Ter um blog é uma estratégia esperta de marketing digital. No entanto, mesmo que cada um dos seus conteúdos seja produzido com níveis altíssimos de cuidado e de qualidade, também é preciso recorrer a certas ferramentas para garantir que o seu blog tenha um alcance significativo na internet. Na prática, isso significa melhorar a quantidade de tráfego orgânico que o seu blog recebe diariamente. Mas como fazer isso? Se você não sabe a resposta para essa pergunta, não se preocupe: Neste artigo, vamos apresentar 4 dicas para aumentar o tráfego orgânico do seu blog que vão ajudar você a receber cada vez mais visitas nas suas postagens. Continue com a leitura para descobrir que dicas são essas!

4 dicas para aumentar o tráfego orgânico do seu blog

Fonte: Freepik.

Conheça as 4 principais dicas para aumentar o tráfego orgânico do seu blog

Em primeiro lugar, é preciso diferenciar o tráfego orgânico de outros tipos de tráfego online. E o que caracteriza esse tipo de tráfego é que, ao contrário do tráfego pago, que vem como resultado de anúncios, ele ocorre de forma orgânica, ou seja, sem nenhuma iniciativa monetária que infle o número de visitas do site artificialmente.

Por conta disso, o crescimento do tráfego orgânico de qualquer site costuma ser lento. Trata-se de um processo a longo prazo, que deve ser cultivado aos poucos para trazer bons resultados.

Mas como fazer isso na prática? A seguir, vamos citar 4 dicas simples para ajudar você a aumentar o tráfego orgânico do seu blog. Confira!

Poste conteúdo com regularidade

Para que o Google passe a considerar o seu blog uma referência na sua área de atuação, o seu site não pode estar inativo. Por isso, postar conteúdo regularmente é muito positivo para o seu tráfego orgânico, pois aumenta as suas chances de obter um bom rankeamento nos resultados de busca.

Poste conteúdo com regularidade

Fonte: Freepik.

Além disso, com conteúdos variados abordando diferentes assuntos, você melhorar muito o seu alcance, pois pessoas que buscam por tópicos diferentes podem encontrar o seu site através de artigos relacionados. Assim, invista em uma produção de conteúdo estável e diversificado.

Inclua imagens no seu texto

O conteúdo visual também pode ser otimizado. Desse modo, vale a pena incluir imagens nos seus textos. Com isso, os usuários podem encontrar a sua página não apenas através da busca comum, mas também através da busca por imagens. Por isso, nunca se esqueça de otimizar o alt text das imagens dos seus artigos.

Escreva títulos chamativos

Para aumentar o tráfego orgânico do seu blog, é preciso que mais usuários cliquem nos seus artigos. E, para isso, é fundamental que você escolha títulos de posts que chamem a atenção das pessoas.

Mas cuidado: Isso não é motivo para recorrer ao clickbait, técnica na qual o título de um post mente para o usuário para levá-lo a clicar. Essa é uma prática muito mal vista pelos usuários, que pode ser muito prejudicial para a reputação do seu blog. Ao invés disso, então, use títulos criativos e aposte em listas, que são muito populares.

Escreva títulos chamativos

Fonte: Freepik.

Invista em técnicas de SEO

SEO é uma sigla referente a um conjunto de técnicas de otimização para mecanismos de busca. Em outras palavras, são técnicas que buscam tornar um site ou uma página mais atraentes para o algoritmo do Google e de outras plataformas.

Trata-se, então, de um recurso fundamental para atrair mais visitantes para a sua página. Por isso, uma das principais dicas para aumentar o tráfego orgânico do seu blog que podemos citar é: Vale a pena investir em um trabalho profissional de SEO para o seu site.

Uma agência de marketing digital, como a Agência IMMA, pode realizar esse serviço. Entre em contato e faça um orçamento para saber mais!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

× Como podemos ajudar?