Como criar um calendário de conteúdo de mídia social para o ano

Se você quer se antecipar, veja algumas dicas de como criar um calendário de conteúdo de mídia social para o ano.

Um calendário de conteúdo ajuda você a entregar a mensagem certa para o seu público-alvo no momento mais oportuno. Por isso, programar pode ser sinônimo de sucesso, principalmente se for combinado com uma estratégia de marketing digital eficiente.

Como criar um calendário de conteúdo de mídia social para o ano

Fonte: FreePik

Veja como criar um calendário de conteúdo de mídia social para o ano

Criar uma planilha

O primeiro passo para criar um calendário de conteúdo é configurar tudo em uma planilha. Você pode fazer isso no Excel, no Google Planilhas ou no programa de sua preferência. Na linha superior da folha, preencha os dias da semana. Em seguida, adicione uma linha para cada dia do mês, separando o conteúdo diariamente.

Preencha o seu calendário para o ano todo. Depois de adicionar os dias e as semanas, você pode aplicar cores para ajudar na distinção dos meses, dos feriados, finais de semana, etc.

Adicionar eventos e feriados

O próximo passo é fazer uma pesquisa para descobrir quando haverá feriados e eventos para que você possa adicioná-los ao seu calendário. Pesquise eventos da indústria que você possa incorporar em seu calendário. Dessa forma, você pode planejar seu conteúdo de acordo com esses eventos e também destacar aqueles em que sua empresa estará.

Marketing para Mídias Sociais

Fonte: FreePik

Em seguida, adicione os feriados nacionais como Carnaval, Páscoa, Natal, Ano Novo, e assim por diante. Não se esqueça dos feriados estaduais e municipais, principalmente se você tiver um comércio local.

Procure pensar fora da caixa também. Suas páginas sociais têm um vínculo com outras indústrias? Por exemplo, você pode trabalhar com marketing para mídias sociais, mas será que não vale a pena parabenizar os programadores no dia que se comemora essa profissão? Encontre outros eventos que estão acontecendo, como campeonatos esportivos e até semanas de moda e adicione tudo ao calendário.

Identifique temas de conteúdo

Agora você está pronto para começar a fazer brainstorming de temas de conteúdo. Leve em consideração o que seu público quer ver, como você pode educá-lo e quais produtos e serviços que você deseja promover.

Também identifique quais são as prioridades internas da sua empresa. Se você tem uma linha de moda, por exemplo, sua prioridade é vender roupas. Se você é um músico, seu objetivo é vender álbuns e divulgar shows. Comece a pensar sobre como você pode incorporar suas prioridades de negócios em seu conteúdo.

Marketing Digital

Fonte: FreePik

Depois de ter compilado uma lista de temas, atribua eles a cada dia da semana no seu calendário de conteúdo. Lembre-se de não fazer apenas propaganda do negócio para as pessoas não perderem o interesse e pararem de visitar sua página. Veja a aparência dos temas no seu calendário de conteúdo e faça uma revisão quanto a diversidade para a página não ficar maçante.

Pense em tópicos para cada tema

Depois de encaixar os temas variados ao longo do calendário, é preciso pensar em tópicos para eles. É importante que você priorize e produza conteúdos que seu público-alvo está procurando. Para descobrir o que as pessoas estão interessadas, faça pesquisas na internet e cheque tendência no Google Keyword Planner.

Use esses insights para criar conteúdo para seus fãs, lembrando-se de colocar sua própria personalidade nisso e não plagiar outras páginas. Se você for copiar um texto exatamente como ele é, coloque a fonte para evitar problemas.

Agora ligue os tópicos ao calendário de eventos. Se você trabalhar com saúde e a temporada do Brasileirão estiver começando, seus tópicos podem falar sobre as vantagens do futebol, como enfrentar o sedentarismo jogando futebol, as lesões mais comuns entre os jogadores, etc. Temas com certeza não irão faltar.

Marketing de Conteúdo

Fonte: FreePik

Outra ideia pode ser discutir um tema principal por semana, para descobrir não só o posicionamento dos usuários quanto a isso, mas também quais temas geram mais engajamento junto ao público. Assim, você pode descobrir um tema muito rico e vasto que seus usuários adoram falar sobre e que pode ter inúmeras variações ao longo do ano.

Varie as postagens

Suas contas de mídia social se concentram em imagens? Vídeos? Textos? Descubra como incorporar todos os tipos de conteúdo em seu calendário para poder variar sempre e chamar ainda mais atenção de seus seguidores.

Quando você não souber bem o que fazer, crie posts com citações inspiradoras, de preferência de pessoas da sua área de atuação. Esse tipo de post pode ser usado uma ou duas vezes por semana, assim como aqueles que desejam bom dia, boa semana, boa noite, etc., e geram resultados incríveis, pois as pessoas tendem a compartilhar muito esse tipo de material.

Certifique-se de manter a consistência no volume de conteúdo

Realmente não importa se você postar uma ou 10 vezes por dia. O que importa é certificar-se de que você pode manter o volume de conteúdo do seu calendário. Tudo vai depender de quanto capital financeiro e humano será voltado para produzir todo o conteúdo programado.

Veja também

Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

Saiba tudo sobre Marketing Digital. Cadastre-se!
Increva-se
Receba nossa newsletter sobre marketing digital, gestão de sites, mídias sociais, links patrocinados e muito mais.
Saiba tudo sobre Marketing Digital. Cadastre-se!
Receba nossa newsletter sobre marketing digital, gestão de sites, mídias sociais, links patrocinados e muito mais.
Increva-se
E-book de Mídias Sociais
A Agência IMMA preparou um material exclusivo para você começar entender como funciona a gestão de mídias sociais e como utilizá-las.

Insira o seu e-mail para receber o nosso e-book
QUERO MEU E-BOOK