Backlinks são essenciais para a construção do SEO da sua página. Mas você sabe o que eles são e como usá-los? Nesse artigo, explicaremos tudo o que você precisa saber sobre como conseguir backlinks para o seu site. Confira!

O que são backlinks

Os backlinks são links incluídos em páginas ou textos de fora do seu site que guiam o usuário até a sua página. Ou seja, para colocar de forma bem simples, são links externos que levam tráfego para o seu site.

Como conseguir backlinks para o seu site

Fonte: Freepik.

A importância dos backlinks para o seu marketing digital

Existem duas questões que tornam os backlinks essenciais para o crescimento da sua empresa na internet. A primeira delas é uma questão de alcance. Quanto mais páginas colocam links que direcionam o usuário para o seu site, mais usuários poderão chegar até ele. Dessa forma, a sua taxa de tráfego é aumentada.

A segunda questão, por sua vez, tem a ver com o SEO do seu site. SEO significa search engine optimization, ou, em português, “otimização para mecanismo de busca”. Ele se refere ao conjunto de técnicas voltado para otimizar o seu conteúdo para torná-lo mais promissor para os mecanismos de busca. Assim, o seu site ganha um posicionamento melhor nas páginas de resultados de ferramentas como o Google.

Desse modo, existem muitas estratégias para melhorar o SEO de um site e fazê-lo obter um rankeamento melhor. Os backlinks, então, emergem como uma forma de valorizar o seu site aos olhos do Google. Isso porque, quanto mais backlinks uma página recebe, mais o Google a vê como relevante em uma determinada área ou um determinado assunto, e tende a posicioná-la melhor entre os resultados de busca.

Sendo assim, fica evidente que conseguir backlinks para o seu site é uma boa maneira de fazê-lo receber mais visitantes e crescer na internet. Mas como fazer isso?

Como conseguir backlinks para o seu site

A primeira coisa que você precisa ter em mente, ao pensar em como conseguir backlinks para o seu site, é que não vale a pena investir em técnicas de SEO black hat que criem backlinks através de spam. O Google tem mecanismos para detectar esse tipo de estratégia. Dessa forma, a longo prazo, pode penalizar a sua página por usá-la, prejudicando muito o desempenho do seu site.

Por isso, é melhor focar em como conseguir backlinks de forma orgânica. Felizmente, existem muitas maneiras de fazer isso.

Como conseguir backlinks para o seu site

Fonte: Freepik.

Faça uma pesquisa original

A maior parte dos conteúdos produzidos online inclui links externos para fontes de onde o autor tirou aquelas informações. Desse modo, fazer uma pesquisa original transforma o seu site em uma dessas fontes, o que garante muitos backlinks. 

Faça parcerias

Formar relações é uma ótima forma de conseguir backlinks para o seu site. Sendo assim, invista em um bom trabalho de networking. Fazendo isso conseguirá parcerias com outros sites que sejam relevantes para a sua área de atuação.

Faça entrevistas com especialistas

Fazer entrevistas com especialistas da sua área do mercado garante com que pessoas que vão usar as suas citações incluam o link para o seu site em seus conteúdos. Citações informativas fazem muito sucesso.

Faça entrevistas com especialistas

Fonte: Freepik.

Faça conteúdo de qualidade e original

Dentre inúmeras estratégias de como conseguir backlinks para o seu site, essa talvez seja a mais importante: crie conteúdo de qualidade, que faça o seu site se destacar.

Uma boa forma de fazer isso é terceirizando a sua produção de conteúdo para profissionais de marketing digital, como a Agência IMMA. Desse modo, você não precisa perder tempo com a criação e ainda tem um fluxo constante de conteúdo informativo e único. Quer saber mais? Entre em contato e faça um orçamento para a sua empresa!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai dos filhos Júlia e Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

× Como podemos ajudar?