O Google processa mais de 40.000 buscas por segundo todos os dias. Isso representa um volume imenso de usuários que recorrem à ferramenta sempre que precisam resolver um problema, esclarecer uma dúvida ou encontrar uma recomendação. Para um empresário, esse é um público imenso em potencial, que pode ser levado a clicar no seu site se ele estiver na posição correta. Mas como conseguir isso? Pensando nessa questão, separamos esse artigo com 5 maneiras de ficar bem posicionado no Google. Confira!
Escolha as palavras-chave certas
Palavras-chave são os termos que você digita na barra de pesquisa do Google quando vai fazer uma busca. E uma boa forma de ficar bem posicionado nos resultados é escolher bem as palavras-chave do seu conteúdo.
Isso significa que você deve dar preferência para as palavras-chave long tail, ou seja, palavras-chave mais específicas. Ao invés de escolher uma palavra-chave como “podcast”, por exemplo, você deve então optar por algo mais direcionado, como “equipamentos que você precisa para gravar um podcast”.
Pode parecer uma mudança pequena, mas os resultados de uma boa escolha de palavra-chave não podem ser subestimados. Afinal, palavras-chave mais específicas têm menos concorrência, o que significa que seu conteúdo pode se destacar muito mais facilmente usando uma delas.
Otimize a URL da sua página
Muita gente não sabe, mas a estrutura da sua URL também influencia no seu posicionamento nos resultados do Google. Isso porque “URLs amigáveis”, ou seja, URLs mais simples e fáceis de ler agradam ao algoritmo.
Por conta disso, procure otimizar a sua URL, tornando-a legível, sem números ou combinações de letras aleatórias. Com um título simples e incluindo sempre uma palavra-chave, fica fácil criar uma URL otimizada.
Inclua links externos relevantes
Links externos são links que direcionam o usuário para uma página que não é a sua. Eles são muito positivos para o rankeamento do seu site, pois fazem o Google ver que a sua página se dá o trabalho de oferecer links relevantes para o usuário.
Mas atenção: o ponto da relevância, aqui, é crucial. Encher a sua página de links externos sem relação com o seu conteúdo é muito prejudicial para o SEO do seu site. Por isso, não exagere.
Tenha um design responsivo
O design responsivo é um design que garante que o seu conteúdo tenha a mesma performance em qualquer dispositivo. Desse modo, seu site funciona bem mesmo que o usuário acesse-o com um tablet ou celular.
Para o Google, esse é um grande fator de rankeamento, pois um design responsivo é essencial para uma boa experiência do usuário. Além disso, você também acaba alcançando um público muito maior, abarcando também usuários de dispositivos móveis.
Use um anúncio pago
Um anúncio pago é uma forma boa de ficar bem posicionado no Google em pouco tempo. Usando uma campanha de links patrocinados, por exemplo, você garante que o seu site ganhe uma posição privilegiada nas páginas de resultados, ainda que por um período limitado.
Essa é uma ótima maneira de gerar mais tráfego em uma janela de tempo menor. No entanto, como é um investimento pago, é preciso utilizar essa ferramenta com cautela, sempre com um planejamento anterior detalhado.
Conheça mais maneiras de ficar bem posicionado no Google
Agora que você já conhece algumas maneiras de ficar bem posicionado no Google, é hora de saber mais sobre o assunto e colocar algumas dessas estratégias em prática. E a melhor forma de fazer isso é contratando uma agência de marketing digital, como a Agência IMMA. Dessa forma, você pode aplicar diversas táticas de otimização. Quer saber mais? Entre em contato com a empresa e faça um orçamento para a sua marca!