Saber os princípios do marketing de conteúdo é essencial para iniciar uma produção de conteúdo para a sua empresa. Afinal, não basta apenas criar esse conteúdo de forma solta. Seja um texto, um vídeo ou um podcast, tudo que a sua marca produzir deve seguir os princípios do marketing de conteúdo para obter resultados satisfatórios.

Princípios do marketing de conteúdo

Fonte: freepik.

Mas quais são esses princípios? Nesse artigo, vamos explorar um pouco o que é o marketing de conteúdo e que princípios regem essa modalidade de marketing.

O que é o marketing de conteúdo

marketing de conteúdo é um tipo de marketing cujo foco principal é produzir conteúdo relevante para fidelizar o cliente. Ao contrário do marketing tradicional, que tem como alvo todo o mercado, o marketing de conteúdo procura atingir um segmento específico. A ideia, então, é produzir conteúdo para um tipo de pessoa específico, tendo como objetivo a fidelização desse cliente.

O que é o marketing de conteúdo

Fonte: freepik.

Princípios do marketing de conteúdo

Agora que você entende como definir o marketing de conteúdo, podemos paritr para os seus princípios. Esses são os principais pilares do marketing de conteúdo.

Conteúdo relevante e de qualidade

Quando falamos de produzir conteúdo para os seus clientes, é preciso lembrar que essa produção precisa ser feita com pesquisa, embasamento e uma revisão final. Isso porque encher linguiça não faz parte dos princípios do marketing de conteúdo. Ao invés disso, o ideal é que o seu conteúdo seja informativo, ajudando o usuário com alguma questão que ele queira resolver.

Conteúdo relevante e de qualidade

Fonte: freepik.

A questão da relevância do que você produz é fundamental para a construção da imagem da sua empresa. Se você constantemente produz conteúdo que seja útil para o usuário, o natural é que ele passe a voltar para o seu site quando tiver mais alguma dúvida. Ou seja, a sua marca ganha autoridade, tornando-se uma referência no mercado para aquela pessoa.

Esse é o primeiro passo para o cliente começar a criar respeito e afeição pelo seu negócio. Trata-se, então, da primeira etapa do processo de fidelização.

Conteúdo direcionado

Conteúdo direcionado

Fonte: freepik.

Como já foi dito anteriormente, a grande diferença entre o marketing de conteúdo e o marketing tradicional é a segmentação do mercado que o marketing de conteúdo realiza. Funciona assim: Através de um trabalho de pesquisa, você cria um perfil para o cliente ideal da sua empresa, completo com dados como gênero, idade e localização. Esse perfil será a sua persona de marketing, ou seja, a pessoa para qual suas estratégias de publicidade serão direcionadas.

A grande vantagem dessa estratégia é que permite que você invista em um segmento do mercado e cresça de forma mais sólida. No contexto do marketing de conteúdo, então, isso significa que você pode produzir conteúdo que seja relevante para a sua persona. Por isso é importante pensar em todos os detalhes sobre ela, pois, desse modo, você consegue estimar quais seriam os problemas que você pode ajudar a resolver.

A grande vantagem dessa estratégia é que permite que você invista em um segmento do mercado e cresça de forma mais sólida

Fonte: freepik.

Conteúdo otimizado

Mesmo que o seu conteúdo seja excelente, não vai adiantar nada se ninguém conseguir acessá-lo. É por isso que a otimização é um dos princípios de marketing de conteúdo.

Tudo que você produz deve bem posicionado nas páginas de resultados do Google. Do contrário, a maioria dos usuários nunca verá. E a melhor forma de garantir que seu conteúdo fique bem posicionado é seguindo as normas de SEOSEO significa “search engine optimization“, ou seja, “otimização para mecanismos de busca“.

Seguindo essas normas, o seu conteúdo se torna mais atraente para o Google, obtendo um posicionamento melhor. Desse modo, seu site obtém mais tráfego e cliques.

Aprender os princípios do marketing de conteúdo é apenas o começo

Fonte: freepik.

Realize esse serviço com profissionais

Aprender os princípios do marketing de conteúdo é apenas o começo. O ideal é terceirizar a sua produção de conteúdo para uma agência especializada, como a Agência IMMARealizamos a produção de conteúdo relevante, direcionado e otimizado para qualquer empresa. Entre em contato com a gente e faça o seu orçamento!

Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

× Como podemos ajudar?
Saiba tudo sobre Marketing Digital. Cadastre-se!
Increva-se
Receba nossa newsletter sobre marketing digital, gestão de sites, mídias sociais, links patrocinados e muito mais.
Saiba tudo sobre Marketing Digital. Cadastre-se!
Receba nossa newsletter sobre marketing digital, gestão de sites, mídias sociais, links patrocinados e muito mais.
Increva-se