Como empresário, se você busca ingressar no universo do marketing digital, você com certeza já ouviu falar na importância de ter uma estratégia de SEO. Mesmo assim, muitas pessoas acreditam que SEO é um conjunto de técnicas de grandes companhias, já estabelecidas no mercado. Isso é um grande engano: há muitas formas de fazer SEO para pequenas empresas. Nesse artigo, falaremos sobre algumas delas.
Entendendo o que é SEO
SEO é uma sigla que vem do inglês, significando search engine optimization. Em português, a tradução literal fica “otimização para mecanismo de busca”. Ou seja, o SEO foca em otimizar conteúdos para torná-los mais atraentes para os mecanismos de busca. Especificamente, a maioria das estratégias de SEO contemporâneas foca em agradar o algoritmo de rankeamento do Google.
Esse algoritmo é responsável pela ordenação dos resultados de qualquer coisa pesquisada no Google. Isso significa que ele é o que determina se o seu site ficará na primeira página de resultados de uma busca (o que trará muitos cliques e tráfego de usuários para a sua página) ou se ele ficará na sexta ou na sétima (o que garante que quase ninguém verá o seu conteúdo).
Por conta disso, para empresas que buscam crescer com marketing digital, o SEO é uma ferramenta de fundamental importância. Mas isso vale para qualquer tipo de empresa, afinal, o tráfego que vem das buscas do Google é significativo e pode ser muito lucrativo principalmente para pequenos empresários.
e deve especialmente porque é uma forma de multiplicar o seu alcance sem gastar um centavo. Afinal, para fazer SEO para pequenas empresas, tudo o que você precisa fazer é modificar seu conteúdo, sem precisar investir em qualquer forma de anúncio pago.
Como fazer SEO para pequenas empresas
Há muitas formas de fazer SEO para pequenas empresas. Vejamos, então, alguns passos que podem ajudar você nessa tarefa.
Produza conteúdo
O marketing de conteúdo é uma tática que consiste na produção regular de conteúdo relevante para o seu público-alvo. Então, você pensa em alguma coisa que o seu cliente ideal poderia pesquisar no Google e cria um texto, um podcast ou um vídeo que possa atender aquela busca. Desse modo, você pode atrair novos usuários para o seu site, oferecendo conteúdo informativo que ajude as pessoas de alguma forma.
Crie uma conta no Google My Business
O Google My Business é essencial para tornar mais fácil para os usuários encontrarem o seu site. Ele é uma ferramenta gratuita para gerenciar a sua presença no Google, deixando disponíveis informações que possam ser relevantes para o funcionamento do seu negócio, como o endereço da sua empresa, por exemplo. Essa também é uma boa estratégia de SEO local, pois deixa o seu site muito mais acessível para usuários que estejam na sua área geográfica.
Tenha um site que carregue rápido
O algoritmo do Google foca muito na experiência do usuário. Isso significa que, se ele considerar que os usuários não estão tendo boas experiências no seu site, seu rankeamento será prejudicado. Por isso, é importante que você pense em como fazer o seu site carregar mais rápido. Desse modo, as pessoas poderão navegar no seu site com mais facilidade.
Contrate uma agência de marketing digital
Uma agência de marketing digital é uma ótima opção para fazer SEO para pequenas empresas. A Agência IMMA, por exemplo, realiza serviços de otimização de sites para empresas de qualquer porte, sempre buscando melhorar o posicionamento da sua marca no Google. Estamos sempre atentos a qualquer mudança no algoritmo para garantir uma otimização atualizada e efetiva. Quer saber mais? Entre em contato com a gente e faça o seu orçamento!