O podcast se tornou uma das formas de comunicação preferidas do brasileiro nos últimos tempos. O ano de 2019 foi inclusive declarado como o “ano do podcast no Brasil”. E não é para menos: Ouvir um podcast é como se sentir próximo de uma conversa. Ele fornece uma sensação de companhia nos mais diversos momentos do dia. Mas até que ponto essa onda pode ser aplicada no meio empresarial? Vale a pena criar um podcast para a sua empresa? Em outras palavras, por que investir em um podcast corporativo? Neste artigo, vamos falar um pouco sobre o assunto. Além disso, apresentar algumas razões pelas quais essa é uma possibilidade interessante para o seu negócio. Continue com a leitura para saber mais!

Por que investir em um podcast corporativo

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Entenda por que investir em um podcast corporativo para a sua empresa

Quanto mais o meio dos podcasts cresce, mais se expande a piscina de assuntos que é coberta por essa forma de comunicação. Existem podcasts sobre tudo: Cinema, música, política, cultura geek, religião, históri. A lista é infinita, e apresenta possibilidades para empresários de qualquer área.

Mas, mesmo que você possa usar o podcast na sua estratégia de marketing de conteúdo, será que é uma boa ideia fazer isso? Essa é a dúvida que impede muitos empresários de aproveitar esse veículo tão cheio de vantagens. E, para ajudar você a respondê-la, vamos, a seguir, citar as principais razões para investir em um podcast para a sua empresa. Confira!

É uma forma de criar autoridade para a sua marca

Quem ouve um podcast sobre um determinado assunto, tem curiosidade e interesse em saber mais a respeito daquele tópico. Por isso, se a sua empresa começa a criar podcasts falando sobre uma determinada questão, você vai, aos poucos, atrair as pessoas que se interessam por aquilo.

É uma forma de criar autoridade para a sua marca

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Isso tem o efeito de criar autoridade para a sua marca. Afinal, como você está mostrando conhecimento sobre o assunto e distribuindo esse conhecimento de forma gratuita, o público passa a ter uma impressão muito positiva da sua empresa. Aos poucos, ele começa a vê-la como referência no mercado.

O podcast aproxima a empresa dos seus clientes

Se você não sabe por que investir em um podcast corporativo, pense no seguinte: As pessoas ouvem podcasts em momentos variados de suas rotinas. Como o formato permite que você ouça e faça outras coisas, muitas pessoas ouvem podcasts em suas tarefas diárias, como lavar a louça, ir à academia ou pegar um ônibus.

Desse modo, ao criar um podcast corporativo, você cria uma forma da sua empresa estar presente no dia a dia dos seus clientes. O resultado disso é que o vínculo entre a marca e o público se torna mais forte. O consumidor se sente próximo da sua empresa. Assim, aos poucos, vai criando afeição a ela.

Essa é uma excelente tática de marketing de relacionamento. A longo prazo, então, o podcast pode funcionar como uma importante ferramenta para o processo de fidelização de clientes para a sua marca.

O custo-benefício vale a pena

Produzir um podcast é muito mais barato do que outras formas de conteúdo digital, como, por exemplo, um vídeo. Assim, considerando todos os resultados positivos que esse veículo pode trazer, fica claro que ele possui um excelente custo-benefício, principalmente em comparação com outras ferramentas de marketing online.

O custo-benefício vale a pena

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Crie um podcast com a ajuda de uma agência de marketing digital

Agora que você já sabe por que investir em um podcast corporativo, é hora de começar a pensar em criar o seu. E, para isso, o ideal é ter a ajuda de uma empresa especializada, como, por exemplo, a Agência IMMA, voltada para serviços de marketing digital. Não perca tempo: Entre em contato e faça já um orçamento!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.