Existem inúmeras razões de uma empresa perder tempo com mídias sociais. As mídias sociais não são o futuro da comunicação: elas são o presente! Estar fora das redes sociais pode ser uma grande perda para qualquer empresa. Porém, usá-las de forma equivocada pode ser ainda pior e causar prejuízos.
Embora muitas empresas tenham decidido investir em mídia social para marketing, também há empresas que não veem sentido em gastar tempo e dinheiro com isso.
1) Eles não sabem como quantificar seu ROI
2) Eles não têm certeza do valor real do marketing de mídia social
3) Eles acham que não precisam porque têm uma loja física
4) Em vez disso, eles estão investindo em outros canais de marketing
O marketing para mídia social (social media marketing) precisa ser bem planejado, assim como qualquer outra estratégia de marketing digital. Diversas empresas têm investido muito tempo e dinheiro nessas plataformas, mas sem verificar se seu público-alvo faz parte delas de forma ativa.
O problema de investir em redes sociais sem saber realmente o que está sendo feito é que, no final, acaba-se verificando que não ocorreu um retorno satisfatório sobre seu investimento. Isso pode fazer com que a empresa perca completamente a vontade de investir.
Felizmente, hoje, a maioria das empresas sabe que a mídia social é um canal de marketing necessário e que merece atenção. Mas o que muitos não percebem é que o marketing em mídias sociais não pode fazer tudo: ele é apenas uma parte do marketing digital.
Confira 4 razões de uma empresa perder tempo com mídias sociais
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Você está em muitas redes sociais
Em quantas redes de mídia social o seu negócio está? Quantas horas do seu dia de trabalho você precisa investir nessas redes? Se você não tem uma agência de marketing digital atendendo suas contas nas redes sociais e auxiliando sua empresa, talvez seja a hora de ter.
Vamos dizer que você começou com um perfil no Twitter, compartilhando conteúdo diário e divertido, retuitando clientes e respondendo comentários. Daí você criou uma página para a empresa no Facebook, duplicando a quantidade de menções e criando todo o conteúdo necessário para atender a demanda.
Com essas duas contas, tudo ia bem e a marca estava adquirindo presença online. Você fazia tudo sem ajuda, pois em apenas algumas horas semanais colocava todo o conteúdo em dia e ainda atendia os clientes.
Mas o projeto cresceu e ficou mais ambicioso: seguiu com uma conta no Instagram, depois no Pinterest, em seguida LinkedIn e, então, Snapchat. Tudo isso passou a significar muito trabalho, pois cada plataforma tem suas nuances. Cuidar das mídias sociais da empresa, que era uma tarefa simples e prazerosa, passou a ser muito trabalhoso e ocupar todo o seu tempo.
Essa é uma das 4 razões de uma empresa perder tempo com mídias sociais: Se não há como dispor desse tempo, o resultado são clientes se sentindo ignorados, comentários sendo perdidos, solicitações sendo esquecidas e páginas quase que abandonadas.
Como consertar? Primeiro: saiba que uma rede social bem cuidada é melhor do que cinco mal feitas. Se você está tentando fazer malabarismos para manter todas as plataformas ativas, então vai precisar de ajuda ou é melhor desistir de algumas delas.
Além disso, com os algoritmos de conteúdo recentemente anunciados em redes sociais como Facebook e Instagram, que favorecem a atualização de família e amigos, as empresas já não têm tido o alcance de antes. Isso significa que é preciso investir ainda mais tempo na criação de conteúdos e dinheiro em publicidade se a empresa deseja continuar aparecendo nos feeds de notícias.
Dica de marketing digital: Dê uma olhada em quais redes sociais estão gerando mais vendas ou leads para o seu negócio. Em seguida, comece lentamente a eliminar aquelas que não dão muito retorno. Uma opção mais sensata é contratar uma empresa especialista em marketing digital para atender suas contas e te ajudar a conquistar cada vez mais públicos nas diferentes plataformas.
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Você está nas redes sociais erradas
Quem é o público-alvo do seu trabalho em mídias sociais? Você sabe em quais redes essas pessoas estão? Saber em que rede social está sua audiência é muito importante para a eficiência do seu trabalho. Não saber é um tiro no escuro. Investir em uma rede social onde seu público-alvo não está é uma completa perda de tempo e dinheiro.
