A sigla SEO vem do inglês, significando search engine optimization, ou, em português, “otimização de mecanismo de busca”. O termo se refere a um conjunto de técnicas voltado para a otimização de conteúdos para torná-los atraentes para o algoritmo do Google, que afeta o rankeamento dos resultados de busca. Por isso, qualquer empresa pode se beneficiar muito se aprender algumas técnicas básicas de SEO. Sendo assim, nesse artigo, separamos algumas das principais para você melhorar a sua posição no Google. Venha com a gente e descubra!

Saiba 5 técnicas básicas de SEO para melhorar sua posição no Google

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5 técnicas básicas de SEO para melhorar sua posição no Google

A primeira coisa que você precisa saber sobre SEO é que é um trabalho complexo e constante. Sendo assim, não basta pegar algumas dicas e achar que já sabe o suficiente sobre o assunto. Na verdade, é preciso usar essas instruções como base e, depois, aprofundar ainda mais o seu conhecimento.

Tendo dito isso, vejamos algumas técnicas básicas que podem apresentar o mundo de SEO para a sua empresa.

Leia aqui: 6 dicas de SEO para o seu site

Escolha bem a sua palavra-chave

Uma das principais técnicas básicas de SEO é aprender a escolher bem a palavra-chave para um conteúdo. Isso porque nem todas as palavras-chave são iguais.

O que isso quer dizer? Bem, podemos dividir as palavras-chave em dois tipos: as palavras head tail e as palavras long tail. Palavras head tail são termos muito gerais e que normalmente tem um largo volume de buscas, como “marketing digital”, por exemplo. Normalmente, quando tentamos pensar em palavras-chave sobre um determinado assunto, as head tail são as primeiras que nos ocorrem, justamente por serem termos muito básicos e óbvios.

Já as palavras long tail tendem a ser mais longas e mais específicas, como, por exemplo, “marketing digital para pequenas empresas”. Essas palavras são menos pesquisadas, mas são as mais indicadas para incluir no seu conteúdo, pois costumam possuir menos concorrência. Isso significa que, usando uma palavra-chave long tail, fica mais fácil fazer com que o seu conteúdo se destaque entre os resultados. Por isso, é importante prestar atenção na hora de fazer essa escolha.

As palavras long tail tendem a ser mais longas e mais específicas

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Otimize a sua URL

Otimizar a URL é uma das técnicas básicas de SEO mais importantes e, no entanto, muitas pessoas não a praticam. Trata-se de transformar a sua URL no que chamamos de “URL amigável”, sem números ou combinações de letras ilegíveis.

Esse tipo de URL torna o seu site mais acessível para o usuário. O ideal, então, é que ela seja simples e não muito longa, sempre incluindo a palavra-chave escolhida para aquela página. Pode parecer um detalhe pequeno, mas faz muita diferença, então nunca se esqueça de otimizar o slug do seu site.

Veja também: Marketing de conteúdo e SEO. Entenda a relação

Produzir conteúdo original

Esse ponto deveria ser básico, mas, mesmo assim, não custa lembrar: jamais publique conteúdo plagiado no seu site. Além de ser antiético, esse tipo de prática pode prejudicar muito o seu SEO, pois o algoritmo do Google consegue detectar quando um post foi copiado de outro lugar.

O algoritmo do Google consegue detectar quando um post foi copiado de outro lugar.

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Aposte no conteúdo visual

O conteúdo visual é muito dinâmico e atraente para os usuários. Sendo assim, ele atrai muitos cliques, o que o algoritmo do Google vê com bons olhos. Por isso, considere a possibilidade de produzir um vídeo em algumas das suas páginas, e nunca se esqueça de incrementar seus textos com imagens.

Contrate uma agência de marketing digital

Ninguém conhece as técnicas básicas de SEO melhor do que profissionais da área. Desse modo, vale a pena contratar uma agência de marketing digital para cuidar da otimização do seu conteúdo. A Agência IMMA possui uma equipe de profissionais qualificados preparados para lidar com as suas demandas. Entre em contato com a gente e faça um orçamento para a sua empresa!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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