Quanto tempo o SEO demora para começar a funcionar

A pergunta mais ouvida por profissionais de SEO é essa! Quanto tempo o SEO demora para começar a funcionar? Infelizmente, a resposta é bem complicada.

quando-o-seo-comeca-a-funcionar
Fonte: freepik.

Até certo ponto, o SEO dá resultados imediatos quanto a criação de novos novos conteúdos e numa melhor organização do site. Mas a maioria das empresas está atrás de algo um pouco mais visível, geralmente uma colocação privilegiada nos rankings dos principais mecanismos de busca. Para isso, é preciso um trabalho de longo prazo.

Há muitas variáveis que influenciam na rapidez com que você vê os resultados depois de começar a executar um projeto de SEO. O tráfego de base, o design do site, a idade do domínio, as meta descrições, a localização geográfica, a concorrência e o público-alvo são alguns dos fatores que influenciam a rapidez com que você irá obter tráfego a partir de mecanismo de pesquisa.

De um modo geral, os sites podem ver resultados entre 4 e 6 meses. Obviamente, os resultados de SEO crescem com o tempo e o tráfego que você passa a receber aos 6 meses normalmente é menor do que o que recebe aos 12 meses, por exemplo.

quanto-tempo-demora-para-o-seo-comecar-a-funcionar
Fonte: freepik.

Mas por que este tempo é tão longo? Normalmente, essa é outra pergunta bem comum e bastante pertinente. Os resultados que sua empresa está procurando (SEO local, SEO nacional, SEO global) influenciam os tipos de técnicas de SEO que serão utilizadas em seu site. E cada uma dessas técnicas demanda tempo para começar a funcionar.

Muitos fatores determinam a rapidez com que seus esforços de SEO começarão a gerar resultados. Se você tiver um site novo, como um domínio recente e um conteúdo sem histórico de negócios, seu projeto de SEO pode demorar um pouco a mostrar resultados. As vezes, é preciso até mais de seis meses antes de ver os resultados deste trabalho.

começarão a gerar resultados. Se você tiver um site novo, como um domínio recente e um conteúdo sem histórico de negócios, seu projeto de SEO pode demorar um pouco a mostrar resultados. As vezes, é preciso até mais de seis meses antes de ver os resultados deste trabalho.

Mas, de forma geral, existem quatro fatores que mais influenciam o SEO. São eles:

quanto-tempo-leva-para-o-seo-comecar-a-funcionar
Fonte: freepik.

Palavras-chave e frases de pesquisa

As palavras-chave ajudam a direcionar o tráfego segmentado que deseja para seu site. Com todas as alterações que o Google fez nos últimos tempos, isso significa que você precisa criar um tráfego de qualidade com conteúdos que seus visitantes também gostem. Quando você fizer isso com sucesso, conseguirá encontrar clientes de alta qualidade para fazer negócios.

Seu domínio

No nível da raiz, o seu SEO gira em torno do seu nome de domínio. Seu domínio tem palavras-chave? Ter um nome de domínio com palavras-chave nele pode acelerar seus esforços de SEO. Mas esta não é uma técnica certeira pois mesmo nomes de domínio com palavras-chave podem classificar horrivelmente mal.

Se você acabou de comprar seu domínio, não deve esperar resultados maravilhosos repentinos. Os relacionamentos construídos com os mecanismos de busca giram em torno da confiança e a idade do domínio é um dos fatores levados em conta. Quanto mais antigo o domínio, maior a possibilidade do buscador determinar a legitimidade de suas informações e negócios.

quanto-tempo-o-seo-demora-para-comecar-a-funcionar
Fonte: freepik.

Se o seu domínio já foi penalizado, você pode ter muitos problemas. Muita gente compra domínios em leilões sem verificar seu histórico e acaba descobrindo que ele foi penalizado apenas depois de muito esforço. Se ele estiver envolvido em atividades maliciosas ou táticas de black hat sinalizadas pelos mecanismos de busca, levará muito tempo para reverter os danos.

Seu domínio pertence a uma empresa fora de sua área geográfica? Muitas empresas novas compram domínios antigos, de empresas de outros estados ou países que já fecharam, o que não é necessariamente problemático. O único porém é que o domínio já tem uma longa história de negócios anteriores em sua localização geográfica anterior.

Embora isso não estrague suas chances, ele coloca um obstáculo no caminho até você realmente assumir sua propriedade e os mecanismos de busca começarem a reconhecer sua empresa e sua localização como a correta para o domínio.

quanto-tempo-leva-o-funcionamento-do-seo
Fonte: freepik.

Seu negócio e localização

Para começar, todas as empresas devem reivindicar e listar seus negócios com o Google. É gratuito e uma ótima ferramenta para melhorar a presença on-line de seus negócios.

O que sua empresa oferece? Se você tem um nicho de negócios que atende uma clientela limitada, você verá resultados mais rápidos se seus clientes estiverem procurando especificamente por seus serviços. Se você está em um campo mais competitivo, terá mais concorrência.

Seu conteúdo

O conteúdo do seu site precisa ser notável e escrito de forma natural, não só para que seres humanos consigam lê-lo, mas também para o Google classificá-lo.

Esta é uma das principais razões para muitas empresas desistirem de manter um projeto de SEO. Sem atualizações constantes e consistentes, é quase impossível receber tráfego suficiente que justifique qualquer investimento no site.

É importante lembrar sempre que o SEO é um investimento, tanto de tempo quanto de dinheiro, e seus esforços não começarão a apresentar resultados imediatamente, da noite para o dia. Então, ao se perguntar quanto tempo o SEO demora para começar a funcionar, é preciso saber que com esforço é possível, gradualmente, gerar retornos cada vez maiores.

Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

Saiba tudo sobre Marketing Digital. Cadastre-se!
Increva-se
Receba nossa newsletter sobre marketing digital, gestão de sites, mídias sociais, links patrocinados e muito mais.
Saiba tudo sobre Marketing Digital. Cadastre-se!
Receba nossa newsletter sobre marketing digital, gestão de sites, mídias sociais, links patrocinados e muito mais.
Increva-se
E-book de Mídias Sociais
A Agência IMMA preparou um material exclusivo para você começar a entender como funciona a gestão de mídias sociais e como utilizá-las.

Insira o seu e-mail para receber o nosso e-book
QUERO MEU E-BOOK