Mesmo os anunciantes experientes têm abraçado as mídias sociais para serem mais relevantes. Atualmente, grande parte das pessoas está nas redes sociais e isso representa uma ótima oportunidade de alcançar novos clientes não apenas localmente, mas em todo o mundo. Veja como usar anúncios nas mídias sociais para gerar vendas.

Como usar anúncios nas mídias sociais para gerar vendas

Fonte: Freepik.

Há muitas maneiras de usar a publicidade social de acordo com seus objetivos. Você pode promover uma campanha para gerar conhecimento ou capturar leads para identificar clientes qualificados. O objetivo final, na maioria das situações, porém, é gerar mais vendas e aumentar a receita, quer seja a curto ou longo prazo.

É por isso que se tornou comum questionar se a publicidade nas mídias sociais realmente tem potencial para gerar vendas. A resposta é que a mídia social pode ser a melhor plataforma para as vendas se você souber como utilizá-la. Afinal, segundo uma pesquisa da DigitasLBi Connected Commission, o Facebook influenciou 52% das compras on e offline em 2015.

Mas como usar anúncios nas mídias sociais para gerar vendas? Veja algumas dicas:

1. Conheça seu público: é essencial conhecer seu público. Na publicidade em mídia social, isso significa que você precisa saber em quais plataformas ele está, quando eles usam as mídias sociais e como eles se comportam online. Também busque compreender não apenas seu público-alvo como também outros públicos com o qual você gostaria de ressoar para aumentar sua audiência.

Anúncios

Fonte: Freepik.

2. Defina um objetivo: você vai abordar as mídias sociais de maneiras diferentes de acordo com seus objetivos. Se você quiser aumentar vendas, deve ser mais direto em sua abordagem e pensar em chamadas para ação eficazes e que levarão as pessoas a realizar a ação desejada.

As métricas de mídia social que você deve seguir para gerar vendas também são diferentes. Preste especial atenção às conversões, visualizações, cliques e custo por visualização. Faça os ajustes conforme o necessário para alcançar os números de vendas desejadas.

3. Saiba onde as pessoas estão: escolher as plataformas de mídia social certas para anunciar é um passo importante para alcançar o sucesso. Você precisa anunciar onde está sua audiência. É seu trabalho estudar as características de cada plataforma social e como o público se envolve com conteúdo presente nelas para descobrir onde você deve investir seu dinheiro.

4. Dê aos clientes o que eles querem: seu objetivo final deve ser criar uma experiência memorável para o consumidor, pois as experiências melhoram a relação entre o cliente e a marca, resultando em lealdade.

Vendas online

Fonte: Freepik.

Nesse contexto, os anúncios nas mídias sociais são os meios que a marca tem para se comunicar com o cliente e cultivar esse relacionamento. Tire um tempo para criar bons anúncios nas mídias sociais que ressoem junto a sua base de clientes e logo você terá não só vendas como também um alto índice de compartilhamento da peça.

5. Redirecione as pessoas para uma página em que você pode convertê-las facilmente: idealmente, você deve redirecionar seus clientes para um lugar onde eles podem tomar a ação que você deseja deles. Os consumidores não costumam se dispor a explorar um site e achar o que querem. Por isso, faça com que sua jornada seja mais curta possível para capturar sua atenção e gerar vendas.

6. Foco na segmentação e otimização: antes de lançar sua campanha, certifique-se de que ela está otimizada para a plataforma específica em que será exibida. Por exemplo, se pretender anunciar no Facebook, é preciso otimizar seus anúncios para o formato do Facebook e certificar-se de estar utilizando os melhores parâmetros para cada plataforma de rede social.

7. Use vários canais: não confie exclusivamente em um único canal para sua publicidade. Se você quiser investir dinheiro em ações, qualquer consultor financeiro vai lhe dizer para não apostar tudo em uma única empresa. Afinal, se ela falhar, você estará pior do que antes. O mesmo se aplica a publicidade em mídias sociais. Diversificar as campanhas pode ajudar a acessar um público maior do que você seria capaz usando apenas um canal.

Marketing Digital

Fonte: Freepik.

8. Colete dados, melhore as campanhas e repita tudo: talvez a coisa mais importante a fazer quanto à publicidade em mídias sociais é analisar o desempenho das campanhas constantemente. Isso porque você quer ser capaz de fazer melhorias antes que as deficiências do anúncio se tornem problemas mais complexos.

Ao coletar e analisar dados sobre os seus anúncios nas mídias sociais, você pode ver onde devem ser feitas melhorias na campanha, seja no conteúdo, na segmentação ou na veiculação, o que pode resultar na impulsão das vendas.

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai dos filhos Júlia e Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

× Como podemos ajudar?