Algumas redes sociais são mais adequadas para B2B, outras para B2C. Algumas são melhores para conteúdo visual (YouTube, Instagram, Pinterest), outras são melhores para conteúdo informativo (LinkedIn, Twitter).
Como consertar? Faça uma auditoria rápida nas mídias sociais e veja quais delas estão ganhando em envolvimento com seu conteúdo. Dê uma olhada em quais estão enviando mais pessoas para o seu site, gerando leads qualificados e vendas.
Mas se você quiser manter todas as redes ativas, mesmo aquelas que estão pouco movimentadas, saiba que é importante diversificar o conteúdo e só postar material adequado para cada plataforma. Por exemplo, para uma empresa de esportes, no Facebook são postados vídeos sobre os bastidores de um jogo de futebol, enquanto pelo Twitter notícias rápidas e atualizações.
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Você está se esquecendo de ser social
Um erro comum entre as empresas é ignorar o que a mídia social foi feita para ser: social! Usar as redes sociais como meras plataformas de difusão é perder oportunidades de se envolver com o seu público.
Levantar questões, criar conversas e abrir discussões são estratégias importantes que irão aumentar o alcance do seu conteúdo. Quanto mais o seu material criar envolvimento, mais ele vai aparecer na timeline dos seus seguidores (especialmente após as mudanças dos algoritmos). E quanto maior o público, maior a oportunidade de converter clientes.
Como consertar? Lembre-se de incluir chamadas para a ação em seu conteúdo, como pedir para que o público dê sua opinião. Isso aumenta a vida útil dele. Ações e comentários sinalizam para os algoritmos das plataformas o quanto seu material é relevante.
Uma poderosa forma de interagir com o público é criar uma promoção que incentive a participação ativa de sua audiência das redes sociais.
No entanto, não se esqueça do básico: responda as mensagens, curta e responda os comentários, converse com as pessoas e interaja com o público sempre que possível.
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Você está acompanhando as métricas erradas
Para aqueles que procuram fazer vendas ou gerar leads usando uma rede social, há apenas algumas métricas que realmente são importantes: taxa de cliques, taxa de rejeição e compartilhamentos.
Mas por que essas métricas são tão relevantes? Ao monitorizar esses indicadores-chave é possível obter uma estimativa de quanto a mídia social funciona como ferramenta de marketing e se ela está ajudando você a atingir um ROI (retorno sobre investimento) positivo.
Métricas de curtidas e visualizações são excelentes para fazer você se sentir importante, mas não contribuem tanto no trabalho de gerar vendas. Se o seu objetivo é ganhar dinheiro com as mídias sociais, então você vai querer concentrar sua atenção sobre métricas relativas ao tráfego entre suas páginas sociais e seu site.
Como consertar? Concentre o seu tempo e atenção em melhorar as métricas de alto impacto e tente esquecer um pouco das métricas de vaidade.
As taxas de cliques criam uma imagem clara do quanto seu público-alvo está envolvido com o conteúdo que você posta. Cliques em seu conteúdo mostram quantas pessoas foram enviadas diretamente para o seu site. Quanto maior a taxa de cliques, mais você sabe que seu conteúdo é interessante e atinge a audiência.
A taxa de rejeição é a porcentagem de pessoas que clicam no conteúdo, entram no seu site e deixam a página logo em seguida. Ela oferece dados sobre a aderência do seu site. Uma alta taxa de rejeição mostra que os visitantes não estão se interessando pelas páginas para as quais estão sendo direcionados. Mas isso pode ser mudado melhorando o conteúdo e a estrutura do site, por exemplo.
Compartilhamento é uma métrica que afeta diretamente o alcance de seu conteúdo. Mostra que o seu material é tão interessante que leva o público a compartilhar em suas páginas pessoais. Para quem deseja aumentar o alcance das publicações, tenha certeza de estar postando conteúdo relevante para seu público-alvo.
É claro que as métricas de vaidade são muito legais e quase sempre mostram números interessantes. No entanto, é preciso saber que elas não são mais importantes do que aquelas que te ajudam a contabilizar vendas.
Você não deve fazer sua empresa perder tempo com mídias sociais. Sabemos que gerenciar redes sociais demanda tempo, não é fácil e não vale fazer de qualquer jeito. Consulte uma agência de marketing digital e tire suas dúvidas sobre como divulgar seu negócio.