Dúvidas sobre marketing de conteúdo são bastante comuns. Afinal, apesar de ser um conceito muito utilizado no mundo do marketing digital, muita gente ainda não entende direito o que é o marketing de conteúdo e como ele funciona. Há muita confusão a respeito do assunto, e, para ajudar a esclarecer o seu entendimento desse tópico, separamos, nesse artigo, as principais dúvidas sobre marketing de conteúdo e respondemos cada uma delas. Confira!
O que é marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma estratégia de inbound marketing, ou, marketing da atração. A ideia é produzir conteúdo para atrair um segmento específico do mercado até a sua marca. No contexto do marketing digital, o marketing de conteúdo é muito usado para atrair usuários para acessar a sua página ou site.
Que tipo de conteúdo se produz
Uma das maiores vantagens do marketing de conteúdo é que ele possibilita a utilização de diversos formatos. Um dos mais populares é o texto, na forma de um post de blog, por exemplo. Mas o seu conteúdo também pode ser um vídeo ou um podcast. Existem muitas possibilidades, e tudo que você precisa fazer é usar sua criatividade para produzir conteúdo relevante.
Por que fazer este tipo de marketing
Produzir conteúdo na internet tem duas funções principais. A primeira, que já mencionamos anteriormente, tem a ver com multiplicar o alcance do seu site. Isso porque, criando um conteúdo sobre um determinado assunto, você vai atrair muitas pessoas pesquisando sobre aquilo para a sua página.
A segunda função é a construção de autoridade da marca. Quando você produz conteúdo de qualidade regularmente, os usuários passam a ver a sua empresa com outros olhos. Você se torna, na percepção deles, uma referência no mercado. Essa é uma ótima maneira de gerar novos leads que têm confiança e afeição pela sua marca.
O que usar em conjunto com o marketing de conteúdo
Apesar de ser uma ferramenta bastante eficaz, o marketing de conteúdo só pode ter resultados reais quando aplicado em conjunto com uma estratégia de SEO. SEO é o conjunto de técnicas que foca em otimizar o seu conteúdo para torná-lo mais relevante para o algoritmo de buscas do Google, o que permite que o seu site obtenha um rankeamento melhor nas páginas de pesquisas.
Isso é essencial para garantir que as pessoas encontrem o seu conteúdo. Afinal, a maior parte do tráfego gerado por pesquisas na internet vai para os resultados na primeira página. Por isso, um bom posicionamento pode fazer toda a diferença.
Quanto custa uma estratégia de marketing de conteúdo
A resposta para essa pergunta varia muito dependendo de qual é a sua estratégia e de que empresa vai utilizá-la. No entanto, o marketing de conteúdo costuma ser uma ferramenta muito acessível, justamente porque sua flexibilidade permite que você escolha formatos menos custosos (como o texto de blog, por exemplo, que é mais barato do que um vídeo).
Solucione todas as suas dúvidas sobre marketing de conteúdo com uma agência
No fim das contas, a melhor forma de solucionar todas as suas dúvidas sobre marketing de conteúdo é contratando uma agência de marketing digital para cuidar dessa área para você. Desse modo, sua produção de conteúdo ficará nas mãos de profissionais que entendem do assunto.
O próximo passo, então, é encontrar uma empresa que possa realizar esse serviço para você. E a Agência IMMA é uma excelente opção. Marcada por seu profissionalismo e eficiência, a empresa oferece diversos serviços de marketing digital que vão impulsionar o crescimento da sua marca na internet. Quer saber mais? Entre em contato com a agência e faça o seu orçamento!