Se você é um empresário com algum interesse em marketing digital, com certeza o termo “SEO” não é novo para você. Afinal, essa ferramenta é fundamental para alcançar o sucesso no mundo online, sendo muito discutida quando se fala em estratégias de marketing digital. Mas o que você realmente sabe sobre SEO? O assunto é mais complicado do que parece à primeira vista, e muitas pessoas acabam ficando confusas e cheias de perguntas a respeito quando começam a estudar sobre ele. Por isso, neste artigo, separamos as principais dúvidas sobre SEO e suas respostas. Continue com a leitura para descobrir quais são elas!

 Principais dúvidas sobre SEO

Fonte: freepik.

Encontre as respostas para as principais dúvidas sobre SEO

Como SEO é um assunto complexo e que está sempre em transformação, é normal ter muitas dúvidas. E, ao invés de se sentir frustrado por não saber muito sobre a ferramenta, o melhor a fazer é abrir a sua mente e se dispor a aprender.

Uma das melhores formas de fazer isso é conhecendo as respostas para as principais dúvidas sobre SEO. A seguir, então, vamos responder cada uma delas. Confira!

O que significa SEO?

SEO é uma sigla em inglês que significa search engine optimization. Em português, então, a tradução do termo seria “otimização para mecanismos de busca”.

O que é SEO?

SEO é um conjunto de técnicas de otimização que buscam melhorar um conteúdo ou um site para torná-lo mais atraente para algoritmos de mecanismos como o Google. Ou seja, são modificações estruturais que podem ser feitas para transformar um conteúdo no que esses algoritmos procuram para apresentar aos usuários.

O que é SEO?

Fonte: freepik.

Para que serve o SEO no marketing digital?

O SEO torna um conteúdo ou um site mais adequado para algoritmos de plataformas como o Google. Isso significa que, se o seu site tem um bom SEO, ele vai obter um posicionamento melhor nas páginas de resultados de pesquisa de certas buscas.

Isso é importante para o marketing digital porque a maioria dos usuários só clica em sites que aparecem nas primeiras páginas de resultados. Assim, usar as técnicas de SEO pode ser fundamental para aumentar a capacidade de alcance da sua página.

O que é uma “palavra-chave” e qual é a sua importância?

A palavra-chave é o que é digitado na barra de buscas do Google quando um usuário procura por alguma coisa. Assim, se você pesquisa “o que é SEO” no Google, essa é a sua palavra-chave. E é através desse termo que o Google vai selecionar os resultados que forem mais relevantes para a sua busca.

Desse modo, a palavra-chave é importante para fazer com que usuários que pesquisem sobre assuntos relevantes para a sua marca encontrem o seu site. Por isso é crucial sempre incluir uma palavra-chave em todos os conteúdos que você produzir.

O SEO é uma forma de “enganar” o Google?

Essa é uma dúvida comum entre pessoas que têm apenas um entendimento superficial de SEO. Porque, na prática, não, o SEO não é uma tática para “enganar” um mecanismo de busca. Na verdade, usar técnicas de SEO de forma artificial (repetindo dezenas de vezes uma palavra-chave, por exemplo) pode resultar em uma penalidade para o seu site. As técnicas devem ser utilizadas para garantir que os usuários que tenham interesse no seu conteúdo possam encontrá-lo mais facilmente.

O SEO é uma forma de “enganar” o Google?

Fonte: freepik.

Como começar a usar o SEO para melhorar um site?

Uma das principais dúvidas sobre SEO é como começar a usar essas técnicas. E a melhor forma de fazer isso é com o auxílio de uma empresa especializada no assunto. Assim, contratar uma agência de marketing digital, como, por exemplo, a Agência IMMA, é uma ótima ideia. Quer saber mais? Entre em contato com a IMMA e faça um orçamento!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.