Como aumentar o alcance do seu conteúdo online? Todo criador de conteúdo digital já se perguntou essa questão, e ela é muito importante no contexto da internet. Afinal, só no Brasil, são mais de 149 milhões de usuários para alcançar e, se o seu conteúdo está atraindo apenas uma parcela ínfima de pessoas, é hora de entender o que você está fazendo de errado. Vem com a gente e descubra!

Entenda o que você está fazendo de errado

Fonte: freepik.

Aprenda como aumentar o alcance do seu conteúdo online

Há muitas formas de aumentar o alcance do seu conteúdo online. Nesse artigo, separamos as principais.

Leia também: 4 maneiras de produzir conteúdo para o seu site 

Aprenda e aplique técnicas de SEO

SEO é uma sigla em inglês que significa search engine optimization, ou, traduzindo para o português, “otimização de mecanismo de busca”. Essa sigla se refere a um conjunto de técnicas que visa otimizar um conteúdo, ou seja, torná-lo mais atraente para o algoritmo do Google.

Isso é importante porque é através desse algoritmo que o Google determina a ordem em que os resultados aparecem após uma busca. E pesquisas já demonstram que 91% dos usuários não vão além da primeira página de resultados, logo, se posicionar bem é uma forma de garantir que mais pessoas vejam o seu conteúdo, aumentando o seu alcance de maneira significativa.

Uma das principais técnicas de SEO que podem ajudar você a melhorar o posicionamento da sua página é o uso de palavras-chave.

Esses são os termos que são digitados na barra de busca, e que o algoritmo usa para buscar páginas que atendam às necessidades do usuário. Sendo assim, é preciso escolher a palavra-chave do seu artigo com cuidado e repeti-la algumas vezes ao longo do texto.

Atenção: isso não significa que você precisa repetir a palavra dezenas de vezes. Pelo contrário, a repetição exagerada de palavras-chave pode prejudicar o seu rankeamento, pois o Google vai assumir que a sua página não tem conteúdo real para mostrar. Desse modo, o ideal é sempre buscar moderação.

a repetição exagerada de palavras-chave pode prejudicar o seu rankeamento

Fonte: freepik.

Compartilhe seu conteúdo nas redes sociais

Compartilhar o seu conteúdo nas mídias sociais é uma ótima forma de encontrar um novo público para o que você produz. Afinal, redes sociais são plataformas que oferecem muitas possibilidades de interação entre os usuários, o que os torna mais receptivos a um conteúdo que você queira compartilhar.

É importante lembrar que, nesses espaços, o conteúdo visual tende a ter uma performance melhor do que o conteúdo escrito.

Mesmo que você esteja divulgando um post de blog ou um ebook, procure usar uma imagem para chamar a atenção e atrair mais usuários.

Veja também: Como vender mais com o marketing de conteúdo

Faça conteúdo relevante

No fim das contas, sempre que você pensar em como aumentar o alcance do seu conteúdo online, é preciso ter em mente que o seu conteúdo deve ser relevante para os usuários. Isso garante que as pessoas vão ter interesse no que você compartilhar. Inclusive, se elas acharem seu conteúdo especialmente relevante, podem até recomendá-lo a parentes e amigos, o que multiplica o seu alcance.

Além disso, esse fator também influencia no rankeamento do Google. Uma das coisas que o algoritmo avalia é se o seu conteúdo responde à dúvida do usuário que buscou aquela palavra-chave. Desse modo, procure garantir que seu conteúdo seja realmente útil para o seu público-alvo.

Uma das coisas que o algoritmo avalia é se o seu conteúdo responde à dúvida do usuário

Fonte: freepik.

Contrate uma agência de marketing digital

Ninguém sabe como aumentar o alcance do seu conteúdo mais do que uma agência de marketing digital. Sendo assim, procure especialistas para administrar a produção e a divulgação do seu conteúdo online. A Agência IMMA é uma ótima opção. Atendemos empresas de qualquer porte, oferecendo diversos serviços de marketing digital. Entre em contato com a gente e faça o seu orçamento!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

× Como podemos ajudar?