Se você é uma pessoa que tem o hábito de usar a internet no dia a dia, você sem dúvida está acostumado a usar o Google dezenas de vezes durante a sua rotina. Afinal, esse é o status dessa plataforma, que é de longe o mecanismo de busca mais utilizado no mundo digital. E, como empresário, não é difícil concluir que, por conta disso, vale a pena promover a sua empresa através desse espaço. Mas como é possível fazer isso? Em outras palavras, como divulgar um negócio no Google? Neste artigo, vamos tentar responder essa pergunta e dar algumas dicas que podem ajudar você com essa tarefa. Continue com a leitura para descobrir quais são elas!

Como divulgar um negócio no Google

Fonte: freepik.

Entenda como divulgar um negócio no Google

O algoritmo do Google é um pouco nebuloso, pois a empresa não libera os fatores exatos que o influenciam, mas ele segue um princípio geral muito importante: Priorizar a qualidade da experiência do usuário. Ou seja, se alguém faz alguma busca no Google, o algoritmo da plataforma procura links que respondam à procura do usuário da melhor maneira possível.

Desse modo, mesmo que você não saiba os detalhes a respeito do funcionamento do algoritmo do Google, é possível tomar algumas atitudes que ajudem o seu site a ter um desempenho melhor nas buscas realizadas na plataforma. Essas atitudes fazem parte de um conjunto de técnicas conhecido como SEO, ou search engine optimization (em português, otimização para mecanismo de busca).

Aderindo a esse tipo de técnica, o rankeamento da sua página nas páginas de resultados de buscas pode melhorar muito. E essa melhora é crucial para o sucesso online, pois a maioria dos usuários costuma focar apenas nos primeiros resultados de qualquer busca, ignorando links que ficam em posições inferiores.

Diante disso, quais são, então, as técnicas que podem ajudar você a divulgar um negócio no Google? A seguir, vamos citar as principais e falar um pouco sobre cada uma delas. Confira!

Entenda como divulgar um negócio no Google

Fonte: Freepik.

Cadastre a sua empresa no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta do Google que permite que você cadastre a sua empresa para ela ser encontrada com mais facilidade tanto nas buscas da plataforma como no Google Maps. É um cadastro simples e gratuito.

Ao fazê-lo, é importante que você disponibilize o máximo de informações relevantes sobre a sua empresa. Deixe registrado, então, quais são os seus horários de funcionamento, o seu endereço, etc. Não se esqueça também de incluir fotos de qualidade.

Tenha URLS legíveis

Uma URL amigável é muito atraente para o Google. E o que é esse tipo de URL? Simples: É uma URL legível, ou seja, que não contenha conjuntos aleatórios de números ou símbolos.

O ideal, então, é ter URLs curtas, que incluam palavras-chave que os usuários possam digitar na barra de buscas.

Faça um link patrocinado

Se você quer ganhar mais visibilidade em pouco tempo, é uma boa ideia apostar em um link patrocinado no Google. Esses links são anúncios pagos que ganham posições privilegiadas nas páginas de resultados de busca. Com eles, o seu site ganha destaque, o que pode atrair mais cliques.

Faça um link patrocinado

Fonte: Freepik.

Contrate uma agência de marketing digital

Se você não sabe como divulgar um negócio no Google mas quer promover o seu, o ideal é contratar uma agência de marketing digital. Assim, uma equipe profissional pode ajudar com o SEO do seu site e com as suas iniciativas de marketing.

A Agência IMMA é uma ótima opção, contando com um time altamente qualificado e especializado nesse tipo de serviço de marketing digital. Quer saber mais? Entre em contato e faça já um orçamento para a sua empresa!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.