Facebook Pixel

Por que produzir marketing de conteúdo

Facebook
Twitter
LinkedIn

O marketing de conteúdo nem sempre foi levado a sério. No entanto, quanto mais as empresas se inserem no universo digital, maior a necessidade de se tornar relevante na internet e nos mecanismos de busca. Por isso, produzir marketing de conteúdo tem se tornado cada vez mais importante.

Por que produzir marketing de conteúdo

Fonte: FreePik

Felizmente, o marketing de conteúdo já é uma realidade que muitas empresas brasileiras buscam entender e colocar em prática. Segundo uma pesquisa da Tracto em parceria com o Content Marketing Institute, 64% das empresas brasileiras já trabalham com esse tipo de marketing.

Apesar de o valor parecer expressivo, permanecemos muito atrás de países como Estados Unidos e Canadá, que exploram muito mais profundamente esse tipo de estratégia. Por lá, 88% das empresas já utilizam conteúdos online para melhorar vendas e resultados.

Marketing de conteúdo é uma abordagem diferenciada do marketing. Ele é focado na criação e distribuição de conteúdos relevantes e consistentes, voltados para uma audiência previamente definida e que busca não só atrair como também reter essas pessoas o máximo possível no site, levando a contratação de um serviço ou compra de um produto.

A criação de conteúdo para internet pode ser fundamental para todo tipo de empresa, seja ela grande ou pequena. Afinal, em um país em plena crise econômica e política, nada melhor do que conquistar as primeiras posições das buscas orgânicas do Google através de uma produção de conteúdo relevante e que gera tráfego para o site.

Produção de conteúdo

Fonte: FreePik

Produzir marketing de conteúdo é um pouco difícil. Muitas empresas já trabalham com esse tipo de serviço; mas, nem sempre os profissionais são especializados em produzir conteúdo para internet e acabam até fazendo bons textos, mas que não são indexados corretamente pelos mecanismos de busca.

Outro erro comum é não delimitar corretamente o público-alvo dos textos, deixando o material muito genérico. Isso faz com que não haja nenhum tipo de identificação, levando as pessoas que acessam o site a sair dele rapidamente, aumentando a taxa de rejeição da página.

Assim, o site ou blog não tem o tráfego esperado, apesar de vários esforços. Isso faz com que muitas empresas desanimem e acabem abandonando esse tipo de trabalho e partindo para outras estratégias mais agressivas e tradicionais, que também tendem a ser mais onerosas.

A criação de conteúdo para internet ainda é uma das formas de tornar uma marca conhecida sem gastar muito dinheiro. Outras estratégias mais tradicionais são bastante custosas e exigem uma equipe muito maior, enquanto o marketing de conteúdo necessita, basicamente, de um profissional que saiba escrever de forma otimizada e de um site bem estruturado.

Content Marketing

Fonte: FreePik

Como produzir marketing de conteúdo de qualidade

A produção de texto para o site ou blog fica, geralmente, centralizada em uma pessoa ou equipe que, para demonstrar domínio sobre os assuntos que serão discutidos, precisam saber não só escrever bem, mas também pesquisar e ler muito.

Além disso, a produção de conteúdo deve ter objetivos bem delineados e passar por um planejamento. Afinal, é importante os profissionais saberem por que estão trabalhando, para que seu trabalho será utilizado e também os assuntos mais importantes para desenvolverem. Assim, o trabalho fica muito mais fácil e eficiente.

Também é importante que os textos sejam escritos de forma otimizada para que os mecanismos de busca os encontrem com mais facilidade. Uma revisão baseada em técnicas de SEO pode fazer com que praticamente qualquer texto torne-se adaptado para esse propósito.

SEO é a sigla para “Search Engine Optimization”, ou seja, otimização para mecanismos de busca. O SEO consiste em uma série de estratégias com o objetivo de melhorar e potencializar o posicionamento de um site nas pesquisas orgânicas dos mecanismos de busca.

Como produzir conteúdo de qualidade

Fonte: FreePik

Se sua marca ou empresa não pretende investir em um departamento para criação de conteúdo, é possível contratar uma empresa especializada em marketing de conteúdo para fazer o trabalho para você.

Blog

Dicas e novidades sobre Marketing Digital

Site profissional para Escritório de Advocacia: por que ter
Criação de Sites Marketing Digital

Site profissional para Escritório de Advocacia: por que ter

Todo escritório de advocacia precisa de um site: A importância de um site para advogados Os tempos estão mudando e, nos dias atuais, ter uma presença online se tornou essencial...
Saiba mais
Como criar um site profissional em wordpress: Um guia completo
Criação de Sites Marketing Digital

Como criar um site profissional em wordpress: Um guia completo

Quando se fala em botar a mão na massa para criar seu site no WordPress, tem gente que acha que é como montar um quebra-cabeça sem olhar a caixa. Mas...
Saiba mais
Monitoramento de Mídias Sociais: Guia Completo para Empresas em 2024
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital Otimização de Sites (SEO)

Monitoramento de Mídias Sociais: Guia Completo para Empresas em 2024

Desvende o Poder das Mídias Sociais Em um cenário digital cada vez mais competitivo, o monitoramento de mídias sociais se tornou uma ferramenta crucial para empresas que desejam se destacar...
Saiba mais
5 plugins de SEO em WordPress que otimizam seu site no Google
Marketing Digital Otimização de Sites (SEO)

5 plugins de SEO em WordPress que otimizam seu site no Google

Enfrentando os desafios de SEO do seu site que está em WordPress? O processo de otimizar o seu site para os motores de busca pode ser complicado, especialmente na plataforma...
Saiba mais
Dominando o YouTube: O Guia Definitivo para Empresas Vencerem com Vídeos
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital

Dominando o YouTube: O Guia Definitivo para Empresas Vencerem com Vídeos

Como criar um canal no Youtube para empresas: Guia abrangente para ter sucesso com vídeos. Cansado de sentir que sua empresa não é vista no YouTube? Pense em ter um...
Saiba mais
Criação de site em WordPress: Guia Completo para 2024
Criação de Sites Marketing Digital

Criação de site em WordPress: Guia Completo para 2024

A criação de um site em WordPress em 2024 representa uma abordagem poderosa para estabelecer uma presença digital sólida e acessível. Como a principal plataforma de gerenciamento de conteúdo, o...
Saiba mais
Google Ads para Empresas: Tudo sobre Como Vencer a Concorrência
Google Ads Marketing Digital

Google Ads para Empresas: Tudo sobre Como Vencer a Concorrência

O mercado digital de qualquer negócio está se tornando cada vez mais saturado com concorrentes tentando ganhar uma fatia do bolo. Nessa tremenda concorrência, o Google Ads destaca-se como uma...
Saiba mais
Como a IA pode ajudar a criar posts?
Gestão de Mídias Sociais Marketing de Conteúdo Otimização de Sites (SEO)

Como a IA pode ajudar a criar posts?

A inteligência artificial (IA ou AI) pode ser uma excelente parceira para os criadores de conteúdo mundo afora. Descubra as vantagens de utilizá-la no dia a dia e conheça 4...
Saiba mais
Gestão de mídias sociais: estratégias e ferramentas para seu negócio
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital

Gestão de mídias sociais: estratégias e ferramentas para seu negócio

A gestão de redes sociais tornou-se um pilar essencial para o sucesso dos negócios na era digital. Com uma abordagem estratégica, as empresas podem aproveitar o poder dessas plataformas para...
Saiba mais
Open chat
1
Olá 👋
Como podemos ajudar?