Uma marca não é nada sem os seus clientes. E, para ter uma boa relação com o seu público, você deve conhecê-lo a fundo. Isso significa entender quais são os tipos de consumidores com os quais a sua empresa deve lidar. E nem todo negócio tem o cuidado de fazer esse tipo de pesquisa, o que significa que ela pode representar um grande diferencial no seu atendimento ao cliente. Por isso, neste artigo, separamos os principais tipos de consumidores que todo empresário deveria conhecer. Continue com a leitura para descobrir quais são eles!
Saiba quais são os principais tipos de consumidores que todo empresário deveria conhecer
Conhecer bem quem é o seu consumidor é fundamental para determinar qual é a melhor abordagem para lidar com ele. E, para isso, é útil que você aprenda quais são os principais tipos de consumidores.
Felizmente, essa classificação é bem fácil de fazer. A seguir, então, vamos apresentar as principais categorias de cliente para ajudar você a avaliar como atender o seu público. Confira!
Primeiro tipo de consumidor: Iniciador
O consumidor iniciador é, como o próprio nome já sugere, o responsável pelo início do processo de compra. Ou seja, ele é quem levanta a ideia de fazer a compra, independentemente do que o leve a fazer isso.
Assim, é possível dizer que esse é o consumidor que descobre a sua marca, e, que, com isso, identifica a necessidade de um produto ou serviço que a sua empresa oferece. Pode-se usar como exemplo uma criança que vê um brinquedo em um anúncio de um vídeo no Youtube: Essa criança, ao querer o brinquedo, gera uma necessidade que ela provavelmente vai comunicar aos pais ou parentes próximos, dando início, assim, ao processo de compra.
Segundo tipo de consumidor: Influenciador
Esse é um tipo de consumidor que tem um papel mais secundário, mas nem por isso deixa de ser relevante. Essa é a pessoa que influencia na decisão de compra, seja através de uma recomendação direta ou por outros caminhos. Assim, é uma pessoa com uma posição de poder, mas que ainda não tem poder o suficiente para tomar a decisão da compra em si.
Terceiro tipo de consumidor: Decisor
O decisor é o consumidor que possui o poder de fazer a decisão de comprar ou não um produto. Este é o consumidor que toma a decisão e que determina se haverá uma transação comercial de fato. Desse modo, no exemplo da criança citado anteriormente, os decisores seriam os pais.
Quarto tipo de consumidor: Comprador
Esse é o consumidor que, de acordo com o que for estabelecido pelo decisor, faz a transação comercial em si. Ou seja, esse é o consumidor com que a empresa interage de forma mais direta, pois é ele que de fato faz a compra.
Quinto tipo de consumidor: Usuário
Finalmente, chegamos ao último dos tipos de consumidores, o consumidor final, também conhecido como o usuário. Essa é a pessoa que de fato utiliza, consome o produto ou serviço adquirido através da transação comercial. Na maioria das vezes, é ela que formará uma opinião sobre a qualidade do produto, por exemplo.
Melhore o seu atendimento e seu relacionamento com os clientes através do marketing digital
Agora que você já sabe quais são os principais tipos de consumidores que todo empresário deveria conhecer, é hora de colocar esse conhecimento em prática para melhorar o seu atendimento e o relacionamento da sua marca com os seus clientes. E a melhor forma de fazer isso é com a ajuda de uma agência de marketing digital, como a Agência IMMA. Entre em contato e faça já um orçamento para a sua empresa!