Época de troca de presentes e recebimento do décimo terceiro, o Natal é um excelente período para vendas. Por isso, se você é dono de uma empresa ou loja virtual, é hora de começar a pensar em como impulsionar seus negócios nessa época em 2019. Confira, então, as nossas 4 dicas para vender mais no Natal.
4 dicas para vender mais no Natal
Apenas no Natal de 2018, o e-commerce brasileiro faturou cerca de 9.9 bilhões de reais. Isso representou um aumento de 13,5% de vendas, em comparação com 2017. E, a tendência é que esse número só cresça em 2019.
Sendo assim, é preciso se planejar com cuidado para a sua empresa não ficar para trás. E existem muitas coisas que você pode fazer para vender mais no Natal. E, dessa forma, garantir um bom faturamento para a sua marca.
Crie conteúdo de acordo com o tema
O marketing de conteúdo é sempre fundamental para fazer a sua empresa crescer no mundo online. Porém, em tempos natalinos, o melhor é produzir conteúdo feito para a época. Mas, evidentemente, esse conteúdo ainda precisa ser relevante para a sua área de atuação no mercado.
Por exemplo: se você tem uma loja virtual que vende roupas femininas, poderia produzir um conteúdo com o tema “os melhores presentes de Natal para dar para a sua mãe”. Desse modo, você aproveita uma ansiedade pertinente à época (a dúvida sobre que presente de Natal dar à mãe). E, além disso, traz essa ansiedade para o seu campo de atuação, introduzindo as roupas da sua marca como excelentes opções de presente. Assim, você encontra um usuário que está precisando dessa resposta e a dá a ele, de bandeja.
Mas atenção: com esse tipo de conteúdo, é crucial que você apresente opções além dos seus produtos. Do contrário, o conteúdo ganha um tom muito agressivo e direto, que é prejudicial para a relação com o cliente. Por isso, ofereça seus produtos apenas como uma das opções que você incluir na sua lista.
Prepare seu estoque
Em qualquer momento em que você esteja esperando um aumento de vendas, como no Natal ou na Black Friday, é importante que você prepare a sua loja para essa demanda. Por isso, organize seu estoque e prepare seu site para aguentar o aumento dos acessos sem cair do ar. Nesse ponto, o planejamento é fundamental para que tudo corra de forma adequada.
Faça promoções natalinas
Ofertas e descontos sempre chamam a atenção do cliente. Portanto, em uma época em que as pessoas tendem a comprar muito, como o Natal, é uma boa ideia apostar em promoções temáticas, que embarquem no espírito natalino para atrair o usuário.
Mas é claro que essas promoções devem ser feitas com cuidado, para que a sua marca também não acabe tendo prejuízo por conta dos descontos. Sendo assim, planeje cuidadosamente os seus descontos, dando prioridade a itens que não costumam sair muito. Com um bom planejamento, você pode satisfazer o cliente dando-lhe uma vantagem, como um cupom de promoção, e ainda manter o seu faturamento em um nível satisfatório.
Faça uma campanha de marketing digital
Para uma loja virtual, é essencial saber se promover na internet. Isso vale especialmente para épocas festivas, em que a concorrência é alta e marcas grandes estão disputando a atenção dos usuários.
Por isso, uma das melhores dicas para vender mais no Natal que podemos citar é contrate profissionais para promover a sua marca. Isso porque uma agência de marketing digital, como a Agência IMMA, pode planejar uma campanha perfeita para fazer as vendas da sua empresa decolarem no Natal. Para saber mais, entre em contato e faça um orçamento para a sua marca!