Se você é um empresário que quer criar um nome para a sua marca na internet, com certeza você sabe que as mídias sociais são ferramentas essenciais. Mas administrar perfis profissionais nesses espaços é uma tarefa mais difícil do que parece: As regras são muito diferentes da administração de um perfil pessoal. Por isso, neste artigo, separamos 4 dicas de gestão de redes sociais que você precisa conhecer. Continue com a leitura para descobrir quais são elas!

4 dicas de gestão de redes sociais que você precisa conhecer

Fonte: freepik.

Saiba quais são as 4 dicas de gestão de redes sociais que você precisa conhecer

É muito provável que você já tenha um perfil em pelo menos duas redes sociais, sejam elas o Instagram, o Facebook, o Twitter ou o LinkedIn. No entanto, tentar administrar o perfil da sua marca da mesma forma que você administra o seu perfil pessoal é uma receita para o desastre.

Isso porque, com o perfil de uma marca, você não está usando as redes sociais para socialização. Você está, essencialmente, fazendo marketing digital. E esse tipo de marketing deve ser feito de maneira focada, com a ajuda de uma estratégia bem pensada, para funcionar de forma efetiva.

Sendo assim, como melhorar a gestão de redes sociais da sua empresa? Felizmente, existem muitas maneiras de fazer isso. A seguir, vamos apresentar algumas das principais dela. Confira!

Responda a todos os comentários de forma educada, até os negativos

A interação é fundamental para o crescimento nas redes sociais. Por isso, se um usuário faz um comentário em algum post seu, é muito importante que você responda. Uma boa ideia é responder com perguntas, dando início a uma conversa, para estimular ainda mais comentários e mais engajamento.

Responda a todos os comentários de forma educada, até os negativos

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É necessário também pontuar que uma postura educada e simpática é imprescindível, inclusive ao lidar com comentários negativos. Se você recebe uma reclamação de um cliente em uma postagem, agir de forma defensiva pode prejudicar muito a imagem da sua marca. Então, seja sempre profissional e cordial nas suas respostas.

Poste com regularidade, mas não o tempo todo

O ideal é estabelecer uma rotina de postagens mensal para o perfil da sua marca. Desse modo, você pode distribuir o seu conteúdo de maneira mais organizada.

É importante não deixar de postar por longos períodos de tempo, pois isso pode fazer os usuários pensarem que a sua conta está inativa. No entanto, postar em excesso também não é uma boa ideia, já que o exagero pode saturar os seus seguidores. Assim, encontre um equilíbrio através de uma frequência razoável de postagens.

Aproveite o potencial das plataformas para a pesquisa

Uma das grandes vantagens das redes sociais é que elas permitem que você conheça melhor o seu público. Por isso, tire vantagem da sua presença nesses espaços para pesquisar o que está sendo dito a respeito da sua marca e da sua área de atuação.

Fazendo isso, você pode descobrir lacunas no mercado que podem ser exploradas a seu favor. É, portanto, uma forma de se conectar melhor com os desejos e as opiniões dos seus clientes.

Aproveite o potencial das plataformas para a pesquisa

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Contrate uma agência de marketing digital para cuidar dos seus perfis

Talvez a principal das dicas de gestão de redes sociais que podemos citar aqui é que vale a pena contratar uma empresa especializada para cuidar disso para a sua marca. Basta escolher uma agência que possa realizar isso com excelência. A Agência IMMA, por exemplo, é uma ótima opção, contando com uma equipe altamente qualificada que tem experiência administrando as mídias sociais de empresas de qualquer porte.

E aí, tem interesse? Quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato com a agência e faça já um orçamento para a sua marca!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.