O Pinterest tem se popularizado cada vez mais. Com esse crescimento, vários mitos sobre a plataforma têm aparecido, deixando as pessoas que não sabem usá-la com ainda mais receio.
Veja então quais são os principais mitos sobre o Pinterest.
Confira 11 mitos sobre o Pinterest
O Pinterest é apenas para mulheres de meia idade
Há 100 milhões de usuários mensais ativos no Pinterest hoje. Não é possível que todo esse público seja formado somente por mulheres de meia-idade interessadas apenas em artesanato ou receitas. Todo público de rede social é muito mais diversificado do que isso e o Pinterest é uma plataforma robusta que atende a uma grande variedade de interesses.
Então, é claro que os homens adultos também estão na plataforma, assim como adolescentes e idosos. Segundo dados do próprio Pinterest, em 2014, houve um crescimento de 100% no número de usuários do sexo masculino e esses números estão aumentando drasticamente conforme os homens percebem os benefícios de usar essa plataforma.
É bom usar exatamente o mesmo conteúdo em outras plataformas
Se há uma única regra de ouro para mídia social é entender a plataforma que você está usando. Os criadores de cada rede projetam cada detalhe para satisfazer os usuários da melhor forma possível. O Facebook capta o aqui e agora. O Twitter lhe dá acesso a uma conversa global. O Instagram mostra belas imagens. E o Pinterest te inspira para o futuro.
Entender para o que o público usa cada plataforma ajuda a melhorar a criação do conteúdo e a difundir seus materiais de forma correta nas diferentes redes sociais. Ignorar as características de cada plataforma demonstra que você não liga realmente para o que está fazendo.
Isso não significa que você não possa compartilhar a mesma foto ou post nos diferentes canais. Você pode fazer isso sim, tornando o post adequado ao layout de cada plataforma. Como se pode notar, no Facebook e no Twitter encontramos imagens em formato paisagem, enquanto no Instagram as quadradas são as mais usadas. Mas isso não significa ser uma regra. Até porque isso muda toda hora.
O Pinterest utiliza um layout vertical, maximizando as propriedades da página e dando aos usuários uma melhor chance de se envolver com as publicações. Na plataforma, as descrições também incluem mais detalhes, instigando o interesse da audiência para que busque por mais.
Hashtags no Pinterest funcionam da mesma forma que no Twitter ou Instagram
Não, não funcionam. Segundo o Help Desk da plataforma, hashtags não funcionam no Pinterest como em outras. Isso porque elas não ajudam a visualizar o que é tendência e ainda podem confundir os usuários. Segundo os desenvolvedores, se você quiser incluir uma hashtag, tente usá-la no nome ou lema da empresa.
No Twitter e no Instagram, a utilização de hashtags nas plataformas funcionam para a alavancagem de temas ou para procurar conteúdo relacionado.
Como o Pinterest serve fundamentalmente como um motor de busca, não existe a necessidade de usar hashtags. Também é importante notar que eles não permitem que você execute um anúncio com uma descrição incluindo mais de uma hashtag.
Pinar em tempo real é melhor do que agendar os pins
O Pinterest trata os pins enviados através das ferramentas de agendamento exatamente como os pins enviados em tempo real. Ou seja, você não precisa ficar online postando o dia todo.
Basta agendar que o pin entrará normalmente. O que você pode fazer para melhorar o engajamento é descobrir quais os horários de maior acesso de seus visitantes na plataforma e programar os pins durante esses momentos.
A ferramenta de agendamento não precisa ser parceira do Pinterest
Na verdade, usar uma ferramenta que não tem parceria com o Pinterest pode colocar sua conta em risco. A possibilidade de fraudes e erros é bem maior quando você não está usando um parceiro controlado, pois são essas parcerias que fazem com que a conta seja segura.
Além disso, você vai inserir sua conta de e-mail e senha do Pinterest em uma plataforma não verificada que pode não ter a infraestrutura de segurança necessária para manter suas informações em segredo.
