Você sabe o que significa pay per click? Se você é um empresário buscando ingressar no mundo do marketing digital, com certeza já deve ter ouvido falar nos links patrocinados e nas vantagens que eles podem fazer.

Fonte: freepik.
Em meio a isso, surge o conceito de pay per click, que, numa primeira impressão, pode parecer complexo, mas na verdade é bem simples e pode ser bem útil para a sua empresa. Por isso, preparamos esse artigo para ajudar você a entender o que significa pay per click e como utilizar essa ferramenta de marketing digital a seu favor.
O que significa pay per click
“Pay per click” vem do inglês e, em português, significa “pagamento por clique“. Essa é a tradução literal do termo. Mas, para você entender o significado de pay per click, é preciso antes explicar o que são anúncios pagos.

Fonte: freepik.
Um anúncio pago é um anúncio colocado nos resultados do Google que tem como objetivo gerar tráfego para o site do anunciante. Sabe quando você joga alguma coisa no Google e os primeiros resultados, no topo da página, têm “anúncio” escrito do lado? É isso! Os links patrocinados aparecem no Google, no Gmail, em plataforma de Display… A lista é longa.
É aí que entra a ideia de pay per click. Nesse sistema, você paga uma quantia pré-estabelecida para o buscado todas as vezes que alguém clicar no seu anúncio. Ou seja, o seu gasto só aumenta se seu anúncio tiver sucesso e muitas pessoas clicarem nele.

Fonte: freepik.
Mas como fazer um anúncio pay per click? Bem, a única coisa que você precisa fazer para iniciar uma campanha é ter um site próprio, então vale a pena criar um. O passo seguinte é fazer um cadastro na ferramenta do Google AdWords e fazer um investimento inicial. Esse investimento inicial precisa ser de valor mínimo de R$40,00.
Após fazer esse investimento inicial, você vai participar de um leilão de palavras-chave. Isso é importante porque são as palavras-chave que vão dar ao seu anúncio uma boa posição no Google. Afinal, as palavras-chave são os termos que usuários digitam na barra de buscas, e poder adquirir as palavras certas pode ajudar muito o seu anúncio. O ideal é que você busque escolher palavras-chave que sejam especialmente relevantes para a sua área, de modo que os usuários que as procurem possam ficar satisfeitos ao darem de cara com a sua campanha.

Fonte: freepik.
Vale a pena utilizar essa estratégia
Agora que você já entende o que significa pay per click, resta a questão: Vale a pena?
A resposta é um sonoro sim. Pesquisas estimam que, para cada 1 dólar gasto em anúncios pay per click, empresários ganham 2 dólares a mais. Desse modo, podemos observar que existe um retorno significativo de qualquer investimento no pay per click.
Além disso, esse tipo de anúncio aumenta massivamente a visibilidade do seu site, multiplicando também o seu alcance. Você pode até direcionar o anúncio diretamente para o seu público-alvo, projetando-o especificamente para os usuários que você acha que poderiam ter mais interesse na sua empresa. Essa é uma vantagem que o AdWords traz, permitindo que você segmente a audiência do seu anúncio.

Fonte: freepik.
Utilize o pay per click com uma agência especializada
Não adianta saber o que significa pay per click se você não puder contar com uma equipe de profissionais do seu lado. E para isso, o ideal é contratar uma agência de marketing digital, como a Agência IMMA. Estamos preparados para montar uma análise de acordo com o seu pedido e fazer uma sugestão de campanha coerente com os seus objetivos. Entre em contato com a gente e faça o seu orçamento!