Uma das dicas para produzir conteúdos nas redes sociais é criar presença nas redes sociais. Atualmente, é uma estratégia considerada extremamente importante no marketing digital.
Afinal, são mais 3.5 bilhões de usuários presentes nesses espaços, correspondendo a quase metade do planeta. Esse é um público grande demais para a sua marca abrir mão dele. Mas não basta estar presente nas mídias sociais: é preciso também se manter relevante dentro delas, com postagens regulares. Por isso, separamos 5 dicas para produzir conteúdos nas redes sociais que vão alavancar a presença online da sua empresa. Confira!
5 dicas para produzir conteúdos nas redes sociais
O marketing de conteúdo é uma forma de marketing digital que foca na produção de conteúdo informativo e de qualidade para atrair o usuário até a sua marca. Com isso, você dá ao usuário informações úteis, fazendo com que ele crie afeição e respeito pela sua empresa.
As redes sociais são um prato cheio para o marketing de conteúdo. São muitas opções de postagem e compartilhamento, e, usadas da maneira correta, elas podem dar o impulso que a sua marca precisa para crescer na internet.
Mas, para isso, você precisa produzir conteúdos eficientes. Sendo assim, vejamos algumas dicas que ajudarão muito nessa tarefa.
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Pense nas características de cada plataforma
Cada gestão de rede social é diferente, e, por isso, requer conteúdos diferenciados, adequados às características de cada plataforma.
Em um espaço como o Facebook ou o LinkedIn, por exemplo, um texto denso pode ter muitos compartilhamentos. Já em uma plataforma como o Twitter, onde o limite de caracteres garante uma comunicação breve, requer uma abordagem mais direta e sucinta.
Diante disso, antes de criar o seu conteúdo, você deve entender a plataforma em questão. Somente com isso você poderá entender bem que tipo de conteúdo vai fazer sucesso em qual espaço e, com isso, dar início ao seu processo de produção.
Conte com elementos visuais
O conteúdo visual recebe mais engajamento nas mídias sociais. Vídeos e imagens, por exemplo, são muito eficientes para complementar um texto.
Por conta disso, é uma boa ideia investir em um trabalho cuidadoso de design gráfico para produzir conteúdos nas redes sociais com a comunicação visual da sua empresa. Desse modo, você pode compartilhar conteúdo que tenha a ver com a identidade visual da sua marca, o que dá consistência à sua produção. Isso é sempre muito positivo aos olhos do cliente, que passa a ver a sua marca como única, destacando-a no mercado.
Monitore as métricas
Acompanhar as métricas das suas redes sociais é fundamental para entender o desempenho da sua estratégia de conteúdo. Somente assim você poderá saber no que está errando e no que está acertando. Garanta, então, um acompanhamento constante desses dados.
Preste atenção no que está acontecendo
É sempre bom produzir conteúdos nas redes sociais que referenciem acontecimentos correntes de alguma forma. Piadas e referências a um meme, por exemplo, fazem muito sucesso com os usuários e passam uma impressão descontraída da sua marca.
No entanto, é importante lembrar que esse tipo de postagem deve ser feita com cuidado e tato. Primeiro porque o timing é essencial para garantir que a piada funcione, e segundo porque você não quer arriscar brincar com um assunto muito controverso e acabar ofendendo o público. Sendo assim, é preciso ter cautela.
Terceirize a gestão das suas mídias sociais
Às vezes, mesmo com todas as dicas para produzir conteúdos nas redes sociais do mundo, a melhor opção é deixar isso nas mãos de quem é especialista no assunto. Desse modo, você garante conteúdo de qualidade para a sua marca sem precisar perder tempo com o processo de criação.
A Agência IMMA, por exemplo, é uma agência especializada em marketing digital e oferece os serviços de produção de conteúdo e gestão de mídias sociais. Entre em contato com a empresa e faça o seu orçamento!