Não importa se você é um empreendedor iniciante ou dono de uma empresa de sucesso: a comunicação com os clientes é um ponto crucial para o sucesso de qualquer negócio. E, se a sua marca está falhando nesse departamento, é preciso parar e reavaliar as suas estratégias. Para ajudar você nisso, separamos esse artigo com 5 dicas para se comunicar melhor com os seus clientes. Continue lendo para saber mais!
5 dicas para se comunicar melhor com os seus clientes
Você sabia que 86% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por uma boa experiência como clientes? Esse dado foi fornecido em uma pesquisa realizada pela PricewaterhouseCoopers. E, ele é um indicativo da importância que o relacionamento com o cliente tem na perpetuação do sucesso de uma marca.
Isso porque manter um cliente antigo é mais fácil do que atrair um cliente novo. Da mesma forma que arranjar clientes fiéis é essencial para garantir a estabilidade da sua empresa. E, para fazer isso, é preciso que você cultive um relacionamento com os seus clientes, fazendo com que eles criem uma afeição pela sua marca e passem a dar preferência para os seus serviços sempre que necessário.
Mas como se comunicar melhor com os seus clientes? Para isso, existem algumas atitudes que podem fazer toda a diferença nesse processo.
Tenha possibilidades para comunicação no seu site
Caso você ainda não tenha um site, é indispensável a criação de um. Dessa forma, o cliente pode conhecer a sua empresa através do seu site e saber mais sobre os seus serviços. E aí, o ideal é que ele facilmente encontre uma seção de “fale conosco” com diferentes opções de contato. Isso mostra que a sua marca se preocupa em ser acessível, e aumenta as chances do cliente realmente entrar em contato para saber mais sobre alguma questão.
Outra página bem útil para incluir no site da sua empresa é um FAQ, ou “frequently asked questions” (em português, “perguntas mais frequentes”). Nela, você pode incluir as perguntas mais comuns que você costuma receber sobre a sua empresa. Desse modo, a comunicação fica ainda mais ágil e o cliente não precisa se dar o trabalho de entrar em contato diretamente com a marca para solucionar suas dúvidas.
Ofereça formulários de opinião para o cliente
É importante que o cliente sinta que a sua empresa tem interesse na opinião dele a respeito dos seus serviços. Para isso, você pode disponibilizar um formulário de opinião para ser preenchido após a compra ou realização de um serviço. Nele, o cliente terá espaço para se expressar e, como consequência, sentirá que a marca se preocupa com ele e com as suas necessidades.
Esteja presente nas redes sociais
Uma das melhores dicas para se comunicar melhor com os seus clientes que você pode seguir é marcar presença nas redes sociais. Afinal, com isso, você ganha acesso a um público imenso e consegue muitas oportunidades de interagir com os seus clientes. Desse modo, você pode, aos poucos, ir criando um relacionamento afetivo entre o consumidor e a marca.
Cuide do seu atendimento direto
Pode parecer óbvio, mas a diferença no tratamento do cliente na hora do atendimento direto é muito importante para a formação de uma boa experiência. Sendo assim, trate seus clientes como indivíduos, chamando-os pelo nome e mostrando compreensão do que eles precisarem. Ser gentil e educado pode ter excelentes resultados a longo prazo.
Contrate uma agência de marketing digital
Uma agência de marketing digital conhece todas as dicas para se comunicar melhor com os seus clientes que você pode precisar. Por isso, vale a pena contar com uma empresa qualificada, como a Agência IMMA, para ajudar na comunicação com o seu público. Quer saber mais? Entre em contato e faça um orçamento!