Você já sabe que o Instagram é uma rede social muito voltada para o elemento visual. Afinal, toda a interação que ocorre nele se dá através do compartilhamento de fotos ou vídeos. Mas você sabia que as legendas no Instagram também podem ser muito importantes para o desempenho das publicações? Na verdade, elas podem ser cruciais para aumentar os seus níveis de engajamento. Por isso, fizemos esse artigo com 5 dicas para escrever legendas no Instagram. Confira!
5 dicas para escrever legendas no Instagram
A primeira coisa que você precisa entender para escrever boas legendas para o Instagram da sua marca é que o Instagram estabelece algumas regras para a redação dessas legendas. Uma delas é o limite de caracteres, que não pode ultrapassar 2.200. Existe também um limite de hashtags que você pode usar em uma publicação: o número não pode passar de 30.
Com isso em mente, como escrever legendas no Instagram que estimulem a interação dos seus seguidores? Vejamos algumas dicas que podem ser cruciais para ajudar você a atingir esse objetivo.
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Saiba para quem você está falando
Essa talvez seja uma das principais dicas para escrever legendas no Instagram que podemos citar. E, a princípio, pode parecer algo óbvio: ao escrever uma legenda no Instagram, você está falando com os seus seguidores, certo?
Sim e não. É importante lembrar que, ao fazer uma publicação no seu Instagram, você não está apenas falando com os usuários que seguem o seu perfil atualmente, mas sim com o seu público-alvo como um todo. Afinal, se você busca ganhar mais seguidores, é necessário criar as suas legendas pensando não só em agradar os seus seguidores atuais, mas também em atrair novos usuários.
E a melhor forma de atrair alguém é conhecendo o que essa pessoa gosta ou precisa. Para isso, você precisa traçar um perfil para saber quem é o seu público-alvo. Sendo assim, crie uma persona de marketing e descubra seu gênero, sua idade, sua localização, etc.
Tudo isso vai ser importante na hora de decidir como escrever a sua legenda. Isso porque públicos diferentes requerem linguagens diferentes. Se você é uma marca que tem um público-alvo mais jovem, por exemplo, é uma boa ideia adotar uma linguagem descontraída, informal, adotando até algumas gírias ou referências a memes. Por outro lado, se a ideia é passar uma imagem mais séria, esse tipo de linguagem já não funciona tão bem.
Portanto, descubra para quem você está falando antes de começar a escrever. Só então você vai saber que linguagem adotar.
Revise seu texto
Erros ortográficos ou de gramática são péssimos e passam uma imagem muito desleixada da sua empresa. Por isso, procure sempre revisar suas legendas antes de publicá-las, para garantir que estejam escritas de acordo com a norma culta.
Faça uma pergunta
Fazer uma pergunta para os seus seguidores na legenda é uma ótima maneira de estimular a interação na postagem. Desse modo, incentive os seus seguidores a falarem com você, compartilharem experiências, etc. Tudo isso aumenta o seu número de comentários.
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Use parágrafos curtos
Parágrafos muito longos formam blocos de texto imensos que são muito cansativos de ler. É melhor, então, optar por parágrafos mais curtos, com as ideias distribuídas de maneira mais ampla. Assim, as chances do usuário se sentir mais inclinado a ler seu texto até o final aumentam consideravelmente.
Contrate um profissional
Profissionais de mídias sociais são as melhores pessoas para escrever legendas para o seu Instagram. Sendo assim, você pode considerar a possibilidade de contratar uma agência de marketing digital e gestão de mídias sociais como a Agência IMMA, por exemplo. Temos especialistas qualificados preparados para atender todas as suas demandas. Entre em contato e faça o seu orçamento!
Lembre-se de que o Instagram Business é uma forma poderosa de ganhar novos clientes. De acordo com uma pesquisa da Mention, responsável pelo monitoramento de redes sociais, mais de 70% das empresas norte americanas estão na plataforma e 80% deste número afirmam que o engajamento no Instagram é essencial para o sucesso de uma marca.
Por conta do número exorbitante de empresas e potencial de leads que navegam pelas páginas do Instagram, adotar a estratégia correta na abordagem do conteúdo por meio das legendas é fundamental para tornar o lead um consumidor da marca e, futuramente, torná-lo fiel ao seu produto.
Neste caso, entra o papel de um bom planejamento de comunicação e aplicação do marketing de conteúdo. Apesar das dicas mencionadas acima, que são valiosas, é bom lembrar o planejamento não é como uma receita de bolo que se aplica da mesma forma em todas as ocasiões. Tudo depende especialmente da persona que você está lidando e de qual tipo de produto está sendo divulgado pela sua marca em determinado post.
Para isso, é preciso fazer um trabalho de autoconhecimento e de conhecimento do público que você está lidando. O planejamento de comunicação é inteiramente situacional e saber identificar as alterações marcadas em cada situação é uma habilidade fundamental para quem trabalha na área de Comunicação e Planejamento Estratégico.
Outro dado interessante sobre legendas no Instagram é que, desde que os emojis entre IOS e Android se tornaram compatíveis, aproximadamente 50% do espaço destinado para texto na plataforma contém emojis. A ideia é comunicar o máximo com cada vez menos palavras, já que poucos param para ler textos enormes e sem pausa em redes sociais.
E este é mais um desafio para os comunicadores de plantão. Como transmitir meu conteúdo com poucas palavras. O objetivo é ser preciso e objetivo e no Instagram a regra é a mesma. Já que a rede social é basicamente feita por imagens, ler textos enormes não é prioridade por parte do público e, se estiver com muitos caracteres, tem grande chance de ser ignorado pelo internauta.
Para evitar isso, tente ser preciso, ágil e passar o máximo de informações usando menos espaço. Menos é mais, esse é um velho conselho nesses casos.