Como fazer marketing de relacionamento? Essa questão pode surgir se você estiver interessado em tópicos que dizem respeito a estratégias de marketing digital. Isso porque marketing de relacionamento é um conceito que você pode encontrar muitas vezes ao ler sobre publicidade, mas nem todo mundo sabe o que é ou como ele funciona.
Por conta disso, separamos esse artigo para ensinar como fazer marketing de relacionamento. A ideia é que você compreenda do que se trata essa tática de publicidade e como usá-la para melhorar a presença online da sua empresa.
O que é marketing de relacionamento
Antes de qualquer coisa, vamos explicar o que é o marketing de relacionamento. E podemos defini-lo como um tipo de estratégia de marketing cujo foco é construir uma relação entre a sua empresa e o seu cliente.
Essa relação, fundada em experiências positivas do cliente com a marca, é um passo rumo à fidelização do cliente. Esse é o grande objetivo do marketing de relacionamento: Não apenas atrair uma pessoa a comprar o seu produto, mas sim fazer com que essa pessoa crie um relacionamento com o seu negócio.
A ideia, então, torna-se aproximar a marca do cliente. E há muitas vantagens em buscar isso.
Em primeiro lugar, há a questão óbvia: um cliente fidelizado é um cliente que consome com frequência. É uma pessoa que vai voltar para consumir seu serviço mais de uma vez, e é sempre bom ter esse público fiel.
Mas não é apenas isso. Um cliente fidelizado realiza um trabalho boca-a-boca de divulgação que é essencial. Ele recomenda sua empresa a outros clientes, indicando para amigos ou família. Essa divulgação tem uma efetividade excelente, porque as pessoas tendem a respeitar mais a opinião de pessoas conhecidas, levando mais a sério do que um anúncio, por exemplo.
Como fazer marketing de relacionamento
Diante disso, fica a questão: Como fazer marketing de relacionamento?
Forme uma persona
Utilize dados cadastrais que te ajudem a conhecer melhor os indivíduos que você está atendendo. Com isso, você pode traçar um perfil do seu cliente e trabalhar em cima disso. Isso é a criação de uma persona, ou seja, um cliente ideal que corresponda ao tipo de pessoa que você quer atingir com o seu negócio. Desse modo, seu marketing pode ficar mais direcionado e até pessoal.
Faça pesquisas de opinião
Alguns empresários acham que pesquisas de opinião são algo meio arcaico. No entanto, é preciso reconsiderar esse ponto de vista, pois elas podem fornecer uma visão informada e completa sobre o que os seus clientes estão pensando sobre o seu serviço.
Mas e se ninguém responder? Uma boa forma de incentivar essa participação é oferecer algum benefício atrelado à participação na pesquisa. Um brinde ou um desconto é uma boa ideia.
Tire vantagem das possibilidades das redes sociais
Estar presente nas mídias sociais é essencial para qualquer empresa. Espaços como o Facebook ou o Instagram tornaram-se parte do dia-a-dia dos clientes, e estar lá é necessário para interagir com o seu público-alvo. Ferramentas como os comentários são excelentes para falar com os seus clientes e passar uma imagem descontraída da sua marca. Isso contribui para humanizar o seu negócio, o que fortalece o marketing de relacionamento.
Use programas de fidelidade
Fazer marketing de relacionamento se torna muito mais fácil com um programa de fidelidade. Através dele, você pode conceder aos seus clientes mais fiéis bonificações em conjunto com as compras. Isso cria um laço entre a marca e o usuário, o que fortalece uma relação de afeição entre ambos.
Tente fazer táticas de marketing direto, como o email marketing
Apostar numa campanha de email marketing é ótimo para fortalecer o seu marketing de relacionamento. Afinal, essa é uma tática de publicidade muito pessoal e direta. O e-mail é um canal de comunicação privado, e usá-lo faz o cliente se sentir especial, próximo da sua empresa.
Aprenda como fazer marketing de relacionamento com uma agência de marketing digital
Ninguém sabe como fazer marketing de relacionamento da mesma forma que um profissional de marketing digital. Por isso, é uma boa ideia terceirizar esse serviço. Uma boa opção é a Agência IMMA, que possui serviços de marketing de conteúdo e gestão de redes sociais para atender às demandas da sua marca.