Como empresário, é essencial que você seja produtivo para fazer a sua empresa crescer. Mas às vezes há muitas distrações ou obstáculos em um dia de trabalho, e, no final, percebemos que não fizemos tanto como gostaríamos de ter feito. Pensando nisso, nesse texto, separamos 5 dicas para aumentar a sua produtividade. Confira!

5 dicas para aumentar o tráfego do site da sua pequena empresa

Marketing digital

Comece pelas tarefas mais difíceis

Com certeza, na sua lista de tarefas, algumas serão mais fáceis e outras mais complexas. Faça as tarefas mais difíceis primeiro. No começo do dia, você não está cansado, está com a cabeça fresca e pronto para encarar um afazer mais complicado. Logo, esse é o momento ideal para começar pelo que você menos quer fazer.

Pode parecer tentador fazer o contrário e começar pelas tarefas fáceis , deixando as mais difíceis para depois. No entanto, se você procrastina fazer alguma coisa, as chances de você não consegui-la fazer a tempo são maiores. Por isso, é melhor encarar de vez a dificuldade, para poder, depois, prosseguir para tarefas mais tranquilas.

Leia também: SEO para pequenas empresas

Uma das melhores dicas para aumentar a sua produtividade é usar ferramentas específicas

Existem muitas ferramentas voltadas especificamente para aumentar a sua produtividade e ajudar você a focar em uma tarefa. O Google Now, por exemplo, é uma ferramenta que realiza diversas tarefas através do comando de voz, o que permite que você faça mais de uma coisa ao mesmo tempo.

Outro bom aplicativo é o Forest, aplicativo feito para ajudar no foco. Nele, você planta uma árvore e coloca um tempo para ela crescer, como, por exemplo, meia hora. Durante essa meia hora, você só pode usar o celular ou o desktop para acessar sites permitidos pelo Forest. Se você tentar fazer outra coisa, a árvore morre. Desse modo, o aplicativo evita a procrastinação e mantém você focado na tarefa em questão.

Um bom aplicativo é o Forest, feito para ajudar no foco.

Fonte: Freepik

Tenha uma boa rotina de sono

Dormir bem é essencial para manter uma boa produtividade. Quando você está com sono, seu corpo e seu cérebro não funcionam como deveriam, e, por isso, a sua capacidade de produção é afetada. Além disso, seu humor também é prejudicado, o que não ajuda em nada. Por isso, procure ter uma vida com hábitos saudáveis e manter uma rotina de sono estável. Virar a noite fazendo tarefas pode fazer mais mal do que bem.

Saiba mais: Como o SEO pode ajudar a sua empresa

Crie um ambiente de trabalho agradável e organizado

Trabalhar em ambiente com uma alta energia negativa, ou, pior, sujo e desorganizado, pode afetar muito a sua força de vontade e sua capacidade de produção. Por isso, mantenha o seu local de trabalho limpo e organizado.

Sua mesa, por exemplo, deve conter apenas o essencial para a realização das suas tarefas. Procure organizar papéis ao invés de deixá-los espalhados, e evite manter perto coisas que podem gerar muita distração, como o celular (se não for necessário). Além disso, procure criar um ambiente leve, apostando em toques de decoração que tornem a sua área de trabalho mais agradável.

Procure organizar papéis ao invés de deixá-los espalhados

Fonte: Freepik

Terceirize tarefas quando for possível

Às vezes, tentar dar conta de tudo sozinho pode ser muito prejudicial para a sua empresa. Sua marca vai se beneficiar mais se você puder focar apenas nas suas áreas de especialidade, seja elas quais forem. Para o resto, terceirizar serviços é uma boa possibilidade a se considerar.

No caso do marketing digital, por exemplo, muitos empresários se veem perdidos, pois não têm tempo para aprender sobre coisas como SEO ou marketing de conteúdo. Por isso, é interessante pensar em contratar uma agência de marketing digital. A Agência IMMA, por exemplo, atende a empresas de qualquer porte, oferecendo todos os serviços dos quais você precisa para crescer na internet. Entre em contato e faça um orçamento para a sua marca!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai dos filhos Júlia e Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

× Como podemos ajudar?