9 maneiras de reaproveitar conteúdos antigos do blog

Nós sabemos que atualizar regularmente o blog do seu negócio é importante, mas ter sempre um conteúdo novo em mente é difícil. Na verdade, boa parte das pessoas acham que produzir conteúdo interessante e relevante continuamente é bem difícil. Por isso, conhecer maneiras de reaproveitar conteúdos antigos do blog pode ser bem importante.

9 maneiras de reaproveitar conteúdos antigos do blog

Como é muito difícil produzir conteúdo original, interessante e relevante o tempo todo, a ideia é que alguns materiais podem ser revisitados, recebendo nova roupagem. Ao invés de escrever um conteúdo novo a cada dia, é possível fazer uso de posts antigos, atualizando-os com novos conceitos e opiniões.

Fazer esse reaproveitamento exige sim algum esforço, até porque muitos artigos antigos podem precisar ser completamente reescritos. Mas a tendência é que esse trabalho não seja tão demorado quanto a elaboração de artigos completamente novos.

Antes de começar, esteja ciente de que as pessoas gostam de consumir conteúdos em diferentes formatos. O que parece um artigo longo pode se transformar em um material de vídeo muito mais acessível. Dessa forma, você não está sendo repetitivo, mas revisitando suas mensagens para fazê-las chegar a um número maior de pessoas.

Confira 9 maneiras de reaproveitar conteúdos antigos do blog

1. Atualizar ou expandir posts antigos: a tecnologia avança rapidamente e sites, blogs, produtos e serviços desaparecem tão rápido quanto os novos surgem para substituí-los. Se você revisitar suas mensagens antigas, verá que muito do que já foi escrito precisa de revisão e novas fontes.

Blog

Quem tem um blog de marketing digital, por exemplo, sabe como as informações sobre as redes sociais mudam rapidamente, principalmente devido a atualização da tecnologia e a constante mudança nos algoritmos das plataformas. Por isso, revisar é preciso para que o conteúdo se apresente sempre atualizado.

Algumas maneiras de atualizar posts antigos

  • Corrigir informações incorretas ou desatualizadas;
  • Adicionar imagens, gráficos e/ou vídeos;
  • Criar novos exemplos;
  • Incluir estatísticas e fatos atuais;
  • Mencionar novos influenciadores;
  • Adicionar uma atualização de conteúdo;
  • Verificar se os links ainda funcionam e, caso estejam quebrados, adicionar novos.

Também vale a pena adicionar links para outros posts para criar ligações internas, levando os usuários a conhecerem outros artigos e materiais relativos a algo que já estão pesquisando. Se essa linkagem interna foi feita corretamente, é provável que o usuário acabe se mantendo dentro do seu site por muito mais tempo.

Como reaproveitar conteúdos

Use exatamente a mesma URL em vez de criar uma nova. Isso garante que o seu post não perderá posições no ranking. Não se esqueça de avisar aos usuários que o post foi atualizado recentemente, para eles terem certeza que o material não é antigo.

2. Gravar uma versão em vídeo: os vídeos estão se tornando o meio online mais popular para consumir conteúdo. Afinal, atualmente, podemos encontrar vídeos sobre tudo! O YouTube relatou que o consumo de vídeo aumentou em 100% no último ano. Além disso, 100 milhões de horas de vídeos são assistidas no Facebook todos os dias e a previsão é de que 79% de todo o tráfego Internet seja de vídeo até 2018.

Uma maneira divertida de aproveitar a riqueza de conteúdo do seu material mais antigo é gravar versões em vídeo deles. Vale lembrar que, atualmente, quase todo mundo prefere ver um vídeo do que ler um post longo. Portanto, investir em vídeo pode ser sim uma boa ideia para aumentar o tráfego do site.

É possível criar vídeos em que alguém fala de um assunto interessante e seus impactos, gravar telas ensinando o passo a passo para programar algo ou até criar animações. Considere também a possibilidade de explorar o live-streaming com o Periscope ou o Facebook Live. Pode ser um pouco estressante estar ao vivo, mas boa parte dos usuários adoram quando algo é apresentado em tempo real.

Marketing digital

Independente da abordagem que você decida seguir, não se esqueça de dizer que o vídeo tem ligação com seu post antigo, para que as pessoas vejam o antes e depois e as mudanças que ocorreram com o conteúdo.

3. Transformar os posts em e-mails: se você acha que as pessoas não leem e-mails comerciais, você está errado. O que elas detestam é receber uma enxurrada de e-mails promocionais de uma única vez. Mas é claro que todos estão interessados em receber algo de valor, que lhes ensine algo novo ou ajude de alguma forma.

Por isso, reaproveitar conteúdos antigos do blog no assunto de novos e-mails pode ser uma boa ideia. Afinal, existem coisas que se mantém importantes mesmo depois de anos. É possível, por exemplo, fazer uma seleção dos artigos antigos mais visitados e convidar os usuários a conhecê-los.

Outra ideia para divulgar esse material mais antigo é se você tem uma seleção de posts passados que giram em torno de um tema central. Transforme esse conteúdo em uma série de posts e divulgue essa compilação por e-mail, como se eles tivessem sido criados de forma proposital para formar um minicurso ou um e-book.

