Você sabe qual é a relação entre SEO e inbound marketing? Esses termos são muito empregados quando falamos de marketing digital, mas, mesmo assim, muitas pessoas não sabem bem o que eles significam ou como usá-los. Por isso, nesse artigo, vamos falar um pouco a respeito do significado de cada um e explicar como eles podem ser fundamentais para o crescimento online da sua empresa. Venha com a gente e descubra!

Esses termos são muito empregados quando falamos de marketing digital

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O que é SEO

Você já ouviu falar de search engine optimization? Essa expressão que, traduzida em português, quer dizer “otimização para mecanismo de busca”, forma a sigla SEO, tão citada quando falamos de marketing online. Esse termo se refere ao conjunto de técnicas voltado para otimizar um site ou conteúdo para buscar uma posição melhor nas páginas de resultados do Google.

A importância do SEO se deve a uma questão de alcance. Isso porque 75% dos usuários nunca vai além da primeira página de resultados do Google. Ou seja, se o seu conteúdo não obter um bom posicionamento, ele provavelmente não será visto por muitas pessoas, o que prejudica o seu negócio. Sendo assim, o SEO busca alterar essa situação melhorando o seu rankeamento.

Saiba mais: Como o SEO pode ajudar a sua empresa

O que é inbound marketing

Inbound marketing, em inglês, significa “marketing da atração”. Trata-se, então, de um tipo de marketing que vai focar mais em atrair o cliente do que ir até ele de forma imperativa.

Para entender isso melhor, vejamos o marketing tradicional. Em um comercial de televisão, por exemplo, o dia-a-dia do telespectador está sendo interrompido por um anúncio. Esse é o marketing tradicional: ele se coloca, às vezes forçadamente, em frente ao público, buscando, através disso, induzi-lo à compra.

Já o marketing da atração adota uma tática diferente. O foco dele é atrair o cliente sem precisar adotar uma postura interruptiva.

Desse modo, no contexto do marketing digital, o inbound marketing procura encontrar maneiras de atrair o usuário até o seu site. Uma das formas mais populares de fazer isso é produzindo conteúdo que seja relevante para o público. Assim, sempre que alguém pesquisar uma dúvida relacionada à sua área de atuação, essa pessoa vai terminar no seu site, conhecendo a sua empresa e os seus serviços.

É importante ressaltar, no entanto, que o inbound marketing é um marketing direcionado, ou seja, um marketing que se dirige a um segmento específico do mercado. A ideia não é atrair qualquer pessoa, mas sim um público-alvo muito bem definido. Com esse direcionamento, fica mais fácil aprofundar uma relação com esse público, criando um vínculo que permite gerar muitos clientes fiéis. O objetivo final, assim, é a fidelização de uma audiência específica.

O inbound marketing é um marketing direcionado, ou seja, um marketing que se dirige a um segmento específico

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Leia também: Como usar o Inbound marketing

SEO e inbound marketing: entendendo a relação

Diante de tudo isso, podemos nos perguntar: no que SEO e inbound marketing podem se ajudar mutuamente? E a resposta nos leva, novamente, à questão do alcance e da atração.

Para colocar de forma bem direta, é impossível atrair alguém com um conteúdo se esse conteúdo não alcançar ninguém. Por isso, o SEO é fundamental para a efetividade do inbound marketing, pois ele permite que esse contato inicial seja estabelecido com um maior número de usuários.

Agora que você entende a relação entre SEO e inbound marketing, é hora de colocar em prática o que você já aprendeu sobre marketing digital. E a melhor forma de fazer isso é através da contratação de uma agência especializada, que pode ajudar a sua empresa na execução das mais diversas estratégias. A Agência IMMA, por exemplo, oferece muitos serviços de marketing online e atende a empresas de qualquer porte. Entre em contato e faça um orçamento para o seu negócio!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai dos filhos Júlia e Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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