SEO ou search engine optimization é a otimização para mecanismos de busca. Ele consiste num conjunto de regras que podem ser seguidas pelos proprietários de sites ou blogs para otimizar seus sites para os motores de busca, tornando-os mais fáceis de serem encontrados, melhorando seus posicionamentos nos rankings de pesquisa e aumentando o número de visitas orgânicas. Mas você sabe o que é SEO e qual sua importância?
Fonte: Freepik.
O que é SEO e qual sua importância?
Esse conjunto de regras também ajudam os desenvolvedores a melhorar a qualidade de seus sites e blogs, tornando-os mais rápidos e fáceis de usar e de navegar, o que resulta numa experiência muito mais proveitosa para os usuários.
Em termos mais simples, a otimização para mecanismos de busca é uma maneira de melhorar o seu site para que ele apareça mais próximo das principais posições nos resultados de pesquisa de sites como Google, Yahoo, Bing, dentre outros.
Quando você executa uma pesquisa no Google (ou em qualquer outro mecanismo de pesquisa), a ordem pela qual os resultados retornados são exibidos é baseada em algoritmos complexos. Esses algoritmos levam em consideração uma série de fatores para decidir qual página da web deve ser exibida em qual lugar no ranking.
Fonte: Freepik.
A otimização de um site para motores de busca visa dar a ele uma vantagem sobre sites não otimizados, aumentando suas chances de classificar mais alto, o que tende a fazer com que ele seja mais acessado e se torne popular na web.
Porém, engana-se quem pensa que o SEO é apenas uma lista de processos a seguir. Ele não estático e possui uma estrutura complexa com regras e vários estágios para ser implantado com sucesso. E vale ressaltar que é importante sempre estar revendo o SEO porque ele muda com o passar do tempo e técnicas que antes deram certo podem cair em desuso e prejudicar qualquer site.
O SEO pode ser dividido em 2 etapas principais: on-site e off-site. O SEO on-site visa as regras que se aplicam no site para torná-lo mais amigável para motores de busca. Já o SEO off-site busca promover seu site ou blog para que ele possa classificar melhor nos resultados de pesquisa.
Fonte: Freepik.
Por que o SEO é importante?
No mercado competitivo de hoje, o SEO tornou-se mais importante do que nunca. Os motores de busca geram milhões de rankings por dia para atender aos usuários que procuram por respostas para suas perguntas ou soluções para seus problemas. E se você tem um site, blog ou loja online, o SEO pode fazer com que uma de suas páginas atinja determinados usuários que buscam o que você oferece.
O SEO também pode ajudar seu site a ficar na frente da concorrência nos resultados das pesquisas. Se dois sites estiverem vendendo o mesmo produto, certamente o que estiver otimizado aparecerá na frente, obtendo mais acessos, cliques e clientes, além de realizar mais vendas. E vale lembrar que o número de acessos contribui com a melhora do posicionamento no site nos rankings.
Implantar um projeto sério de SEO num site é essencial principalmente porque a maioria dos usuários de motores de busca tendem a clicar nos primeiros colocados dos rankings, raramente chegando ao final das sugestões da primeira página (e tão pouco indo para as páginas seguintes). E é claro que, para aproveitar isso e ganhar visitantes, é preciso estar no topo.
Fonte: Freepik.
O SEO também é uma parte importante da promoção social de todo tipo de site. Usuários que encontram seu site pesquisando em motores de busca são mais propensas buscar por sua marca nas redes sociais e passar a segui-la nas mais diferentes plataformas, como Facebook, Twitter, Google+, dentre outras.
Ter um projeto de SEO é praticamente uma obrigação para todo proprietário de site, ainda que muitos não o valorizem ou entendam sua importância. Ele é uma maneira de otimizar o seu site de forma inteligente para que os motores de busca o entendam melhor e o coloquem em posições mais altas nos resultados das buscas dos usuários, o que sempre ajuda a conquistar novos clientes.