Usando o podcast para marketing de conteúdo

O que você pode fazer usando o podcast para marketing de conteúdo? Talvez você já tenha ouvido falar da importância do podcast como veículo de informação, mas não saiba como aplicar esse funcionamento ao marketing de conteúdo. Por isso, separamos esse artigo para ajudar você a saber como conectar os dois elementos.

Usando o podcast para marketing de conteúdo

Fonte: freepik.

O que é marketing de conteúdo

Antes de você se ver usando o podcast para marketing de conteúdo, é preciso entender no que ele consiste. O marketing de conteúdo é um conjunto de estratégias de marketing que foca em produzir conteúdo para fidelizar o cliente. 

Mas como isso funciona? O primeiro passo é formular uma persona, através de análises cuidadosas para obter dados acerca do seu cliente. Assim, você descobre coisas como a idade, a localização e o gênero do seu cliente ideal.

Isso vai influenciar toda estratégia de marketing que você adotar a partir daí. Por quê? Porque uma vez que você tem um público-alvo, você pode planejar o seu conteúdo para ser relevante especificamente para aquele segmento de pessoas. Essa é toda a questão do marketing de conteúdo: ao invés de tentar atrair o mercado todo, de maneira geral, ele foca em parcelas específicas do público para formar uma audiência fiel.

O primeiro passo do marketing de conteúdo é formular uma persona

Fonte: freepik.

É aí que entra o processo de fidelização. Isso porque a produção constante de conteúdo contribui para a construção de autoridade da sua marca. A sua empresa ganha a imagem de um negócio com conhecimento e embasamento sobre diversos assuntos. Isso leva o cliente a confiar mais na sua marca, passando a respeitá-la.

A partir disso, você gera uma relação com os usuários, pois o cliente vai se afeiçoar pela sua imagem. Ele vai passar a ver você como uma referência no mercado. Esse é o principal resultado do marketing de conteúdo: um público que tem um relacionamento com a marca.

Usando o podcast para marketing de conteúdo

Tendo em mente tudo isso, como usar o podcast para marketing de conteúdo? Quais são as vantagens desse processo? Vejamos a seguir algumas razões pelas quais vale a pena usar o podcast nessa estratégia.

Como usar o podcast para marketing de conteúdo?

Fonte: freepik.

É fácil de produzir

Usando o podcast para marketing de conteúdo, você pode fazer um conteúdo mais elaborado e aprofundado sem gastar muito mais. Assim, você tem um veículo mais detalhado do que o texto, mas não tão trabalhoso quanto o vídeo.

O conteúdo é reproduzível em diversos dispositivos

Ao contrário de outras ferramentas, o podcast funciona perfeitamente tanto no desktop quanto em dispositivos móveis. Além disso, ninguém precisa parar o que está fazendo para ouvi-lo: na verdade, a maioria das pessoas o ouve em conjunto com outras atividades. Uma realizada pela Associação Brasileira de Podcasters (ABPod) em parceria com a rádio CBN demonstrou que,  no ano de 2018, 79% dos ouvintes de podcast no Brasil fazem esse consumo durante trajetos de locomoção, e 68% durante a realização de tarefas domésticas.

É fácil de produzir

Fonte: freepik.

Essa flexibilidade faz dele um veículo mais acessível, e portanto multiplica o seu alcance. Qualquer um pode ouvir um podcast a qualquer hora. Não dá para subestimar esse fator.

Usando o podcast para marketing de conteúdo, você se aproxima dos clientes

Como já dissemos acima, como o podcast é algo que é produzido de maneira contínua, muitos usuários criam afeição a determinados programas. Assim, ele gera uma aproximação com os seus clientes, o que pode ser muito útil para a sua marca.

Usando o podcast para marketing de conteúdo, você se aproxima dos clientes

Fonte: freepik.

Com tudo isso, já dá para entender que você pode obter bons resultados usando o podcast para marketing de conteúdo. Mas como fazer isso? A melhor opção é buscar uma agência especializada, como a Agência IMMA, que oferece o serviço de gravação de podcasts. Faça um orçamento com a gente!

 

Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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