Marketing de conteúdo

4. Criar podcast: o podcast é um meio muito popular de divulgar informações. 57 milhões de americanos ouvem podcasts e uma boa parcela dessas pessoas tende a acompanhar a página quando escuta um material interessante. Com o rápido crescimento do uso de smartphones, a tendência é que a audiência dos podcasts só aumente.

É claro que você pode gravar a si mesmo lendo seus artigos palavra por palavra ou usar os posts antigos como inspiração para seus episódios de podcast. Independentemente da opção escolhida, é importante se concentrar em fazer com que seu tom de voz seja tão natural quanto o de uma conversa, para que os ouvintes não fiquem entediados.

Mais interessante do que isso pode ser usar um post antigo para gerar uma discussão entre várias pessoas de uma área e disponibilizar esse bate papo como podcast. A união de várias opiniões diferentes enriquece o debate e pode fazer os usuários ficarem mais interessados.

Vale lembrar que não há necessidade de investir em um microfone para produzir podcasts. O gravador de voz em seu smartphone ou o microfone do computador são ótimos para quem está começando. Se o projeto realmente der certo, aí sim vale a pena investir em equipamentos específicos.

Criação de conteúdo

5. Criar histórias no Snapchat: a melhor maneira de descobrir como uma nova plataforma funciona é adaptando o seu conteúdo existente para ela. Como você já sabe o tipo de resposta que um determinado post gerou, você pode ver se é capaz de replicar uma resposta semelhante através de uma plataforma emergente.

O Snapchat rapidamente se tornou uma das maiores redes sociais e mesmo assim ainda é cedo para tentar medir se ela está gerando um bom retorno, tendo em vista que apenas 1% das marcas e empresas estão usando a plataforma para comercializar seus produtos e serviços.

Você pode usar qualquer post para criar uma história no Snapchat, mas a ideia é reaproveitar conteúdos antigos do blog para tentar gerar novas interações em torno dele, preferencialmente levando tráfego para o site. Por isso, pode valer a pena escolher um post que deu bastante retorno ou gerou muito debate no passado.

6. Compilar um e-book: essa técnica pode dar um pouco mais de trabalho, mas os resultados podem ser bem significativos. Para fazer um e-book de posts antigos, procure por um tema sobre o qual você já tenha dez ou mais posts e tente organizá-los de uma maneira que faça sentido, reescrevendo partes desatualizadas ou adicionando textos para gerar uma leitura mais coesa.

Conteúdo para blog

Oferecer um e-book como um incentivo para novos leitores participarem de sua lista de e-mail pode ser extremamente rentável. Ao invés deles terem que passar por dez tópicos diferentes (o que provavelmente não vai acontecer), você junta tudo e disponibiliza o conteúdo em troca de uma ação, o que pode ser muito atraente para a maioria das pessoas.

Você também pode usar o e-book como um upgrade de conteúdo ou para atrair leads qualificados para outros posts, o que é uma forma excelente que transformar leitores em assinantes.

7. Criar uma apresentação de slides: se criar um e-book soa um pouco intenso demais, se comprometer com a tarefa de montar uma apresentação de slides pode soar mais simples, mas igualmente benéfica para reaproveitar conteúdos antigos do blog.

O compartilhamento de apresentações de slide tem crescido muito, pois une texto e imagens na medida certa para quem não gosta muito de ler posts longos. Além disso, muitas vezes as apresentações recebem um tratamento preferencial nos resultados de pesquisas nos mecanismos de busca. Apresentações simples baseadas em informações técnicas costumam apresentar melhores resultados.

Content Marketing

8. Criar uma série: uma alternativa para reaproveitar conteúdos antigos do blog é juntar todos numa série. É comum entrar em blogs e encontrar esse tipo de conteúdo, em que uma série de artigos aparece selecionada como “o melhor” sobre determinado assunto. Se, por exemplo, você já fez uma série de artigos que não obtiveram o sucesso esperado, compartilhá-los novamente em um formato de lista pode melhorar o reconhecimento do material.

Embora muitos blogueiros tenham medo de parecer repetitivos realizando esse tipo de trabalho, a verdade é que isso raramente acontece. Como poucos visitantes terão lido todo os conteúdos sobre um determinado assunto em seu site, o reaproveitamento desses materiais pode ser bem interessante para esses leitores, que poderão acessar diversos tópicos sem precisar ficar procurando por eles.

9. Transformar artigos em infográficos: os infográficos estão na moda, principalmente porque todo mundo adora um conteúdo visual bem feito. Eles são três vezes mais compartilhados do que qualquer outro conteúdo em mídia social. Além disso, 65% dos executivos de marketing acreditam que infográficos comunicam ideias melhor do que textos.

Quase tudo pode ser convertido para um infográfico, mas eles costumam funcionar melhor com artigos que possuam dados numéricos. Lembre-se que, como é um formato visual, as informações devem ser transmitidas com imagens, números, gráficos e textos curtos. Se isso não for possível, pode ser melhor criar um artigo, vídeo ou podcast.

Marketing de conteúdo

Criar um infográfico é muito mais fácil e rápido do que a maioria das pessoas imagina e é uma ótima forma de reaproveitar conteúdos antigos do blog. Já existem sites que criam infográficos de forma automática, basta escolher um visual e fornecer as informações que você deseja que entrem na peça. Transformar o post certo em infográfico pode fazer com que um material que não foi muito valorizado vire um dos mais vistos do site.

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Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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