Quão importante é a otimização mobile no marketing digital? Com certeza você já deve ter ouvido falar da otimização para dispositivos móveis, mas, se você ainda está ingressando nesse mundo do marketing online, esse assunto pode parecer um pouco confuso. Por conta disso, vejamos como aplicar a otimização mobile no marketing digital.
O que é uma otimização mobile
O processo de otimização de sites normalmente se refere ao SEO, ou seja, a um conjunto de técnicas que prepara o seu site para torná-lo mais atraente para o algoritmo do Google. É com essas técnicas que você pode obter uma posição melhor nos resultados de pesquisa, tornando o seu site mais acessível e, por consequência, aumentando muito o seu tráfego.
Mas e quanto a otimização mobile? Bem, para começar, podemos dizer que o foco dessa otimização é tornar o seu conteúdo acessível para dispositivos móveis. Sendo assim, quando falamos de otimização mobile no marketing digital, estamos falando de otimizar o que você produz para marketing digital para garantir que possa ser facilmente acessível através de veículos como celulares ou tablets.
A importância da otimização mobile no marketing digital
O smartphone é uma ferramenta que faz parte do dia-a-dia de muitas pessoas. Desse modo, torna-se necessário que sites e páginas possam ser facilmente acessados através dele. Afinal, se o usuário precisar de um dispositivo desktop para acessar a sua página, ele provavelmente não irá acessá-la.
E por que isso importa? Porque perder o público dos dispositivos móveis é perder um público muito significativo. Estudos demonstram que 4 em cada 5 consumidores faz compras com um smartphone. Sendo assim, é importante que uma empresa incorpore a otimização mobile no marketing digital. Isso pode multiplicar as suas vendas e a sua audiência.
Como usar a otimização mobile no marketing digital
Agora que você já sabe por que usar a otimização mobile no marketing digital, resta saber como realizar essa tarefa. Por isso, separamos algumas dicas de otimização mobile friendly para você usar no site da sua empresa. Vejamos as principais delas.
Aposte em um design responsivo
O design responsivo é uma técnica que faz com que os conteúdos se adaptem às telas e resoluções de qualquer dispositivo, sem se tornarem distorcidos ou ilegíveis no processo. O ideal, assim, é que tudo que você produza siga as normas do design responsivo.
Não se esqueça da regra do polegar
Uma otimização mobile tem que seguir a regra do polegar. Essa regra é: Quando você segura o seu celular, normalmente você usa os polegares para digitar e navegar pelos sites. Assim, elementos como botões, barras de rolamento e espaçamento precisam ser feitos levando isso em consideração.
Opte por uma fonte fácil de ler
Nem sempre o que é fácil de ler no computador se mantém fácil no celular. Sendo assim, priorize a legibilidade ao escolher uma fonte para o seu texto. Como tamanhos mínimos, você pode trabalhar com 14px para textos e 44px para botões.
A velocidade é um elemento essencial
Não há nada mais frustrante do que tentar acessar um site ou página e ele demorar muito para carregar. Inclusive, muitas vezes, um carregamento lento pode fazer com que o usuário desista de acessar o seu site. Isso vale tanto para o desktop quanto para o celular. Desse modo, tome cuidado para garantir que seu conteúdo pode ser acessado com velocidade através de qualquer ferramenta.
Encontre a melhor forma de usar otimização mobile no marketing digital
Para usar a otimização mobile no marketing digital com sucesso, o ideal é contratar uma agência de marketing digital. Uma boa opção é a Agência IMMA, que oferece os serviços de SEO e produção de conteúdo. Nossa equipe está preparada para tornar sua página acessível através de qualquer veículo. Entre em contato com a gente e faça o seu orçamento!