O marketing online está se tornando cada vez mais competitivo e, para sobreviver, as empresas precisam ter vantagens sobre suas concorrentes. Pequenas empresas precisam construir seus nomes, enquanto as grandes precisam conquistar mais clientes e manter os já existentes. Veja 4 maneiras de superar a concorrência usando o marketing de conteúdo.
4 maneiras de superar a concorrência usando o marketing de conteúdo
A dura realidade é que é preciso muito mais do que um ótimo produto ou serviço para ter sucesso. Então, o que você precisa? De uma forte estratégia de marketing de conteúdo. Essa é uma oportunidade de ouro para mostrar sua personalidade única e demonstrar como você pode melhorar a vida de seus clientes.
Confira 4 maneiras de superar a concorrência usando o marketing de conteúdo:
1. Faça sua pesquisa
Há muitas maneiras de conhecer seus concorrentes. Para começar, siga-os nas mídias sociais, inscreva-se em seus boletins informativos ou configure alertas do Google para que você possa saber o que eles estão fazendo. Cada estratégia de marketing de conteúdo bem-sucedida começa com uma boa pesquisa.
Você também pode ver que tipo de conteúdo funciona melhor para eles com algum tipo de plataforma de SEO que identifique e analise o conteúdo do seu concorrente, indicando o que tem alto desempenho. Ao ter acesso, por exemplo, ao conteúdo que teve mais compartilhamentos em redes sociais, fica fácil ter uma ideia do que o seu público-alvo quer ver.
É extremamente importante que você não tente imitar as abordagens de seus concorrentes com base em sua pesquisa. Em vez disso, aprenda com seus pontos fortes e utilize suas fraquezas para conseguir vantagens e sair na frente.
2. Tenha uma voz clara e com personalidade
O que torna sua marca diferente das outras? O que exatamente sua empresa representa? Talvez um dos maiores fatores para diferenciar o seu negócio dos concorrentes é ter uma voz clara e definida que complementa a personalidade da sua marca.
Muitas empresas ficaram conhecidas por demonstrar uma personalidade inteligente e bem-humorada, dando melhores oportunidades a seus clientes de interagirem com a marca. No final, sua personalidade de marca é o que faz você parecer humano e forma a base da construção de confiança junto aos clientes. Afinal, as pessoas querem saber que você vai além de produtos ou serviços.
Antes de sair tendo ideias mirabolantes, pergunte a si mesmo como o conteúdo que você cria soa, que tipo de tom pode ter mais permeabilidade junto ao público que você deseja atingir (casual, informativo, engraçado, autoritário, etc.) e qual é a reação emocional que você quer de seu público. Ao regular esses detalhes, tenha sempre seu público-alvo em mente e não se esqueça da consistência.
3. Incentive os usuários a gerarem conteúdos
nada é mais impactante do que o conteúdo gerado pelo usuário. Uma reportagem da Adweek relatou que 93% dos consumidores entrevistados pela Offerpop disseram que o conteúdo que outros clientes criaram os incentivou em suas decisões de compra.
O conteúdo gerado pelo usuário é uma ótima maneira de construir confiança junto a clientes potenciais. Ver pessoas semelhantes a eles interagindo com uma empresa cria uma prova social. Uma foto simples ou um depoimento positivo podem ser mais valiosos no crescimento do seu público do que quase qualquer outro elemento de sua estratégia de marketing de conteúdo.
4. Use conteúdo interativo
a internet está saturada de conteúdo. Com pessoas enfrentando uma constante sobrecarga de informação, é natural que algum conteúdo seja esquecido minutos depois de ser consumido. Infelizmente, pode acabar sendo o seu e isso não faz nada bem para a sua marca.
Quando você produz material que requer atenção e interação do consumidor, as chances de que eles sigam vendo até o fim são maiores e isso deixa uma impressão duradoura em suas mentes. Seu conteúdo precisa atrair o público diretamente e preencher uma lacuna entre a capacidade de atenção e a sobrecarga de informações.
O conteúdo interativo é uma ótima maneira de fazer isso. De acordo com uma pesquisa da Demand Metric, 70% dos comerciantes compartilham a opinião de que o conteúdo interativo efetivamente envolve mais os compradores. O conteúdo interativo é dinâmico na captura e retenção da atenção e há toneladas de plataformas disponíveis para ajudá-lo a criar conteúdo em vários formatos.
O conteúdo interativo é algo que as empresas não podem dar ao luxo de ignorar. Talvez a maior vantagem seja que os dados colhidos podem ser usados para criar peças futuras que evocam emoções mais profundas dos consumidores.
Considere o marketing de conteúdo um trabalho constante em andamento. Uma estratégia de conteúdo colaborativa e centrada no usuário é o seu bilhete de primeira classe para ganhar de qualquer concorrente.
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