Você já sabe que o Instagram é uma rede social muito voltada para o elemento visual. Afinal, toda a interação que ocorre nele se dá através do compartilhamento de fotos ou vídeos. Mas você sabia que as legendas do Instagram também podem ser muito importantes para o desempenho das publicações? Na verdade, elas podem ser cruciais para aumentar os seus níveis de engajamento. Por isso, fizemos esse artigo com 5 dicas para escrever legendas no Instagram. Confira!

As legendas podem ser cruciais para aumentar os seus níveis de engajamento

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5 dicas para escrever legendas no Instagram

A primeira coisa que você precisa entender para escrever boas legendas para o Instagram da sua marca é que o Instagram estabelece algumas regras para a redação dessas legendas. Uma delas é o limite de caracteres, que não pode ultrapassar 2.200. Existe também um limite de hashtags que você pode usar em uma publicação: o número não pode passar de 30.

Com isso em mente, como escrever legendas no Instagram que estimulem a interação dos seus seguidores? Vejamos algumas dicas que podem ser cruciais para ajudar você a atingir esse objetivo.

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Saiba para quem você está falando

Essa talvez seja uma das principais dicas para escrever legendas no Instagram que podemos citar. E, a princípio, pode parecer algo óbvio: ao escrever uma legenda no Instagram, você está falando com os seus seguidores, certo?

Sim e não. É importante lembrar que, ao fazer uma publicação no seu Instagram, você não está apenas falando com os usuários que seguem o seu perfil atualmente, mas sim com o seu público-alvo como um todo. Afinal, se você busca ganhar mais seguidores, é necessário criar as suas legendas pensando não só em agradar os seus seguidores atuais, mas também em atrair novos usuários.

E a melhor forma de atrair alguém é conhecendo o que essa pessoa gosta ou precisa. Para isso, você precisa traçar um perfil para saber quem é o seu público-alvo. Sendo assim, crie uma persona de marketing e descubra seu gênero, sua idade, sua localização, etc.

Tudo isso vai ser importante na hora de decidir como escrever a sua legenda. Isso porque públicos diferentes requerem linguagens diferentes. Se você é uma marca que tem um público-alvo mais jovem, por exemplo, é uma boa ideia adotar uma linguagem descontraída, informal, adotando até algumas gírias ou referências a memes. Por outro lado, se a ideia é passar uma imagem mais séria, esse tipo de linguagem já não funciona tão bem.

Portanto, descubra para quem você está falando antes de começar a escrever. Só então você vai saber que linguagem adotar.

A melhor forma de atrair alguém é conhecendo o que essa pessoa gosta

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Revise seu texto

Erros ortográficos ou de gramática são péssimos e passam uma imagem muito desleixada da sua empresa. Por isso, procure sempre revisar suas legendas antes de publicá-las, para garantir que estejam escritas de acordo com a norma culta.

Faça uma pergunta

Fazer uma pergunta para os seus seguidores na legenda é uma ótima maneira de estimular a interação na postagem. Desse modo, incentive os seus seguidores a falarem com você, compartilharem experiências, etc. Tudo isso aumenta o seu número de comentários.

Incentive os seus seguidores a falarem com você

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Use parágrafos curtos

Parágrafos muito longos formam blocos de texto imensos que são muito cansativos de ler. É melhor, então, optar por parágrafos mais curtos, com as ideias distribuídas de maneira mais ampla. Assim, as chances do usuário se sentir mais inclinado a ler seu texto até o final aumentam consideravelmente.

Contrate um profissional

Profissionais de mídias sociais são as melhores pessoas para escrever legendas para o seu Instagram. Sendo assim, você pode considerar a possibilidade de contratar esse tipo de serviço. A Agência IMMA, por exemplo, tem especialistas qualificados preparados para atender todas as suas demandas. Entre em contato e faça o seu orçamento!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai dos filhos Júlia e Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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