Facebook Pixel

SEO para pequenas empresas

Facebook
Twitter
LinkedIn

Como empresário, se você busca ingressar no universo do marketing digital, você com certeza já ouviu falar na importância de ter uma estratégia de SEO. Mesmo assim, muitas pessoas acreditam que SEO é um conjunto de técnicas de grandes companhias, já estabelecidas no mercado. Isso é um grande engano: há muitas formas de fazer SEO para pequenas empresas. Nesse artigo, falaremos sobre algumas delas.

SEO para pequenas empresas
Fonte: freepik.

Entendendo o que é SEO

SEO é uma sigla que vem do inglês, significando search engine optimization. Em português, a tradução literal fica “otimização para mecanismo de busca”. Ou seja, o SEO foca em otimizar conteúdos para torná-los mais atraentes para os mecanismos de busca. Especificamente, a maioria das estratégias de SEO contemporâneas foca em agradar o algoritmo de rankeamento do Google.

Esse algoritmo é responsável pela ordenação dos resultados de qualquer coisa pesquisada no Google. Isso significa que ele é o que determina se o seu site ficará na primeira página de resultados de uma busca (o que trará muitos cliques e tráfego de usuários para a sua página) ou se ele ficará na sexta ou na sétima (o que garante que quase ninguém verá o seu conteúdo).

Por conta disso, para empresas que buscam crescer com marketing digital, o SEO é uma ferramenta de fundamental importância. Mas isso vale para qualquer tipo de empresa, afinal, o tráfego que vem das buscas do Google é significativo e pode ser muito lucrativo principalmente para pequenos empresários.

e deve especialmente porque é uma forma de multiplicar o seu alcance sem gastar um centavo. Afinal, para fazer SEO para pequenas empresas, tudo o que você precisa fazer é modificar seu conteúdo, sem precisar investir em qualquer forma de anúncio pago.

Como fazer SEO para pequenas empresas

Como fazer SEO para pequenas empresas
Fonte: freepik.

Há muitas formas de fazer SEO para pequenas empresas. Vejamos, então, alguns passos que podem ajudar você nessa tarefa.

Produza conteúdo

O marketing de conteúdo é uma tática que consiste na produção regular de conteúdo relevante para o seu público-alvo. Então, você pensa em alguma coisa que o seu cliente ideal poderia pesquisar no Google e cria um texto, um podcast ou um vídeo que possa atender aquela busca. Desse modo, você pode atrair novos usuários para o seu site, oferecendo conteúdo informativo que ajude as pessoas de alguma forma.

Crie uma conta no Google My Business

O Google My Business é essencial para tornar mais fácil para os usuários encontrarem o seu site. Ele é uma ferramenta gratuita para gerenciar a sua presença no Google, deixando disponíveis informações que possam ser relevantes para o funcionamento do seu negócio, como o endereço da sua empresa, por exemplo. Essa também é uma boa estratégia de SEO local, pois deixa o seu site muito mais acessível para usuários que estejam na sua área geográfica.

Tenha um site que carregue rápido

Tenha um site que carregue rápido
Fonte: freepik.

O algoritmo do Google foca muito na experiência do usuário. Isso significa que, se ele considerar que os usuários não estão tendo boas experiências no seu site, seu rankeamento será prejudicado. Por isso, é importante que você pense em como fazer o seu site carregar mais rápido. Desse modo, as pessoas poderão navegar no seu site com mais facilidade.

Contrate uma agência de marketing digital

Uma agência de marketing digital é uma ótima opção para fazer SEO para pequenas empresas. A Agência IMMA, por exemplo, realiza serviços de otimização de sites para empresas de qualquer porte, sempre buscando melhorar o posicionamento da sua marca no Google. Estamos sempre atentos a qualquer mudança no algoritmo para garantir uma otimização atualizada e efetiva. Quer saber mais? Entre em contato com a gente e faça o seu orçamento!

 

Blog

Dicas e novidades sobre Marketing Digital

Site profissional para Escritório de Advocacia: por que ter
Criação de Sites Marketing Digital

Site profissional para Escritório de Advocacia: por que ter

Todo escritório de advocacia precisa de um site: A importância de um site para advogados Os tempos estão mudando e, nos dias atuais, ter uma presença online se tornou essencial...
Saiba mais
Como criar um site profissional em wordpress: Um guia completo
Criação de Sites Marketing Digital

Como criar um site profissional em wordpress: Um guia completo

Quando se fala em botar a mão na massa para criar seu site no WordPress, tem gente que acha que é como montar um quebra-cabeça sem olhar a caixa. Mas...
Saiba mais
Monitoramento de Mídias Sociais: Guia Completo para Empresas em 2024
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital Otimização de Sites (SEO)

Monitoramento de Mídias Sociais: Guia Completo para Empresas em 2024

Desvende o Poder das Mídias Sociais Em um cenário digital cada vez mais competitivo, o monitoramento de mídias sociais se tornou uma ferramenta crucial para empresas que desejam se destacar...
Saiba mais
5 plugins de SEO em WordPress que otimizam seu site no Google
Marketing Digital Otimização de Sites (SEO)

5 plugins de SEO em WordPress que otimizam seu site no Google

Enfrentando os desafios de SEO do seu site que está em WordPress? O processo de otimizar o seu site para os motores de busca pode ser complicado, especialmente na plataforma...
Saiba mais
Dominando o YouTube: O Guia Definitivo para Empresas Vencerem com Vídeos
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital

Dominando o YouTube: O Guia Definitivo para Empresas Vencerem com Vídeos

Como criar um canal no Youtube para empresas: Guia abrangente para ter sucesso com vídeos. Cansado de sentir que sua empresa não é vista no YouTube? Pense em ter um...
Saiba mais
Criação de site em WordPress: Guia Completo para 2024
Criação de Sites Marketing Digital

Criação de site em WordPress: Guia Completo para 2024

A criação de um site em WordPress em 2024 representa uma abordagem poderosa para estabelecer uma presença digital sólida e acessível. Como a principal plataforma de gerenciamento de conteúdo, o...
Saiba mais
Google Ads para Empresas: Tudo sobre Como Vencer a Concorrência
Google Ads Marketing Digital

Google Ads para Empresas: Tudo sobre Como Vencer a Concorrência

O mercado digital de qualquer negócio está se tornando cada vez mais saturado com concorrentes tentando ganhar uma fatia do bolo. Nessa tremenda concorrência, o Google Ads destaca-se como uma...
Saiba mais
Como a IA pode ajudar a criar posts?
Gestão de Mídias Sociais Marketing de Conteúdo Otimização de Sites (SEO)

Como a IA pode ajudar a criar posts?

A inteligência artificial (IA ou AI) pode ser uma excelente parceira para os criadores de conteúdo mundo afora. Descubra as vantagens de utilizá-la no dia a dia e conheça 4...
Saiba mais
Gestão de mídias sociais: estratégias e ferramentas para seu negócio
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital

Gestão de mídias sociais: estratégias e ferramentas para seu negócio

A gestão de redes sociais tornou-se um pilar essencial para o sucesso dos negócios na era digital. Com uma abordagem estratégica, as empresas podem aproveitar o poder dessas plataformas para...
Saiba mais
Open chat
1
Olá 👋
Como podemos ajudar?