Um blog é uma das ferramentas mais populares do marketing digital. Mas será que vale a pena a sua empresa ter um? Afinal, por que ter um blog corporativo?

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre o assunto e explicar os motivos para esse ser um veículo útil para a sua marca. Continue lendo para aprender mais!

Por que ter um blog corporativo

Fonte: freepik.

O blog como ferramenta de marketing de conteúdo

Para explicar por que ter um blog corporativo, é preciso antes explicar qual é o papel que ele desempenha em uma estratégia de marketing digital. Isso porque o propósito de ter um blog para a sua empresa nem sempre é imediatamente claro.

A questão tem a ver com uma modalidade específica do marketing digital, o content marketing, também conhecido como o marketing de conteúdo. Esse tipo de publicidade foca na produção de conteúdos relevantes que, justamente por serem informativos e úteis, atraem o usuário que esteja interessado no assunto.

Desse modo, com um blog corporativo, um usuário que pesquise por um assunto relacionado a sua marca pode se deparar com um artigo do seu site. Assim, quando ele clicar e ler o conteúdo, ele vai descobrir que a sua empresa existe e que atua nesse campo. Além disso, que os conteúdos que você produz podem ser úteis para ele.

Essa é a relação que é criada pelo marketing de conteúdo. Seu objetivo principal é gerar e converter leads para o seu negócio. Os conteúdos cumprem, portanto, a função de acompanhar o usuário. Guiando-os na jornada pelo funil de vendas e culminando sempre na fidelização do cliente. Trata-se, então, de uma estratégia a longo prazo que pode produzir excelentes resultados.

O blog como ferramenta de marketing de conteúdo

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Descubra por que ter um blog corporativo

No entanto, mesmo entendendo como o marketing de conteúdo funciona, nem sempre é fácil entender os seus benefícios. Ainda mais levando em conta que eles raramente são imediatos. A seguir, vamos falar um pouco de cada um deles. Confira!

Um blog corporativo melhora a sua posição no Google

O Google dá prioridade a sites que são atualizados com frequência e que forneçam boas experiências aos usuários. Sendo assim, um blog corporativo pode ajudar no seu posicionamento nas páginas de resultados de busca. Pois ele ajuda o Google a ver o seu site como referência em um determinado tópico.

Essa melhora de posicionamento é crucial para expandir o seu alcance. A maioria das pessoas não vai além da primeira página de resultados, logo, obter uma posição nela amplia muito o seu público.

É bom para a imagem da sua empresa

Se você constantemente produz conteúdo útil e gratuito, com certeza os usuários irão reparar. E isso vai refletir positivamente na imagem da sua marca. Afinal, essa produção passa a impressão de que a sua empresa realmente se importa com os consumidores e quer ajudá-los mesmo sem cobrar para isso.

Ajuda a construir autoridade

Um dos maiores efeitos colaterais de ter um blog corporativo é que os usuários passam a ver a sua empresa como uma autoridade no seu campo de atuação. Ou seja, eles veem que você sabe muito sobre aquele assunto. E, assim,  passam a encarar a sua marca como uma referência no mercado.

Ajuda a construir autoridade

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Crie um blog corporativo com a ajuda de uma agência de marketing digital

Agora que você já sabe por que ter um blog corporativo, é hora de criar o seu. E, para fazer isso, o ideal é que você contrate uma agência de marketing digital, para poder contar com a ajuda de profissionais especializados na área. A Agência IMMA é uma ótima opção para ajudar a sua empresa a produzir conteúdo de qualidade com frequência. Quer saber mais? Entre em contato com a agência e faça já o seu orçamento!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai dos filhos Júlia e Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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