Saber como gerenciar redes sociais pode ser uma excelente habilidade para qualquer empresário. Afinal, as mídias sociais são o veículo de marketing digital do momento, e vale a pena tirar proveito do potencial que elas têm.
Mesmo assim, é normal ficar um pouco confuso. Embora a maioria de nós tenha contas pessoas em espaços como o Facebook ou até o Instagram, gerenciar as redes sociais da sua empresa é uma situação completamente diferente.
Esse ponto é muito importante, por isso vale ressaltar: Jamais gerencie as redes sociais da sua marca da mesma maneira que você gerencia suas redes pessoais. Tenha em mente que, para o seu negócio, estar presente nas mídias sociais é uma estratégia de marketing digital, e portanto deve ser algo organizado e que siga um plano pré-determinado.
Por conta disso, nesse artigo, vamos dar algumas dicas sobre como gerenciar redes sociais. Desse modo, você pode saber melhor no que consiste um comportamento adequado. Confira.
Saiba como gerenciar redes sociais
Antes de mais nada, precisamos ressaltar que, evidentemente, diferentes redes sociais possuem diferentes regras de gerenciamento. Assim, o que é uma boa estratégia no Instagram não necessariamente vai cair bem no Twitter, por exemplo, e vice-versa.
Sendo assim, é preciso sempre ter em mente que cada rede social é um espaço próprio. Portanto, o ideal é que cada uma receba um conteúdo diferente da sua empresa, de acordo com as especificidades da plataforma.
Existem, no entanto, algumas regras gerais que ajudam a sua conduta em qualquer espaço online. Vejamos, então, algumas delas.
Poste conteúdo informativo
O ideal, nas redes sociais, é que os usuários sigam a sua página não só por consumir os seus produtos, mas por gostar da sua marca. E uma boa forma de garantir isso é postando conteúdo relevante, com informações úteis.
Essa é a máxima do marketing de conteúdo, e se aplica também na hora de gerenciar redes sociais. Sua empresa deve buscar ajudar os seus clientes, e para isso o melhor é passar informações que possam acrescentar algo na vida deles.
Use imagens de boa qualidade
A internet é um espaço altamente visual. Isso vale em dobro para as redes sociais, em que uma boa imagem pode ser o que faz o usuário parar de passar pelo seu feed para ler o post da sua marca.
Desse modo, usar imagens é sempre uma boa aposta. Garanta também que essas imagens tenham uma boa qualidade e resolução – imagens distorcidas ou de baixa qualidade dão um ar desleixado e não agradam aos usuários.
Estimule a interação
Estimular a interação nas redes sociais é uma ótima estratégia para o marketing da sua empresa. Afinal, a interação é a parte mais importante das redes sociais. É ela que permite que o cliente crie um relacionamento com a sua marca.
Por isso, a melhor maneira para gerenciar redes sociais é estimulando comentários, curtidas e reações. Quanto mais interações você receber, mais pessoas irão ver e se interessar pelo sua página. Desse modo, fica fácil atrair novos usuários e transformar seus clientes antigos em fãs. A interação humaniza a sua empresa e faz com que o público crie uma afeição por ela.
Contrate uma agência para gerenciar suas mídias sociais
Uma agência especializada sabe como estimular o engajamento e como interagir com os usuários da melhor forma possível. Assim, é uma boa ideia terceirizar a sua gestão de redes sociais com uma equipe profissional, como a da Agência IMMA. Somos uma agência voltada para marketing digital que está familiarizada com a utilização das mídias sociais como veículos de publicidade. Entre em contato com a gente e faça o seu orçamento!