A criação de conteúdo da sua empresa pode acabar chegando num beco sem saída quase por acidente. Talvez você tenha feito uma pausa do conteúdo durante as férias, talvez a empresa tenha focado mais em outras estratégias. Ou então, o marketing de conteúdo desandou e o blog acabou sendo deixado de lado por um bom tempo. Veja 5 dicas para recomeçar a estratégia de conteúdo.
Como recolocar a criação de conteúdo no rumo certo depois de ficar parado? Reiniciar depois de um longo hiato pode parecer uma tarefa assustadora, talvez tão grande que há quem pense que seja mais fácil simplesmente desistir. Mas, se você fizer uma abordagem prática para tentar entender o que deu errado e corrigir, o processo será mais simples e menos intimidante.
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Confira 5 dicas para recomeçar a estratégia de conteúdo
1. Determine o que deu errado
Por trás de cada esforço de criação de conteúdo que não deu certo, há uma série de possíveis causas para isso. É seu trabalho descobrir exatamente quais delas prejudicaram sua estratégia. Talvez os principais criadores de conteúdo estivessem sem ideias ou os membros da equipe tiveram que assumir outras responsabilidades, deixando a criação de conteúdo de lado.
Se você não tiver um plano de marketing de conteúdo estabelecido, esse pode ter sido o principal problema. É difícil manter a criação de conteúdo em alta se você não tiver um plano de marketing com objetivos de negócio e um calendário editorial que estabeleça a busca por metas específicas e prazos para chegar a elas.
Identificar a causa de seu hiato não planejado pode ajudar a criar um novo plano para a criação de conteúdo que vai ajudar a não cair na mesma armadilha novamente no futuro.
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2. Redefina suas prioridades
O fato de você ter parado de criar conteúdo, em primeiro lugar, pode ser um indicador de que as prioridades da equipe de conteúdo não estão alinhadas com as da organização. É por isso que é tão importante se certificar de que todos os envolvidos no projeto de criação de conteúdo compraram a ideia, inclusive a diretoria da empresa.
Para recomeçar a estratégia de conteúdo, você precisa avaliar seus objetivos estratégicos e determinar se eles são compatíveis com os da organização e os de sua liderança. Pergunte a si mesmo o que você está tentando realizar com sua estratégia de conteúdo como um todo. Em seguida, revise o plano preexistente, usando essa visita para orientar a formação de um novo plano de marketing de conteúdo.
3. Desenvolva um plano para a criação de conteúdo
Comece desenvolvendo um plano para colocar o conteúdo atrasado em dia, pois isso vai ajudar a evitar essa situação no futuro. Esse plano poderá te salvar quando um de seus criadores de conteúdo não entregar ou quando uma ótima ideia se revelar pouco interessante para seu público.
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Como você já viu, essa lacuna de conteúdo pode rapidamente se transformar em um abismo gigante que ninguém quer que se repita. Se você tiver uma equipe para criar conteúdos dentro da empresa, pode ser bem mais fácil fazer com que eles se concentrem em colocar a produção em dia, principalmente se você instituir prazos apertados. Isso também ajuda a verificar quem trabalha melhor sob pressão.
Se você não tem uma equipe interna, provavelmente precisará contratar freelancers. Isso requer algum esforço financeiro, mas certamente leva a aceleração da produção de conteúdo, fazendo com que seja possível colocar tudo em dia mais rapidamente. Vale ressaltar que, quanto maior a urgência, mais caros os textos costumam ser.
Uma terceira possibilidade é recomeçar a estratégia de conteúdo reutilizando o que você já criou. Um e-book pode virar três ou quatro artigos ou informações numéricas e estatísticas podem se transformar num infográfico para você publicar rapidamente. Enquanto isso, se certifique de ter alguém trabalhando em conteúdo original para complementar este esforço de reorientação.
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4. Trabalhe com novas ideias
É muito possível que seus esforços de conteúdo tenham sido interrompidos porque as ideias acabaram. Obviamente, para fazer com que o blog da empresa reviva, é preciso ter algo para escrever sobre. E, se as ideias antigas simplesmente acabaram ou não deram certo, é hora de trabalhar novas ideias.
Uma reunião de brainstorming é sempre uma boa solução para dar um pontapé inicial na retomada do projeto. Certifique-se de configurá-la bem para que a reunião seja a mais eficiente e produtiva possível. Também olhe o que a concorrência está fazendo. Não copie, mas veja se há tópicos interessantes que chama a atenção e pense em uma forma de torná-los ainda melhores.
Se você tiver freelancers trabalhando para a empresa, veja como eles podem ajudar. Conversar com pessoas de outros departamentos da empresa também pode dar uma perspectiva completamente nova. As ideias não precisam vir somente de dentro da sua cabeça ou do seu departamento. Às vezes, uma perspectiva externa é exatamente o que você precisa para melhorar.
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5. Crie um calendário
Agora que você tem ideias e um plano para transformá-las em algo real, é preciso colocar tudo em um calendário editorial, que é mais prático e detalhado do que simplesmente anotar tudo em uma lista. Muitas vezes, quando não fazemos isso, as coisas vão escapando e acabam esquecidas.
Certifique-se de que seu calendário editorial inclui prazos para cada peça e para qual membro da equipe é atribuída cada etapa. Para manter a equipe mais alinhada com o projeto, inserir tudo em um sistema de gerenciamento de projeto ajuda a verificar atrasos antes que eles se tornem um enorme problema.
Depois de fazer sua análise e montar seu plano, é hora de começar a executá-lo. Porém, certifique-se de que você já tem o que colocar no ar, que esse conteúdo é relevante e que seu calendário editorial é sólido e mantém uma programação de publicação regular. Seguindo essas etapas, o blog da sua empresa tem tudo para dar certo. Basta não deixá-lo esquecido novamente.