Você deve pinar 300+ pins por dia
Comece percebendo que esse número não é realista. Mesmo utilizando uma ferramenta de agendamento, manter esse tipo de estratégia pode ser muito trabalhoso pois é muito material e muitas postagens.
Quem já utiliza a plataforma há mais tempo geralmente relata que, quando ocorre postagens de mais de 50 pins por dia, a página tende a crescer mais rápido. No entanto, mais do que isso pode levar a uma queda no número de repins, levando a queda também do engajamento.
A contagem de seguidores é a métrica mais importante
Isso depende dos seus objetivos originais. Se o mais importante em seu projeto for aumentar o número de seguidores, então essa é sim sua métrica mais importante. No entanto, se você deseja gerar tráfego para seu site, sua métrica mais importante é a de cliques.
Pessoas com um bom números de seguidores se estabelecem como bons influenciadores e podem ser ótimos parceiros. Porém, isso não significa precisar ter milhares de seguidores para ter valor. Às vezes é melhor ter uma audiência menor e mais engajada do que um número gigante de seguidores que nem entram na sua página.
O Pinterest está punindo Group Boards
Isso não é verdade. Os Group Boards ainda continuam a ser uma ótima maneira de atingir novos públicos, fazer a curadoria de conteúdos de qualidade e observar a quais tipos de conteúdos as pessoas respondem melhor.
O que há de diferente, atualmente, é o Smart Feed, que foi criado porque muitos usuários começaram a utilizar os Group Boards para burlar a plataforma. O que acontecia era que o mesmo post era visto constantemente, gerando uma visualização enorme com pouquíssimo engajamento. Afinal, era quase um spam.
O Smart Feed enfatiza a qualidade, não o número de pins ou visualizações. O Pinterest tem ajustado a visibilidade dos Group Boards para fornecer conteúdos mais interessantes para os usuários ao invés de spams, o que pode fazer com que o número de visualizações pareça menor.
Você tem que pagar para gerar tráfego
Muitos usuários viram um declínio no tráfego depois que o Smart Feed estreou. Isso ocorreu principalmente porque o Pinterest tem ajustado o tipo de conteúdo que os usuários visualizam.
Ao invés de mostrar o conteúdo de forma cronológica, os usuários agora recebem uma mistura de pins criados por pessoas que estão seguindo, interesses, pins relacionados, e, claro, pins promovidos. Como esses pins são classificados é um pouco misterioso. Mas alguns critérios são a qualidade do Pin, a qualidade do domínio, o próprio usuário e a relevância.
Os velhos tempos de tentar burlar o sistema pinando repetidamente se foram, então é preciso estar com o material e a reputação em dia. E, quando possível, investir um pouco em publicidade.
Rich Pins reduzem o tráfego para o site
Rich Pins fornecem informações adicionais na descrição do pin e muitos usuários acreditam que o contexto adicional pode limitar o clique do usuário, levando-o a não entrar no site. Mas isso não é o caso.
Os Rich Pins fornecem informações adicionais para atrair o interesse dos usuários a clicar. Enquanto o Rich Pin de uma receita, por exemplo, descreve a lista de ingredientes, os usuários ainda assim precisam clicar para ver as instruções de preparo.
Esses pins mais completos foram criados para melhorar a experiência do usuário. As informações extras dão ao Pinterest ainda mais dados para agregar conteúdo de qualidade para os usuários com interesses semelhantes.
Exclua pins com nenhum envolvimento
Esse é um dos mitos sobre o Pinterest mais comuns. Não se deve excluir pins apenas porque eles não obtiveram um bom desempenho logo de cara. Muitos pins levam semanas (até meses) para completar seu caminho lentamente até chegar a um influenciador que fará um repin tornando-o viral.
Vale destacar que as pessoas que apagam muitos pins recebem menos repins e sua taxa de seguidores demora muito mais a crescer, tornando-a equivalentes a dos usuários que enviam até de 0 a 5 pins por dia. Portanto, não delete seus pins.
Vale destacar que para gerenciar qualquer rede social, é importante contar com a ajuda de uma agência de marketing digital especializada, como a Agência IMMA. Entre em contato conosco e faça o seu orçamento.