mais conhecidas, como o Facebook, o Instagram e o Twitter. Mas também há muitas outras redes com potencial para a publicidade, como Youtube ou até o Linkedin.
Nas redes mais conhecidas, no entanto, já existem muitas empresas utilizando perfis para se promover. Então, por que não a sua? Separamos algumas dicas para melhorar seus posts de redes sociais e fazer a sua empresa crescer no mundo online.
Imagens boas atraem likes
A internet é um espaço bastante visual. As redes sociais são a epítome disso: espaços como o Facebook ou o Instagram praticamente giram em torno de imagens. E há muitas razões para isso. Talvez a principal delas seja que os usuários, ao passar pelo feed, tendem a focar mais em imagens do que em textos. Até mesmo aquele textão clássico de Facebook tende a fazer mais sucesso se acompanhado por uma boa imagem.
Por isso, ao postar nessas redes, preze por qualidade nas suas fotos. Uma imagem de baixa definiçao ou distorcida não contribui em nada para o crescimento da sua marca. Por outro lado, imagens vivas, interessantes e esteticamente agradáveis podem facilmente atrair likes e seguidores.
Emojis tornam a publicação mais agradável
Acha emojis muito bobos ou infantis? Pense novamente: dados do Facebook mostram que posts com emojis recebem 55% mais likes e 33% mais compartilhamentos e comentários. Assim, vale a pena incorporar emojis para melhorar seus posts nas redes sociais.
Claro que, se a ideia da sua empresa é construir uma imagem séria, não é bom abusar demais deles. Nesse caso, procure usar emojis mais “neutros” como um emoji da Terra ou de uma maleta, ao invés das tradicionais carinhas. Mas se a sua empresa tiver uma pegada mais jovem, divertida, pode apostar nas carinhas. Elas fazem sucesso e podem inclusive ser usadas para estimular interações.
Hashtags podem ajudar – com moderação
Hashtags são um recurso muito utilizado atualmente. Originárias do Twitter, hoje em dia já são muito usadas no Facebook e no Instagram também. Para utilizá-las, no entanto, é preciso ser moderado. Encher o seu post de hashtags só prejudica a sua estética e irrita os usuários. Portanto, use apenas hashtags que sejam relevantes para o assunto da sua publicação. Uma boa ideia também é, no Instagram, colocar as hashtags num comentário, e não no post. O efeito é o mesmo, mas o aspecto visual não é afetado.
Responder comentários é essencial para melhorar seus posts nas redes sociais
Nas mídias sociais, interação é tudo. Assim, procure sempre estimular a interação nos seus posts. E o melhor caminho para isso é dando atenção aos usuários que interagirem: curta e responda comentários da maneira mais agradável possível. Isso dirá aos seus clientes que você presta atenção ao que eles dizem, e tornará mais provável que outras pessoas comentem, criando um fluxo de interação constante que só vai ajudar a sua presença online.
Aproveite datas comemorativas
Natal, Páscoa, dia das mães, dia dos namorados… Existem muitas datas comemorativas que valem um post nas suas redes sociais. Mas não tente usar esses posts para vender: publicações desse tipo funcionam para humanizar a marca, tornando mais fácil que os usuários se afeiçoem a ela.
Um profissional pode melhorar seus posts nas redes sociais
Contratar uma equipe especializada no assunto pode fazer maravilhas para as suas publicações. A Agência IMMA oferece o serviço de gestão de mídias sociais com criação de posts e relatórios mensais para você acompanhar o seu progresso. Entre em contato com a gente!