O que é um lead

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
22/09/2020
E-mail Marketing

Dentro do marketing digital, um dos termos mais utilizados é “lead”. Mas, afinal de contas, o que é um lead? Responder essa pergunta é crucial para construir uma estratégia de marketing online efetiva para a sua marca. Isso porque os leads são partes integrais do processo de obter mais clientes para uma empresa através da internet.

Neste artigo, vamos explicar qual é o significado desse conceito e ajudar você a entender mais sobre o assunto. E aí, tem curiosidade? Então continue com a leitura!

Saiba o que é um lead

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Saiba o que é um lead

Antes de explicar o que é um lead, é preciso ilustrar o contexto no qual esse elemento se insere. Em outras palavras, é preciso falar sobre o marketing da atração, também conhecido como inbound marketing. O inbound marketing é uma modalidade de marketing que foca em atrair o cliente até a marca, ao invés de abordá-lo de forma direta e incisiva, como o marketing tradicional. Sendo assim, é uma forma de publicidade que funciona através do marketing de conteúdo, já que o conteúdo produzido funciona como a “isca” que atrai o cliente até a empresa.

Entretanto, não é encontrando e consumindo um conteúdo que um usuário se torna cliente de uma marca. Na verdade, é um estágio diferente da jornada do consumidor. Essa primeira etapa, quando uma pessoa toma conhecimento da existência da empresa e pode mostrar algum interesse em seus produtos, se chama geração de leads.

Descubra o que é um lead no marketing digital

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E por que esse nome? Porque o que está sendo gerado é um lead, e não clientes. A diferença está no estágio da jornada de compra em que o usuário se encontra: Um cliente é alguém que já realizou pelo menos uma compra; já um lead, por sua vez, é uma pessoa que tem interesse no que a marca oferece, e pode, em algum momento, ser convertido em um cliente. Sendo assim, fica fácil entender qual é a importância dos leads no contexto do marketing digital.

No fim das contas, todo cliente começa como um lead. Desse modo, gerar mais leads é essencial para expandir a quantidade de clientes que a sua empresa tem. Mas como fazer isso?

Descubra como gerar mais leads no marketing digital

Em primeiro lugar, como já foi mencionado anteriormente, é preciso ressaltar que a melhor forma de gerar mais leads no marketing digital é com um marketing de conteúdo eficiente. Para isso, você deve investir em uma produção de conteúdo de alta qualidade, utilizando diferentes formatos para atingir um público cada vez maior. Assim, é interessante pensar em formas de gerar leads com posts de blog, vídeos, infográficos, podcasts, etc.

Além disso, para alcançar mais usuários que podem se tornar leads, é necessário investir em técnicas de SEO para o seu site. Isso vai fazer com que a sua página obtenha uma posição melhor nos resultados de busca do Google. Dessa forma, quando uma pessoa fizer uma pesquisa relacionada aos assuntos que você aborda, as chances dela encontrar o seu site são muito maiores.

Entenda qual é a relação entre leads e inbound marketing

Finalmente, uma excelente forma de gerar mais leads para a sua marca é contando com a ajuda de uma agência. Afinal, ninguém sabe melhor o que é um lead do que uma agência de marketing digital. E a Agência IMMA é uma ótima opção, oferecendo diversos serviços que podem ajudar a sua empresa a conseguir mais leads através da internet.

A equipe da IMMA é altamente qualificada e competente e está preparada para fazer o que você precisar. Quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato com a agência e faça já um orçamento para a sua empresa!

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