O marketing de conteúdo nem sempre foi levado a sério. No entanto, quanto mais as empresas se inserem no universo digital, maior a necessidade de se tornar relevante na internet e nos mecanismos de busca. Por isso, produzir marketing de conteúdo tem se tornado cada vez mais importante.
Fonte: FreePik
Felizmente, o marketing de conteúdo já é uma realidade que muitas empresas brasileiras buscam entender e colocar em prática. Segundo uma pesquisa da Tracto em parceria com o Content Marketing Institute, 64% das empresas brasileiras já trabalham com esse tipo de marketing.
Apesar de o valor parecer expressivo, permanecemos muito atrás de países como Estados Unidos e Canadá, que exploram muito mais profundamente esse tipo de estratégia. Por lá, 88% das empresas já utilizam conteúdos online para melhorar vendas e resultados.
Marketing de conteúdo é uma abordagem diferenciada do marketing. Ele é focado na criação e distribuição de conteúdos relevantes e consistentes, voltados para uma audiência previamente definida e que busca não só atrair como também reter essas pessoas o máximo possível no site, levando a contratação de um serviço ou compra de um produto.
A criação de conteúdo para internet pode ser fundamental para todo tipo de empresa, seja ela grande ou pequena. Afinal, em um país em plena crise econômica e política, nada melhor do que conquistar as primeiras posições das buscas orgânicas do Google através de uma produção de conteúdo relevante e que gera tráfego para o site.
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Produzir marketing de conteúdo é um pouco difícil. Muitas empresas já trabalham com esse tipo de serviço; mas, nem sempre os profissionais são especializados em produzir conteúdo para internet e acabam até fazendo bons textos, mas que não são indexados corretamente pelos mecanismos de busca.
Outro erro comum é não delimitar corretamente o público-alvo dos textos, deixando o material muito genérico. Isso faz com que não haja nenhum tipo de identificação, levando as pessoas que acessam o site a sair dele rapidamente, aumentando a taxa de rejeição da página.
Assim, o site ou blog não tem o tráfego esperado, apesar de vários esforços. Isso faz com que muitas empresas desanimem e acabem abandonando esse tipo de trabalho e partindo para outras estratégias mais agressivas e tradicionais, que também tendem a ser mais onerosas.
A criação de conteúdo para internet ainda é uma das formas de tornar uma marca conhecida sem gastar muito dinheiro. Outras estratégias mais tradicionais são bastante custosas e exigem uma equipe muito maior, enquanto o marketing de conteúdo necessita, basicamente, de um profissional que saiba escrever de forma otimizada e de um site bem estruturado.
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Como produzir marketing de conteúdo de qualidade
A produção de texto para o site ou blog fica, geralmente, centralizada em uma pessoa ou equipe que, para demonstrar domínio sobre os assuntos que serão discutidos, precisam saber não só escrever bem, mas também pesquisar e ler muito.
Além disso, a produção de conteúdo deve ter objetivos bem delineados e passar por um planejamento. Afinal, é importante os profissionais saberem por que estão trabalhando, para que seu trabalho será utilizado e também os assuntos mais importantes para desenvolverem. Assim, o trabalho fica muito mais fácil e eficiente.
Também é importante que os textos sejam escritos de forma otimizada para que os mecanismos de busca os encontrem com mais facilidade. Uma revisão baseada em técnicas de SEO pode fazer com que praticamente qualquer texto torne-se adaptado para esse propósito.
SEO é a sigla para “Search Engine Optimization”, ou seja, otimização para mecanismos de busca. O SEO consiste em uma série de estratégias com o objetivo de melhorar e potencializar o posicionamento de um site nas pesquisas orgânicas dos mecanismos de busca.
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Se sua marca ou empresa não pretende investir em um departamento para criação de conteúdo, é possível contratar uma empresa especializada em marketing de conteúdo para fazer o trabalho para você.