Alcance e impressão: qual é a diferença

Muitas empresas buscam as mídias sociais para construir seus negócios e aumentar a notoriedade da marca tanto on quanto offline. Mas, com tantas métricas diferentes, fica bem difícil decidir o que é mais ou menos importante. Porém, alcance e impressão são métricas que sempre devem ser observadas. Mas qual é a diferença entre elas?

Alcance e impressão: qual é a diferença

Fonte: Freepik

Veja as diferenças entre alcance e impressão

Primeiro, é importante destacar que, ao entrar no universo das mídias sociais, você irá lidar com muitos números. Alguns serão impressionantes e outros um pouco preocupantes. Mas, é importante saber quais métricas que devemos valorizar para não se perder no meio de tantos algarismos. Coloque de lado as métricas de vaidade e concentre-se naquelas que realmente podem ajudar seu negócio a crescer.

Embora pareça que alcance e impressão sejam métricas semelhantes, é essencial conhecer a diferença entre elas. O alcance é o número total de usuários únicos que visualizam seu conteúdo. Isso pode ser um pouco confuso, pois demonstra que nem todos que seguem sua página verão seu conteúdo.

Veja a diferença entre alcance e impressão

Fonte: Freepik

É claro que seria ideal que todos os seus seguidores vissem todo conteúdo que você publica, mas, com os algoritmos sociais em constante mudança, combinados com o tempo gasto pelos usuários nas plataformas, isso normalmente não é o caso. Com apenas uma fração de seus seguidores visualizando seu conteúdo, é através do alcance que você poderá avaliar o número de usuários que realmente o veem.

impressão é o número de vezes que seu conteúdo é realmente exibido no feed de um usuário. Os usuários não precisam se envolver com seu conteúdo para que ele conte como uma impressão. O mesmo conteúdo pode ser exibido várias vezes no feed de um mesmo usuário.

Plano de gestão de mídias sociais

Embora o alcance seja o número de usuários individuais que visualizaram seu conteúdo, as impressões correspondem ao número total de vezes que ele é exibido. Por exemplo, se você vê o mesmo conteúdo em seu feed três vezes, serão contabilizadas três impressões. Em contrapartida, o alcance será de um, tendo em vista que o usuário que viu o conteúdo é um único indivíduo na rede.

Alcance e impressão: entenda as diferenças

Fonte: Freepik

Alcance X impressão

Na maior parte das vezes, o alcance é menor que o número de impressões. Isso porque um único usuário tende a receber a mesma atualização em seu feed várias vezes. Se cinco usuários diferentes vissem uma publicação duas vezes cada, as impressões seriam dez, enquanto o alcance seria cinco.

Um fator importante a ser observado é que você deve se concentrar em seu público-alvo para além dessas métricas. Depois de entender quem são essas pessoas, comece a trabalhar para aumentar seu envolvimento e, consequentemente, essas métricas. Desenvolver um bom trabalho de marketing de conteúdo é muito importante, concentrando sua produção nesse público segmentado como alvo.

Também vale destacar que ter um alcance menor do que impressão não é algo necessariamente ruim. Afinal, ao expor o usuário a um mesmo conteúdo várias vezes, a possibilidade de acioná-lo torna-se maior. O importante é oferecer a ele algo que desperte sua curiosidade. Isso porque, mesmo que ele não clique da primeira vez, é provável que realize essa ação na segunda oferta.

Alcance X impressão

Fonte: Freepik

Alcance e impressão são duas métricas muito importantes quando se trata de mensurar o envolvimento dos usuários. Tanto com seu conteúdo quanto em suas campanhas de mídia social. Elas são frequentemente confundidas, mas de forma alguma significam a mesma coisa. Além disso, podem causar um grande impacto na sua estratégia de mídia social.

Por isso, fique sempre atento a esses números, especialmente quando tiver alguma campanha rodando. Observá-los certamente pode ajudar a encontrar formas não só de melhorar suas peças, mas também de atingir o usuário de forma mais certeira no futuro. Conte com a IMMAagência de marketing na internet, para ajudar na sua gestão de mídias sociais.

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Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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