Fazer marketing nas redes sociais é uma estratégia na qual a maioria das empresas está apostando atualmente. E não sem motivo: Estima-se que, no mundo todo, 3 bilhões de pessoas utilizam as mídias sociais. Isso significa que usar plataformas de redes sociais pode colocar você em contato com 40% da população mundial. Diante desses números, não é uma surpresa que o marketing nas redes sociais seja um assunto tão comentado hoje em dia. Mas nem tudo que se diz sobre esse assunto é correto. E, às vezes, a desinformação pode causar mais problemas do que a ignorância. Por isso, separamos 5 mitos do marketing nas redes sociais para você ficar atento. E, dessa forma, não cair em nenhuma mentira sobre o assunto. Continue com a leitura para descobrir quais são eles!

5 mitos do marketing nas redes sociais

Fonte: freepik.

Conheça os 5 principais mitos do marketing nas redes sociais

As redes sociais, na prática, são como qualquer outra ferramenta de marketing digital, quando usadas para esse fim. Isso significa que elas requerem uma certa estratégia e planejamento. Ou seja, um nível de estudo sobre seu funcionamento para serem utilizadas da maneira correta.

E não é possível fazer isso se você acaba acreditando em mitos comuns que cercam o assunto na internet. Sendo assim, vamos citar alguns dos principais desses mitos. Além disso, vamos explicar por que eles não representam corretamente o marketing nas redes sociais. Confira!

Mito 1: Você precisa estar presente em todas as mídias sociais

Um dos grandes mitos que cercam a discussão sobre marketing nas redes sociais é que uma empresa precisa ter uma presença em todas as plataformas para ter uma estratégia de sucesso. Isso não poderia estar mais longe da verdade: O ideal é encontrar as redes sociais mais usadas pelo seu público-alvo e investir nas mesmas, para garantir que você está entrando em contato com a sua audiência.

É verdade que, quando você já criou uma presença sólida em alguns canais de comunicação, pode ser uma boa ideia expandir o seu alcance investindo em outros. No entanto, não há necessidade de criar um perfil para a sua marca em literalmente todas as redes sociais. Isso só transforma o seu marketing digital em algo difuso e desorganizado.

Mito 1: Você precisa estar presente em todas as mídias sociais

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Mito 2: As redes sociais só servem para vender

Essa é uma percepção muito fechada do potencial de marketing digital oferecido pelas redes sociais. Na verdade, elas apresentam excelentes oportunidades de se aproximar dos seus consumidores. Você pode pesquisar mais sobre eles e estabelecer uma interação constante, que contribui muito para o processo de fidelização do cliente.

Mito 3: A sua linguagem deve ser profissional e robótica

Embora o profissionalismo seja importante, as redes sociais são espaços descontraídos, e, portanto, o ideal é usá-las para mostrar um lado mais humano da sua empresa. Você pode inclusive aproveitar essas ferramentas para estabelecer uma personalidade e um tom de voz para a sua marca, o que ajuda ela a se destacar no mercado.

Mito 4: Não vale a pena promover as suas postagens

Às vezes, ganhar visibilidade nas redes sociais pode ser bem difícil. Por isso, promover uma ou duas postagens pode ser uma excelente ideia. Plataformas como o Facebook e o Instagram permitem inclusive que você selecione o tipo de usuário que deve ver aquela publicação, permitindo um marketing mais direcionado e eficiente.

Mito 4: Não vale a pena promover as suas postagens

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Mito 5: Qualquer um pode administrar as redes sociais de uma marca

Talvez esse seja um dos mitos do marketing nas redes sociais mais perigosos. A ideia de que qualquer um pode administrar as redes sociais de uma marca ignora que essa é uma atividade delicada que pode afetar profundamente a imagem da sua empresa, e que, portanto, deve ser deixada nas mãos de profissionais, como, por exemplo, a equipe da Agência IMMA. Para obter mais informações, entre em contato e faça um orçamento!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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