O que é uma página de captura e como usá-la

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
20/02/2020
Criação de Sites

Você já ouviu falar no termo “página de captura”? No marketing digital, este é um conceito extremamente importante. Por isso, neste artigo, vamos explicar o que é esse tipo de página e como você pode usar uma na sua estratégia para promover sua empresa na internet. Continue com a leitura para aprender mais sobre o assunto!

O que é uma página de captura e como usá-la
Fonte: freepik.

Entenda o que é uma página de captura

Página de captura é um conceito relacionado ao marketing digital e a vendas na internet em geral. Ele é mais conhecido por seu nome em inglês, “landing page”.

Mas o que, exatamente, é uma landing page? Trata-se de uma página de um site que é voltada para um único assunto específico, com o objetivo de obter as informações de contato de um usuário para transformá-lo em um lead.

As landing pages seguem os princípios mais básicos do inbound marketing (também conhecido como marketing da atração), no qual você busca atrair o usuário de forma sutil. Assim, ao invés de abordá-lo diretamente, você oferece alguma coisa, normalmente um conteúdo, que possa interessá-lo e fazer com que ele interaja com a página em questão.

Então, por exemplo, se você pesquisa sobre “marketing de conteúdo” no Google e acaba clicando em um link que leva a uma página com um ebook sobre o tópico e um formulário para você preencher se quiser receber mais conteúdos do gênero, você entrou em um página de captura.

Agência de Criação de Sites

Qual é a importância das páginas de captura para o marketing digital

Uma vez que você entende o que é uma página de captura, o próximo passo é entender qual o papel desse tipo de ferramenta em uma estratégia de marketing digital. E a resposta pode ser resumida em um único conceito: Geração de leads.

Mas o que é um lead? Um lead é um usuário que apresenta interesse no que a sua empresa tem a oferecer. Desse modo, ele é um cliente em potencial. Nem todos os leads se tornam clientes, mas todos os clientes começam como leads.

Por isso, se você quer ter muitas vendas através da internet, é preciso montar uma estratégia efetiva de geração e nutrição de leads. E essa estratégia sempre começar com uma página de captura, que ajuda você a encontrar usuários que realmente tenham interesse nos assuntos que a sua marca aborda.

Dessa maneira, você encontra leads e pode, aos poucos, nutri-los até que eles se transformem em clientes fiéis. Assim, a página de captura é essencial para esse primeiro passo, no qual você obtém contatos que podem ser usados em estratégias futuras (como, por exemplo, uma campanha de e-mail marketing). É, portanto, uma ferramenta que não pode ser ignorada.

Qual é a importância das páginas de captura para o marketing digital
Fonte: Freepik.

Como fazer páginas de captura eficientes que atraiam muitos leads

Finalmente, existe a questão prática: Como fazer páginas de captura que atraiam muitos leads para a sua marca?

A primeira resposta para essa questão tem a ver com os assuntos abordados em uma landing page. É crucial que você conheça bem o seu público-alvo e que crie conteúdo que seja relevante para esse nicho do mercado. Do contrário, será difícil atrair cliques.

Depois, é preciso investir no design e no conteúdo da página de captura. E, para isso, o ideal é contar com a ajuda de uma equipe profissional, que seja especializada nessas áreas.

Sendo assim, vale a pena pensar na possibilidade de contratar uma agência de marketing digital para fazer landing pages para a sua empresa. Desse modo, você garante que seu site terá páginas de captura que tragam excelentes resultados.

A Agência IMMA é uma ótima opção de empresa que pode realizar esse serviço. Entre em contato e faça já um orçamento!

Veja também