A resposta é bem mais complicada do que se pode imaginar. Embora ninguém saiba exatamente como o novo algoritmo do Instagram funciona, é possível dizer que existem alguns fatores-chave que fazem com que determinada publicação seja considerada mais ou menos importante. Então, como funciona o novo algoritmo do Instagram?
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Veja como funciona o novo algoritmo do Instagram
1. Engajamento: quanto popular o post é
De acordo com Michael Stelzner, CEO e Fundador do Social Media Examiner, quando uma pessoa ou marca faz uma publicação, os algoritmos de mídia social normalmente mostram-na para uma amostra de público e observa como as pessoas reagem a ele. Se o público reage positivamente ao post, o algoritmo o mostrará para mais pessoas.
Isso implica que um post com mais engajamento provavelmente ficará no topo do seu feed no Instagram. Os tipos de engajamento que o algoritmo do Instagram considera podem incluir curtidas, comentários, exibições de vídeo, compartilhamentos via mensagem direta, visualizações de histórias, exibições de vídeo ao vivo, dentre outros.
Se alguém que você segue se envolveu com um post de uma página que você também segue, o Instagram pode assumir que você está interessado na publicação e incluí-la no seu feed. Um porta-voz do Instagram disse ao Business Insider que o ranking dos posts não é um concurso de popularidade. Ou seja, posts com baixo envolvimento, mas que são mais relevantes para você, ainda podem aparecer na parte superior do seu feed.
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2. Relevância: os gêneros de conteúdo que você está interessado e com os quais interage
Quando o algorítmico de timeline foi anunciado, o Instagram mencionou que ele iria mostrar aos usuários conteúdos nos quais provavelmente estariam mais interessados. A ordem das fotos e dos vídeos no feed passou a ser baseada na probabilidade de as pessoas estarem interessadas no conteúdo, no relacionamento com a pessoa que postou e na oportunidade do post.
Isso implica que o conteúdo que é relevante para seus interesses provavelmente ficará mais alto no seu feed. Mas, como o Instagram sabe seus interesses? Uma maneira pode ser olhar para os gêneros de conteúdo (por exemplo, viagens, alimentos, moda, esportes, etc.) com o qual você já interagiu no passado.
Com o nível de tecnologias de reconhecimento de fotos disponível agora, é possível que o algoritmo do Instagram categorize postagens em gêneros simples, como viagens, comida, moda e muito mais, e, possivelmente até gêneros mais sofisticados. O algoritmo também pode olhar para as hashtags usadas, por exemplo.
Se há um determinado gênero de conteúdo que você se envolve com mais frequência (por exemplo, se você curte muitas fotos de alimentos), o Instagram pode classificar o conteúdo desse gênero (alimentos, restaurantes, refeições, etc.) mais alto no seu feed.
3. Relacionamentos: as contas com as quais você interage regularmente
Em seu segundo anúncio sobre o novo feed, o Instagram afirmou que não importa quantas contas você segue, você deve ver as postagens mais recentes dos seus melhores amigos antes. Assim como o Facebook, o Instagram não quer que você perca posts importantes de seus amigos. Por isso, o conteúdo de seus “melhores amigos” provavelmente se classificará mais alto no seu feed.
Como o Instagram é propriedade do Facebook, ele pode usar dados do Facebook para determinar seus relacionamentos (família, amigos, colegas de escola, de trabalho, etc.). Além disso, o algoritmo do Instagram estuda suas interações passadas para determinar quem são seus “melhores amigos”.
Embora esses possam não ser os critérios exatos utilizados pelo algoritmo do Instagram, eles nos dão uma dica do que a plataforma provavelmente considera mais importante ao selecionar as contas com as quais você frequentemente interage, como de pessoas com quem você se preocupa, classificando-as mais alto em seu feed.
4. Oportunidade: até que ponto os posts são recentes
A ordem das fotos e dos vídeos em seu feed é baseada na probabilidade de você estar interessado no conteúdo, no relacionamento com a pessoa que posta e na oportunidade do post. O Instagram quer mostrar os posts que são mais recentes e, consequentemente, mais relevantes.
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Algo da semana passada pode não interessá-lo tanto quanto algo de uma hora atrás, de modo que o Instagram provavelmente irá mostrar-lhe postagens mais recentes, em vez de posts de alguns dias ou semanas, mesmo que o post mais antigo tenha recebido muito engajamento. Isso significa que postagens recentes ainda se classificam mais alto no feed e que o tempo ainda é relevante.
