O disparo de e-mail no marketing digital pode ser um tópico bem confuso para iniciantes. Afinal, muitas pessoas ainda não compreendem as vantagens do e-mail marketing ou como ele funciona. Por isso, há ainda muita ignorância com relação ao processo de disparo do e-mail. Para quem ele vai? Quais são os seus objetivos? As dúvidas são muitas e a confusão é compreensível.
Por conta de tudo isso, separamos esse artigo para ajudar você a entender mais sobre o assunto. Nesse texto, vamos explorar como funciona o disparo de e-mail no marketing digital, no que consiste essa ferramenta e como usá-la na prática, em conjunto com uma estratégia de marketing online. Confira.
O que é e-mail marketing
Antes de qualquer outra coisa, é preciso explicar o que é e-mail marketing. Trata-se de um conceito fácil de entender: o e-mail marketing, como o próprio nome já diz, é um e-mail voltado para um plano de marketing da empresa. Normalmente ele serve para divulgar promoções, descontos ou um serviço especial. Esse e-mail é disparado para clientes em potencial, como parte de uma campanha.
Como funciona o disparo de e-mail no marketing digital
Agora que você já sabe o que é o e-mail marketing, resta a questão do disparo de e-mail no marketing digital. Afinal, o ideal é que seu e-mail alcance um bom número de usuários, mas como garantir isso?
O primeiro passo é elaborar a lista de contatos da sua empresa. Essa lista é composta de usuários que dão o contato para a sua empresa, através de um formulário ou um cadastro. Esses usuários então se tornam leads, ou seja, clientes em potencial, que têm interesse no seu conteúdo. Essa lista é importante porque é uma forma de encontrar pessoas que realmente estão interessadas nos seus serviços, melhorando as chances de converter os contatos em vendas.
Mas uma vez que você tenha a lista, resta fazer o disparo de e-mail. E é claro que enviar os e-mails um por um seria muito cansativo e trabalhoso. Assim, vale a pena apostar numa ferramenta para o disparo de e-mail no marketing digital. Ferramentas assim permitem que você envie, de uma só vez, peças de e-mail personalizadas para toda a sua lista de contatos.
Diante disso, qual ferramenta escolher? Há muitas opções. Uma delas é o e-mail marketing do UOL HOST. Mas as opções são variadas, então vale a pena pesquisar serviços diferentes antes de optar pelo seu.
Após o disparo de e-mail
Uma vez realizado o disparo de e-mail, no marketing digital, o trabalho ainda não está completo. Isso porque, assim como em qualquer outra estratégia de marketing digital, é preciso sempre monitorar e analisar os seus resultados, acumulando dados que poderão ajudar em futuras iniciativas.
Por conta disso, ao escolher a sua ferramenta de disparo de e-mail, tenha certeza de que ela disponibiliza relatórios de desempenho para que você possa analisar como foi a performance da sua campanha. É assim que você pode compreender o que os seus clientes querem, o que os atrai, e no que você pode apostar no futuro para interessá-los.
Realize o disparo do seu e-mail marketing com uma agência especializada
Como você já deve ter percebido, o e-mail marketing é um assunto sério que deve ser usado com cuidado para obter bons resultados. Sendo assim, pode ser uma boa ideia deixar esse trabalho para profissionais. Terceirizar o serviço de e-mail marketing pode ser muito beneficial para a sua empresa.
Vale a pena, então, apostar no serviço de uma agência especializada, como a Agência IMMA, voltada especificamente para o marketing digital. Entre em contato com a gente e faça o seu orçamento!