Estar presente no Facebook é uma possibilidade atraente para qualquer empresário. Afinal, com mais de 127 milhões de usuários mensais só no Brasil, a plataforma oferece acesso a um público gigante, que pode facilmente ser convertido em mais vendas e clientes para a sua marca. Contudo, como toda a ferramenta, o Facebook deve ser usado corretamente para gerar resultados positivos. Do contrário, ele pode fazer mais mal do que bem. Sendo assim, pensando nisso, separamos, neste artigo, 5 erros para evitar na sua página de Facebook. Continue lendo para descobrir quais são eles!
Conheça os 5 erros para evitar na sua página de Facebook
Criar uma página de Facebook para uma empresa é a mesma coisa que criar um perfil pessoal nessa plataforma: Certo ou errado?
Se você respondeu “certo”, ainda tem muito o que aprender. Na verdade, gerenciar as redes sociais de uma empresa é muito diferente de administrar um perfil pessoal.
Mas por quê? Será que isso significa que gerir a página de Facebook de uma empresa requer sempre um tom mais sério e formal? Não. É perfeitamente possível aderir uma linguagem informal e divertida para a sua marca. O que realmente separa um perfil pessoal no Facebook de uma página profissional é a questão do planejamento.
Isso porque um perfil pessoal é, acima de tudo, um perfil espontâneo, em que você compartilha coisas sem uma estratégia em mente. Já na página de Facebook da sua empresa, o planejamento é essencial. Por conta disso, um dos principais erros para evitar na sua página de Facebook é…
Não ter uma estratégia de mídias sociais
As mídias sociais são ferramentas para negócios. Desse modo, é essencial que você as veja com seriedade e planeje com cuidado que tipo de estratégia você quer adotar nelas. Você deve entender bem qual é a imagem que você quer passar e trabalhar em função disso, tendo sempre o seu público-alvo em mente.
Ignorar comentários nas suas publicações
Um usuário que comenta em alguma das suas publicações provavelmente não comentará de novo se não receber uma resposta. Afinal, ninguém gosta de sentir que está sendo ignorado ou falando sozinho. Por isso, sempre responda e reaja aos comentários. Com isso, você estimula o engajamento com os seus seguidores, e vai, aos poucos, construindo um relacionamento com quem acompanha a sua página. A longo prazo, essa é uma ótima estratégia para a fidelização de clientes.
Fazer publicações sem imagens
O conteúdo visual tem uma performance muito melhor no Facebook do que o conteúdo escrito. Isso não significa que você pode esquecer da legenda, mas significa que é crucial fazer publicações acompanhadas por imagens de alta qualidade e que sejam coerentes com a identidade visual da sua marca.
Postar sem senso de timing
Sabe quando algum colega seu conta uma piada sem graça e ninguém ri, gerando um clima desconfortável? É assim que fica a impressão da sua marca se você posta, por exemplo, uma referência a um meme antigo demais.
Isso porque o timing é fundamental para fazer postagens de sucesso no Facebook. É preciso, então, que você fique atento para entender quais assuntos realmente estão em alta antes de fazer uma referência que pode cair mal.
Gerenciar a sua página sem o auxílio de um profissional de marketing
Um dos principais erros para evitar na sua página de Facebook que podemos citar é não procurar o auxílio de uma empresa da área para gerenciar as suas redes sociais, como a Agência IMMA. Desse modo, você evita falhas comuns e garante uma performance positiva. Quer saber mais? Entre em contato e faça já um orçamento para a sua marca!