Nesse sentido, parece que o algoritmo do Instagram reordena apenas os novos posts entre sua visita atual e sua última visita. Se isso for verdade, pode significar que o melhor momento para publicar é quando seus seguidores são mais ativos, pois haveria menos competição. Descobrir esse momento depende do quanto você conhece o seu público.
5. Pesquisas de perfil: as contas que você verifica com frequência
Um porta-voz da plataforma disse ao Business Insider que as buscas de perfil são um sinal que o Instagram observa quando classifica posts em seu feed. Ao pesquisar regularmente determinados perfis, isso provavelmente indica que você está interessado nas postagens da conta e pode não as ter visto no seu feed.
O Instagram pode, então, classificar as postagens desses perfis melhor no seu feed, para que você não precise procurar por ele para ver os posts, melhorando sua experiência. Com o novo algoritmo, a tendência é que o número de pesquisas caia, pois isso significa que as pessoas estão vendo os posts que interessam sem ter que procurar por seus perfis favoritos.
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6. Ações diretas: postagens você está compartilhando
De acordo com o artigo do Business Insider, ações diretas através do Instagram também são um sinal que levam a entender melhor os interesses dos usuários. Compartilhar um post mostra que você provavelmente está interessado em outros posts da mesma conta e o algoritmo do Instagram consideraria isso ao classificar publicações em seu feed.
Além disso, parece que o Instagram também consideraria as pessoas com quem você compartilhou o post. Relacionamentos e o ato de compartilhar um post com outra pessoa informa à plataforma que você, de certa forma, se preocupa com ela, o que leva o Instagram a classificar seus posts mais alto no feed.
7. Tempo gasto: a duração de exibição de uma postagem
É possível que o algoritmo de alimentação do Instagram compartilhe algumas semelhanças com o algoritmo do feed de notícias do Facebook, uma vez que o objetivo de ambos é mostrar aos usuários os posts que mais lhe interessam.
O Facebook descobriu que, se as pessoas gastam muito mais tempo em uma determinada história no feed de notícias do que na maioria das outras histórias, esse é um bom sinal de que o conteúdo é relevante para elas, mesmo que eles não tenham interagido diretamente com ele.
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Se esse fator for incluído no algoritmo do Instagram, quando você gastar mais tempo em uma postagem, a plataforma exibirá mais postagens semelhantes a essa no topo do seu feed. Embora não haja confirmação sobre esse fator, não seria surpreendente se o Instagram o incluísse em seu algoritmo.
8. Outros
Há, provavelmente, um monte de outros sinais que o algoritmo do Instagram considera. Ele muda constantemente para oferecer aos usuários a melhor experiência possível. Se você usa frequentemente um determinado aplicativo, por exemplo, você pode acabar recebendo mais publicações desse desenvolvedor. Uma hashtag muito utilizada também pode ajudar a colocar posts no topo do seu feed.
Por que tentar entender como funciona o novo algoritmo do Instagram é importante para os profissionais de marketing? Ora, à medida que o número de usuários no Instagram aumenta, o número de publicações também aumentará. E ao colocar na frente os posts de pessoas, os de marcas e empresas aparecerão cada vez menos, levando a queda do alcance orgânico.
A realidade é que as pessoas geralmente não veem todos os novos posts quando visitam Instagram. Um estudo do próprio Instagram constatou que, em média, os usuários perdem 70% do que é publicado quando os posts são organizados em ordem cronológica inversa.
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Mas, desde que você esteja criando conteúdo envolvente, relevante e oportuno, o algoritmo é realmente uma vantagem para você. Ele ajudará a levar o seu conteúdo para mais seguidores do que quando os posts são dispostos em ordem cronológica.
Além disso, sem esse algoritmo, a melhor maneira para obter a atenção dos seus seguidores no Instagram seria postando muitas vezes ao dia. Se a maioria das marcas seguir esta estratégia, o número de posts no Instagram aumentaria dramaticamente. Assim, o alcance orgânico de cada um deles cairia proporcionalmente, mesmo se o material fosse de qualidade.
Com esse algoritmo, as marcas são encorajadas a publicar apenas o seu melhor conteúdo, deixando por conta da qualidade do material o fator para determinar o seu alcance. Marcas com os melhores conteúdos globais se destacarão mais facilmente agora do que sem o algoritmo.